Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. 10 Temas para estudar para o Enem durante as férias

10 Temas para estudar para o Enem durante as férias

O tempo de descanso pode ser propício para colocar os conteúdos da prova em dia.

Publicado por Rafael Batista
18/07/2016 12h15 , atualizado em 19/07/2016 11h39
O período de férias pode ser também tempo de estudos
O período de férias pode ser também tempo de estudos

Pra quem está se preparando para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o período de férias escolares pode ser um grande aliado para os estudos. Não só por se tratar de um tempo de descanso, mas também por ser um período em que o estudante pode atualizar os conteúdos da prova com tranquilidade.

É importante lembrar que descansar nas férias também ajuda na rotina de estudos, pois alivia a tensão de quem se prepara para as provas. Por isso, um roteiro bem estruturado para esse tempo de folga deve alternar entre descanso, lazer e estudos.

Pensando nesse cronograma de estudos, o Super Vestibular, com a ajuda dos professores do QG do Enem, separou 10 temas do Enem para estudar durante as férias. Confira as matérias e boas férias!

1. Gêneros Textuais

Em geral, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aborda questões que levem o candidato a apontar algumas intenções discursivas, com base em gêneros textuais diversos. Segundo a Professora Priscila Gomes, “além de reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa em diferentes contextos, o aluno precisa compreender as variantes sociais, regionais, históricas, por exemplo, para uma boa leitura e uma melhor interpretação”. 

2. Movimento Modernista

Em relação à parte da prova que trata de Literatura, um dos temas mais importantes é o Movimento Modernista. O Professor Marco Laurindo alerta que os alunos devem estar atentos aos desdobramentos e retomadas dessa tendência, além de ser capaz de associar literatura e seus diversos movimentos e história.

3. Revoltas Urbanas

Entre os temas que podem constar na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, há de se destacar os aspectos de algumas revoltas populares que marcaram a história do Brasil, em especial a República Oligárquica (1894-1930). De acordo com o Professor Leonardo Bahiense, revoltas como a da Vacina e a da Chibata, por exemplo, evidenciam a luta dos brasileiros em favor da cidadania.

Vele lembrar que uma das competências avaliadas pelo Enem é a capacidade de analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. Por isso, essas revoltas que aconteceram em uma época em que a cidadania ainda estava por ser construída podem ganhar espaço em algumas questões da prova.

4. Impactos Ambientais

O Professor Rafael Cafezeiro, de Biologia, destaca que temas ligados aos efeitos da ação do homem na natureza podem ocupar boa parte da prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias. A Poluição merece destaque sempre, porque é um tema muito atual e abre possibilidade de diferentes abordagens. O Ciclo do Nitrogênio e a presença de Nitrato no solo são outros temas prováveis, graças à grande disparidade que existe entre os prós e contras para o meio ambiente.

impacto ambiental
Os impactos ambientais, causados pela ação humana, é um tema recorrente nas provas do Enem.

5. Cálculos Estequiométricos

Além de exigir o conhecimento necessário para interpretação de dados e das quantidades das substâncias envolvidas em diversos processos químicos, essa temática exige muita interdisciplinaridade. Segundo o Professor João Roberto Mazzei, “o candidato deve realizar uma boa interpretação de textos sobre o que trata o enunciado, compreender dados e associá-lo à grandeza que a questão solicita”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, o que pega mesmo são os números. É preciso conhecer as principais ferramentas matemáticas, como regra de três simples e composta. Por fim, é claro que os candidatos precisam ter o domínio dos conhecimentos ligados à Química para resolver a questão: Fórmulas Químicas, Equações Químicas, Ajuste de Coeficiente das Equações, Cálculo da Massa Molar e Relações entre as Grandezas.

6. Gráficos de cinemática e gráficos de termodinâmica

Se engana quem pensa que interpretação no Enem é só de texto. As questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias exigem, entre outras coisas, o conhecimento e interpretação de gráficos. Sobretudo, a disciplina de Física pode apresentar vários tipos de gráficos, cada um deles aplicável a um tipo de informação ou dado estatístico. Para o Professor Fábio Vidal é de suma importância interpretar corretamente os gráficos disponibilizados em textos, notícias, entre outras situações, pois o Enem cobra essa habilidade constantemente.

7. Função afim e função quadrática

Considerando o uso de gráfico em muitas questões do Enem, é essencial que o candidato tenha domínio de funções para facilitar a interpretação dos gráficos. De acordo com o Professor Rodrigo Sacramento, Função Afim e Função Quadrática estão entre os principais conteúdos cobrados na prova de Matemática e suas Tecnologias.

8. O Negro na Sociedade Brasileira

Considerando as atualidades, que são abordadas em diversos tópicos do Enem, um tema que é recorrente no exame é a luta por direitos civis, em diversos cenários. Especificamente no Brasil, isso pode fazer uma grande ligação com a importância do negro na cultura brasileira. Para o Professor Marcelo Tavares, questões que abordarem tal tema podem versar sobre o sentido da escravidão mercantilista, a abolição no império, a inserção do negro na sociedade republicana e capitalista e o avanço do movimento negro.

Além de tratar questões de raça, essa temática demonstra um movimento continuado em torno da liberdade e cidadania, que podem constar em outras partes do exame.

escravidão
A Abolição da Escravatura e a inserção do negro na sociedade são temas que podem constar na prova de humanidades.

9. Domínio da Linguagem

Além das questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o estudante deve estar preparado para elaborar uma Redação de até 30 linhas. Por isso, é indispensável que o candidato tenha domínio do uso da língua portuguesa, sabendo adequá-la às diversas situações comunicativas, O texto deve ser feito em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema proposto.

10. Atualidades

Não só durante as férias, mas os estudantes devem estar atentos a questões atuais que se destacaram no Brasil e no mundo nos últimos anos. Além de um possível tema de redação ligado a atualidades, questões de diversos grupos de disciplinas podem abordar temáticas atuais.

Veja também

Aniversário de 331 anos de Curitiba: saiba mais sobre a capital do Paraná
Cidade, considerada uma das mais belas do Brasil, também é a oitava mais populosa
Unila, no Paraná, abre inscrição para Vestibular 2024 via Enem
Podem participar da seleção estudantes que fizeram provas do Enem 2019 a 2023. Oferta é de 605 vagas.
UFMS publica datas dos Vestibulares 2025
Vestibular tradicional e vestibular seriado (PASSE) serão realizados em dezembro
Fatecs (SP) divulgam datas do Vestibular 2024/2: confira o cronograma
Inscrições para o Vestibular 2024/2 das Fatecs (SP) começam no dia 24 de abril
UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs
URCA abre inscrições do PSU 2024/2
Processo seletivo abre mais de mil vagas para diferentes campi da URCA