O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começou na manhã de hoje (8) e segue até o dia 19 de maio. Os interessados deverão pagar taxa de inscrição no valor de R$ 82.
Os candidatos devem prestar atenção no momento de fazer o cadastro, pois são solicitadas muitas informações. Para ajudá-lo a não se esquecer de nenhum detalhe, fizemos um passo a passo para fazer a inscrição no Enem 2017 com tranquilidade e segurança.
1º passo
Ao abril o site do Enem 2017, é necessário clicar na opção “Inscrição 2017”. A seguir, será apresentada a tela abaixo. Deve-se colocar o número do CPF, a data de nascimento e sinalizar a figura solicitada e clicar em próximo.
2º passo
Agora é momento de colocar todos os dados pessoais. O campo “raça” costuma gerar dúvida em alguns candidatos. É considerado pardo o estudante que é filho de pais de diferentes raças/cores, como branco com negro, branco com índio ou negro com índio.
3º passo
Caso precise de atendimento especializado, o candidato deve marcar “sim”. Em seguida, serão apresentadas algumas condições especiais e abaixo se são necessários recursos, como auxílio para leitura, prova ampliada, sala de fácil acesso, entre outros.Já no caso de atendimento específico deve-se marcar sim e vão aparecer as condições. Em algumas situações é exigida autorização do hospital. Saiba mais sobre os atendimentos.
4º passo
Nesse momento, deve-se escolher a língua estrangeira e a cidade de prova que não necessariamente tem que a ser onde mora o candidato, mas sim onde ele estará quando o Enem for aplicado. Vale ressaltar que essa cidade somente poderá ser mudada durante o período de inscrições.
5º passo
Agora, o candidato deve apresentar qual é a situação do ensino médio na qual se encontra. Vale ressaltar que quem está no último ano ou já o concluiu poderá usar as notas do Enem para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) ou (Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Também será necessário informar o ano de conclusão ou se estuda em escola pública ou particular.
6º passo
O participante deve preencher o questionário socioeconômico com dados familiares e de renda. Também indicar informações sobre a escolaridade e se estudou na rede pública ou privada.
7º passo
Deve-se concluir a inscrição gerando o boleto ou, se for o caso, solicitar isenção de taxa. Nesse tipo de situação, indicar o tipo de carência em que enquadra: se pela Lei de Isenção de taxa - 12.799/2013 ou por ser membro de família de baixa renda. Neste último caso se tem Número de Inscrição Social (NIS).
Veja mais detalhes sobre as isenções de taxa do Enem
8º passo
Por último os inscritos deverão cadastrar uma senha de acesso para poder acessar a página do participante. Em seguida, será gerada a confirmação de inscrição.
Estude com o Super Vestibular!
O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos.