Logo Super Vestibular

Abordagens sobre o Iluminismo no Enem

Neste texto são oferecidas dicas sobre possíveis abordagens do Iluminismo no Enem e também a análise de uma questão que abordou esse tema em 2012.

Publicado por Cláudio Fernandes
Filósofo Immanuel Kant, representante do Iluminismo Alemão
Filósofo Immanuel Kant, representante do Iluminismo Alemão

Olá, pessoal! Tudo certo?!

As provas do Enem 2015 já estão muito próximas, por isso é necessário ficar muito atento nas nossas Dicas de Ciências Humanas.

No texto de hoje, trazemos a vocês algumas questões concernentes às abordagens sobre o Iluminismo que possam, eventualmente, aparecer nas provas do Enem, como têm aparecido nas últimas edições desse exame. Apresentamos também uma questão do Enem de 2012, que analisamos e comentamos, cujo tema foi a definição que o filósofo alemão Immanuel Kant deu ao Iluminismo, nos idos do século XVIII.

Sabemos que o Iluminismo, ou Ilustração, ou ainda Esclarecimento, constituiu uma atmosfera intelectual que floresceu em diversos países da Europa do século XVIII, como Alemanha, França, Inglaterra e Escócia, expandindo-se também para outros países fora do continente europeu, como os Estados Unidos da América.

As principais características do Iluminismo estão expressas em conceitos como liberdade, igualdade, fraternidade, progresso e, principalmente, razão. Foi a partir do conceito de razão e do caráter singular da racionalidade humana que o Iluminismo estruturou-se. Para os filósofos representantes dessa corrente de pensamento, como Kant, Rousseau, Voltaire e Diderot, o progresso humano devia sua realização sobretudo ao desenvolvimento das faculdades intelectuais do homem. As “luzes da razão” esclareciam ou iluminavam o destino da humanidade.

Entretanto, é necessário ficar atento às divergências entre os pensadores, pois nem todos os iluministas ajustavam-se à ideia de progresso. Entre os iluministas de expressão anglo-saxã, o irlandês Edmund Burke discordava frontalmente dos filósofos franceses, em especial de Rousseau, e defendia que o exercício das virtudes, sobretudo da virtude da prudência, era mais importante que o louvor à razão.

Além dessas características, outros pontos que podem ser abordados no Enem são as repercussões políticas que as ideias iluministas produziram na Europa. O exemplo da Revolução Francesa, que ocorreu em 1789, é o mais notório. Mas o fenômeno conhecido como Despotismo Esclarecido, que vigorou em países como Áustria e Rússia, também é importante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A questão 02 do Enem de 2012, que se encontra no caderno azul, número 01, trata de uma das definições do Iluminismo, que foi dada à época por um de seus representantes, o alemão Immanuel Kant. Observe a questão a seguir (a resposta correta está destacada na cor verde):

Questão do Enem de 2012 que abordou a definição de Iluminismo dada pelo filósofo alemão Kant
Questão do Enem de 2012 que abordou a definição de Iluminismo dada pelo filósofo alemão Kant

Repare que a questão está estruturada a partir de um trecho da resposta que Kant deu ao questionamento “O que é o Esclarecimento?” (ou “O que é o Iluminismo?”), feito por um jornal alemão do século XVIII. Após apresentar o trecho, a questão exige que o candidato identifique a alternativa que expresse o sentido que Kant quis dar à palavra Esclarecimento (ou Iluminismo).

Kant elabora a sua definição a partir das noções de “minoridade” e “maioridade” do homem. O Iluminismo para ele era o movimento de passagem da menoridade, isto é, um estágio ainda primário do desenvolvimento intelectual e civilizacional do homem, para a maioridade, isto é, para a plenitude do desenvolvimento humano e para o alcance da autonomia. Para tanto, era necessária, segundo Kant, a coragem de sair da menoridade. Ao homem era necessário ousar saber. Sua resposta ao jornal resume-se na frase “ousa saber” (em latim, Sapere Aude).

A alternativa A é a única que aponta para essa busca de autonomia através do processo de passagem da menoridade para a maioridade do homem, por isso está correta.

Portanto, é de fundamental importância ficar atento à interdisciplinaridade entre filosofia e história que é recorrente nas provas do Enem. Essas questões envolvendo textos de filósofos aparecem como muita frequência nas provas de Ciências Humanas.

Veja também

Vestibular 2021 da PUC-Rio começa neste domingo (25)
Interessados nas mais de 1,4 mil vagas fazem provas de manhã ou à tarde em uma plataforma on-line

Procura por cursos tecnológicos cresce mais de 130% nos últimos dez anos
Dado consta no resultado do Censo da Educação Superior 2019 divulgado na manhã de hoje pelo MEC

Censo da Educação Superior: número de estudantes no ensino superior cresceu 43% em 10 anos
O levantamento completo faz parte do resultado do Censo da Educação Superior 2019, disponibilizado na manhã de hoje pelo Inep.

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.