Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. 10 Temas para estudar para o Enem durante as férias

10 Temas para estudar para o Enem durante as férias

O tempo de descanso pode ser propício para colocar os conteúdos da prova em dia.

Publicado por Rafael Batista
18/07/2016 12h15 , atualizado em 19/07/2016 11h39
O período de férias pode ser também tempo de estudos
O período de férias pode ser também tempo de estudos

Pra quem está se preparando para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o período de férias escolares pode ser um grande aliado para os estudos. Não só por se tratar de um tempo de descanso, mas também por ser um período em que o estudante pode atualizar os conteúdos da prova com tranquilidade.

É importante lembrar que descansar nas férias também ajuda na rotina de estudos, pois alivia a tensão de quem se prepara para as provas. Por isso, um roteiro bem estruturado para esse tempo de folga deve alternar entre descanso, lazer e estudos.

Pensando nesse cronograma de estudos, o Super Vestibular, com a ajuda dos professores do QG do Enem, separou 10 temas do Enem para estudar durante as férias. Confira as matérias e boas férias!

1. Gêneros Textuais

Em geral, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aborda questões que levem o candidato a apontar algumas intenções discursivas, com base em gêneros textuais diversos. Segundo a Professora Priscila Gomes, “além de reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa em diferentes contextos, o aluno precisa compreender as variantes sociais, regionais, históricas, por exemplo, para uma boa leitura e uma melhor interpretação”. 

2. Movimento Modernista

Em relação à parte da prova que trata de Literatura, um dos temas mais importantes é o Movimento Modernista. O Professor Marco Laurindo alerta que os alunos devem estar atentos aos desdobramentos e retomadas dessa tendência, além de ser capaz de associar literatura e seus diversos movimentos e história.

3. Revoltas Urbanas

Entre os temas que podem constar na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, há de se destacar os aspectos de algumas revoltas populares que marcaram a história do Brasil, em especial a República Oligárquica (1894-1930). De acordo com o Professor Leonardo Bahiense, revoltas como a da Vacina e a da Chibata, por exemplo, evidenciam a luta dos brasileiros em favor da cidadania.

Vele lembrar que uma das competências avaliadas pelo Enem é a capacidade de analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. Por isso, essas revoltas que aconteceram em uma época em que a cidadania ainda estava por ser construída podem ganhar espaço em algumas questões da prova.

4. Impactos Ambientais

O Professor Rafael Cafezeiro, de Biologia, destaca que temas ligados aos efeitos da ação do homem na natureza podem ocupar boa parte da prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias. A Poluição merece destaque sempre, porque é um tema muito atual e abre possibilidade de diferentes abordagens. O Ciclo do Nitrogênio e a presença de Nitrato no solo são outros temas prováveis, graças à grande disparidade que existe entre os prós e contras para o meio ambiente.

impacto ambiental
Os impactos ambientais, causados pela ação humana, é um tema recorrente nas provas do Enem.

5. Cálculos Estequiométricos

Além de exigir o conhecimento necessário para interpretação de dados e das quantidades das substâncias envolvidas em diversos processos químicos, essa temática exige muita interdisciplinaridade. Segundo o Professor João Roberto Mazzei, “o candidato deve realizar uma boa interpretação de textos sobre o que trata o enunciado, compreender dados e associá-lo à grandeza que a questão solicita”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, o que pega mesmo são os números. É preciso conhecer as principais ferramentas matemáticas, como regra de três simples e composta. Por fim, é claro que os candidatos precisam ter o domínio dos conhecimentos ligados à Química para resolver a questão: Fórmulas Químicas, Equações Químicas, Ajuste de Coeficiente das Equações, Cálculo da Massa Molar e Relações entre as Grandezas.

6. Gráficos de cinemática e gráficos de termodinâmica

Se engana quem pensa que interpretação no Enem é só de texto. As questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias exigem, entre outras coisas, o conhecimento e interpretação de gráficos. Sobretudo, a disciplina de Física pode apresentar vários tipos de gráficos, cada um deles aplicável a um tipo de informação ou dado estatístico. Para o Professor Fábio Vidal é de suma importância interpretar corretamente os gráficos disponibilizados em textos, notícias, entre outras situações, pois o Enem cobra essa habilidade constantemente.

7. Função afim e função quadrática

Considerando o uso de gráfico em muitas questões do Enem, é essencial que o candidato tenha domínio de funções para facilitar a interpretação dos gráficos. De acordo com o Professor Rodrigo Sacramento, Função Afim e Função Quadrática estão entre os principais conteúdos cobrados na prova de Matemática e suas Tecnologias.

8. O Negro na Sociedade Brasileira

Considerando as atualidades, que são abordadas em diversos tópicos do Enem, um tema que é recorrente no exame é a luta por direitos civis, em diversos cenários. Especificamente no Brasil, isso pode fazer uma grande ligação com a importância do negro na cultura brasileira. Para o Professor Marcelo Tavares, questões que abordarem tal tema podem versar sobre o sentido da escravidão mercantilista, a abolição no império, a inserção do negro na sociedade republicana e capitalista e o avanço do movimento negro.

Além de tratar questões de raça, essa temática demonstra um movimento continuado em torno da liberdade e cidadania, que podem constar em outras partes do exame.

escravidão
A Abolição da Escravatura e a inserção do negro na sociedade são temas que podem constar na prova de humanidades.

9. Domínio da Linguagem

Além das questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o estudante deve estar preparado para elaborar uma Redação de até 30 linhas. Por isso, é indispensável que o candidato tenha domínio do uso da língua portuguesa, sabendo adequá-la às diversas situações comunicativas, O texto deve ser feito em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema proposto.

10. Atualidades

Não só durante as férias, mas os estudantes devem estar atentos a questões atuais que se destacaram no Brasil e no mundo nos últimos anos. Além de um possível tema de redação ligado a atualidades, questões de diversos grupos de disciplinas podem abordar temáticas atuais.

Veja também

Inscrições para o Vestibular 2022/2 do IFS já podem ser feitas
Interessados têm até 9 de junho para se inscrever. São 295 vagas para cursos de graduação.

Inscrições abertas para cursinho gratuito pré-Enem no Pará
São 3 mil vagas para curso nas modalidades presencial e online.

Facape (PE) adia prova do Vestibular 2022/2 de Medicina
Avaliação aconteceria neste domingo (22) para candidatos da ampla concorrência.

Notas da 1ª e 2ª etapas do Pism 2022 da UFJF já podem ser consultadas
Candidatos podem interpor contra o desempenho informado nesta quarta-feira (18), das 9h às 16h

UFSC abre inscrições para Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes
Prazo fica aberto até o dia 26 de maio. Pedidos de isenção da taxa de inscrição são aceitos até o próximo dia 20.

IFRO está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/2
No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher por qual modalidade desejam concorrer, se pelo Histórico Escolar ou se pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Emescam (ES) solta resultado do seu Vestibular 2022/2
Para acessar o resultado, o candidato deverá clicar no link correspondente ao seu curso.

Inscrições do Vestibular 2022 da Uesb são prorrogadas até amanhã (18)
As provas do processo seletivo da Uesb serão aplicadas nos dias 05 e 06 de junho. Na ocasião, os participantes deverão responder 85 questões objetivas.

UEM libera 2ª chamada do Vestibular e do PAS 2021
Candidatos convocados devem solicitar matrícula pela internet entre hoje (16) e amanhã (17).

UEMA informa locais de provas do PAES 2022
Candidatos farão avaliação no próximo dia 22, das 13h às 18h.

Inscrições do Vestibular 2022/2 da UEG já podem ser feitas
Provas serão realizadas no dia 7 de agosto.

Pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2022/ já podem ser feitos
As Etecs vão disponibilizar computador e acesso à internet aos interessados na redução da taxa do Vestibulinho.