Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Veja passo a passo para se inscrever no Enem 2017

Veja passo a passo para se inscrever no Enem 2017

Candidatos devem fazer a inscrição com tranquilidade prestando atenção aos detalhes

Publicado por Silvia Tancredi
08/05/2017 14h45 , atualizado em 08/05/2017 16h22

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começou na manhã de hoje (8) e segue até o dia 19 de maio. Os interessados deverão pagar taxa de inscrição no valor de R$ 82. 

Os candidatos devem prestar atenção no momento de fazer o cadastro, pois são solicitadas muitas informações. Para ajudá-lo a não se esquecer de nenhum detalhe, fizemos um passo a passo para fazer a inscrição no Enem 2017 com tranquilidade e segurança.

1º passo

Ao abril o site do Enem 2017, é necessário clicar na opção “Inscrição 2017”. A seguir, será apresentada a tela abaixo. Deve-se colocar o número do CPF, a data de nascimento e sinalizar a figura solicitada e clicar em próximo.

2º passo

Agora é momento de colocar todos os dados pessoais. O campo “raça” costuma gerar dúvida em alguns candidatos. É considerado pardo o estudante que é filho de pais de diferentes raças/cores, como branco com negro, branco com índio ou negro com índio.

Clique na imagem para ampliar

3º passo

Caso precise de atendimento especializado, o candidato deve marcar “sim”. Em seguida, serão apresentadas algumas condições especiais e abaixo se são necessários recursos, como auxílio para leitura, prova ampliada, sala de fácil acesso, entre outros.Já no caso de atendimento específico deve-se marcar sim e vão aparecer as condições. Em algumas situações é exigida autorização do hospital. Saiba mais sobre os atendimentos.

Clique na imagem para ampliar

4º passo

Nesse momento, deve-se escolher  a língua estrangeira e a cidade de prova que não necessariamente tem que a ser onde mora o candidato, mas sim onde ele estará quando o Enem for aplicado. Vale ressaltar que essa cidade somente poderá ser mudada durante o período de inscrições.

Clique na imagem para ampliar

5º passo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora, o candidato deve apresentar qual é a situação do ensino médio na qual se encontra. Vale ressaltar que quem está no último ano ou já o concluiu poderá usar as notas do Enem para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) ou (Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Também será necessário informar o ano de conclusão ou se estuda em escola pública ou particular. 

Clique na imagem para ampliar

6º passo

O participante deve preencher o questionário socioeconômico com dados familiares e de renda. Também indicar informações sobre a escolaridade e se estudou na rede pública ou privada. 

Clique na imagem para ampliar

 

7º passo

Deve-se concluir a inscrição gerando o boleto ou, se for o caso, solicitar isenção de taxa. Nesse tipo de situação, indicar o tipo de carência em que enquadra: se pela Lei de Isenção de taxa - 12.799/2013 ou por ser membro de família de baixa renda. Neste último caso se tem Número de Inscrição Social (NIS).

Veja mais detalhes sobre as isenções de taxa do Enem

Clique na imagem para ampliar

8º passo

Por último os inscritos deverão cadastrar uma senha de acesso para poder acessar a página do participante. Em seguida, será gerada a confirmação de inscrição.

Clique na imagem para ampliar

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos. 

Veja também

IFMS recebe inscrições de vagas remanescentes via Enem
A seleção será feita mediante a nota mais alta alcançada pelo candidato na prova do Enem dos anos de 2019, 2018 ou 2017.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 da PUC-Rio é liberada
Matrículas dos calouros são virtuais e seguem até 17 de agosto. Seleção foi realizada com o Enem.

Enem 2020: mais de 47 mil pessoas terão atendimento especializado nas provas
Inep, que organiza o exame educacional, explicou como será aplicação de provas para grávidas, lactantes, idosos, surdos, cegos, entre outros

Resultado do Vestibular 2020/2 de Enfermagem da Faculdade Einstein (SP) é divulgado
Candidatos aprovados estão recebendo por e-mail as orientações para a matrícula, que será ainda nesta semana.

Provas do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são adiadas por conta do coronavírus
Provas estavam agendadas para os próximos dias 15 e 16 de agosto em seis cidades do estado. Novo cronograma deve ser liberado em breve.

Resultado do Vestibular 2020/2 EaD da UEPG está disponível
Para participar, os concorrentes precisaram apresentar o histórico escolar do ensino médio. A seleção foi feita por meio de análise das notas e a classificação por ordem decrescente das notas. 

UFGD, no MS, muda cronograma do Vestibular 2021
Instituição fez alteração com o objetivo de diminuir risco de contaminação pelo coronavírus para os candidatos

Pré-vestibular gratuito 2020 em Limeira (SP) inscreve para turmas on-line
Oferta é de 500 vagas. Aulas serão ministradas pela Unicamp em salas virtuais.

No RS, UFPel recebe inscrições para Vestibular EaD 2020/2
Interessados nas mais de 800 vagas serão selecionados por meio de uma redação, que deverá ser produzida e enviada pela internet

UEL recebe pedidos de isenção e redução de taxa do Vestibular 2021
O benefício da isenção total ou desconto parcial vai depender da renda do candidato. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 14 de setembro a 30 de outubro.

UERJ divulga novo cronograma de reclassificações do Vestibular 2020
O calendário foi suspenso antes da matrícula dos aprovados na 2ª reclassificações em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Fatecs (SP) divulgam resultado do Vestibular 2020/2
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as matrículas deverão ser realizadas on-lin, através do link informado pelas Fatecs.