Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Como cancelar a inscrição no Enem

Como cancelar a inscrição no Enem

Antes de desistir de concluir a inscrição, é importante analisar o motivo de querer o cancelamento

Publicado por Silvia Tancredi
Estudante pensando como cancelar a inscrição no Enem
Estudante pensando como cancelar a inscrição no Enem

Caso você tenha feito inscrição no Enem, mas resolva não fazer mais a prova, é possível, sim, cancelar a sua inscrição. Os motivos da desistência são variados e a forma de proceder varia caso a caso. 

Entre os principais motivos pelos quais os estudantes resolver cancelar a inscrição no Enem, estão não ter condições de pagar a taxa de inscrição, ter acontecido algum imprevisto na data marcada para as provas ou, ainda, não se sentir preparado para fazer o exame. 

Então, sua situação se encontra aí? Vamos lá, então o momento é de repassar cada uma delas e analisar se realmente é o caso de cancelar a inscrição no Enem.

Tópicos deste artigo

Dados errados

Você começou a preencher a inscrição e, em algum momento, colocou dados errados. Calma! Se for uma informação pessoal, solicitação de atendimento, cidade das provas ou língua estrangeira, você pode voltar e alterar qualquer um desses dados. Mas, atenção, somente pode-se fazer essas mudanças durante o período de inscrições do Enem.

Vale ressaltar que existem dados que você realmente não pode mais alterar: o questionário socioeconômico e a escolaridade. Isso significa que é preciso ter tranquilidade no momento do preenchimento das informações. Mais: revisar nunca é demais. Então, toda vez que completar algum campo, releia para ver se colocou o dado correto mesmo.

Veja passo a passo como realizar sua inscrição no Enem

Taxa de inscrição alta

No Enem 2023, o valor da taxa de inscrição é de R$ 85. Esse custo pode ser alto para muitas pessoas.

É o seu caso? Então, saiba que existem situações nas quais é possível solicitar isenção da taxa de inscrição no Enem

Isenção de taxa negada

Você tem interesse de fazer o exame, mas não se enquadra nos pré-requisitos para solicitar a isenção da taxa de inscrição. Nesse caso, para cancelar a inscrição no Enem é somente não fazer o pagamento do boleto. Não tem como solicitar isenção por outra categoria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Data de aplicação das provas

Em 2023, o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos: em 5 e 12 de novembro. Então, se não pode comparecer em um dos dias em questão, vale o que foi dito no item anterior, ou seja, é somente não pagar a taxa de inscrição e ela será cancelada. 

Cidade de aplicação das provas

Esse é um dos campos aos quais mais se deve prestar atenção quando é feita a inscrição no Enem. Você realmente estará na cidade onde mora nos dias das provas do Enem? Relembre que as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos. 

Sendo assim, se você não estiver na cidade onde mora nos dias das provas do Enem, altere a opção até o fim das inscrições

Não se sente preparado

Alguns estudantes se inscrevem no Enem sem conhecer a prova. Por receio de não ter conhecimento necessário ou considerar a prova difícil, acabam querendo cancelar a inscrição no Enem. Se é o seu caso, fique tranquilo. Estude no Super Vestibular!

Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso Simulado Enem, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos. 

Desconhecimento da utilização no Enem

Dede 2009, fazer o Enem é o passo seguinte para a maioria dos estudantes que terminam o ensino médio. Mas por que? Porque se inscrever e comparecer ao exame educacional permite participar de programas para ingressar no ensino superior, tais como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferta vagas em instituições públicas.

Com as notas do Enem, pode-se ainda se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo em instituições particulares, e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que conta com financiamentos de graduações em universidades privadas. 

É importante ressaltar que quem já terminou o ensino médio também pode fazer o Enem e ter o direito de participar dos programas mencionados acima. 

Vale a pena cancelar a inscrição no Enem?

Depois de mostrar as situações mais comuns que levam os candidatos a não fazerem mais o Enem, a sugestão é que você avalie se é o caso mesmo de desistir. Nunca é tarde lembrar que o desempenho no Enem é porta de entrada para várias oportunidades no seu futuro.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa