Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Conteúdo para o Enem
  4. Competências da Redação do Enem

Competências da Redação do Enem

Estar de acordo com as competências linguísticas: fator primordial para quem quer fazer uma boa redação do Enem.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Escrever uma boa redação exige muita leitura e adequação às competências linguísticas exigidas pelo Enem
Escrever uma boa redação exige muita leitura e adequação às competências linguísticas exigidas pelo Enem

Você que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio deve ficar atento às principais características da prova, sobretudo aos critérios utilizados para a correção da temida prova de redação. Como você já deve saber, cinco competências linguísticas são exigidas dos candidatos, portanto, é hora de estudar! O Super Vestibular vai ajudar você com super dicas de Redação para o Enem.

As competências linguísticas da redação do Enem são parâmetros utilizados para a composição da nota final da redação. Todo candidato deve adequar sua escrita para alcançar uma boa pontuação e, quem sabe, atingir a nota máxima. São elas:

1) Domínio da norma-padrão da língua escrita: é hora de colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu com a Gramática da Língua Portuguesa. Esqueça o coloquialismo, prefira a norma padrão culta, capriche na pontuação, na ortografia e muito cuidado com a concordância. Seu texto agradece.

2) Compreensão do tema: Se você ficou em dúvida quanto ao tema, não se desespere, pois a leitura minuciosa dos textos motivadores poderão esclarecê-las. Observe o assunto comum aos textos e mãos à obra!

3) Organizar informações e argumentos: O candidato deve saber otimizar suas ideias, organizando-as de maneira adequada e tornando-as mais compreensíveis. Para que isso aconteça, ao expor seus argumentos, faça de maneira clara e objetiva, nada de complicar, vá direto ao ponto.

4) Correta aplicação da lógica: A lógica de seus argumentos está intimamente relacionada com a coerência textual. Fique atento para não ser pego em contradição, aliás, bons argumentos dificilmente são contraditórios. Lembre-se de que a coesão textual e o uso adequado dos conectivos são elementos importantes para a construção de sentidos e sequência lógica do texto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5) Apresentar uma proposta de intervenção para o problema: Não basta apresentar bons argumentos, você precisará também de uma boa proposta de intervenção para o tema proposto, essa é uma característica da redação do Enem. Problema exposto é problema resolvido, certo?

Agora que você já está por dentro das competências exigidas, fique atento aos critérios que podem desclassificar sua redação. Para que isso não aconteça, é preciso que você:

1) Considere todas as competências linguísticas solicitadas;

2) Faça bom uso da escrita, ou seja, nada de gracinhas como hinos de times de futebol ou receitas de macarrão instantâneo. Os candidatos que fizerem isso serão exemplarmente punidos;

3) Desvios gramaticais graves também podem zerar sua redação. Conhecer o funcionamento da língua é imprescindível para quem quer mostrar o domínio da norma-padrão da língua escrita, nossa primeira competência analisada.

Escrever não é tarefa fácil, mas com as dicas apresentadas, certamente será mais fácil percorrer o “caminho das pedras” que te levarão ao sucesso. Bons estudos e boa prova!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Cursinho Pré-vestibular gratuito em São José dos Campos (SP) recebe inscrições
O projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA.

UFLA solta notas das duas primeiras etapas do PAS 2019
Provas do PAS 2019 foram aplicadas para estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio em novembro de 2019.

Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2021 e registra recorde histórico de candidatos de escola pública
Foram registradas 77.653 inscrições de candidatos que passam pelas provas no início do ano que vem.

Abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 para Enfermagem e Medicina da Faculdade Albert Einstein
Os interessados podem se inscrever até 23 de novembro. Para o primeiro a taxa é de R$ 135 e a segunda modalidade R$ 200.

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2021/1 da UVV
As inscrições poderão ser realizadas via internet ou de forma presencial, na Central de Relacionamento com Aluno (CRA), na UVV-ES de Vila Velha.

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2021/1 de Medicina da USCS
vestibular ocorrerá em uma única fase, marcada para o dia 23 de novembro, das 14h às 17h30.

IFSC publica resultado da seleção de vagas remanescentes 2020/2
Aprovados deverão enviar documentação para matrícula por e-mail. As aulas serão a distância no início do curso.

Cadastro de foto dos inscritos do Enem 2020 deve ser feito até 1º de outubro
Aqueles que já cadastraram a foto mas quiserem alterar também poderão fazer o upload. O cadastro é obrigatório a partir desta edição.

Vestibular 2020/2 via Enem do IFSP está com inscrições abertas
Para participar é preciso ter feito o Enem entre os anos de 2015 e 2019 tirando nota acima de zero na redação.

Já estão abertas as inscrições para corretores de redação do Enem 2020
Para se cadastrar é preciso ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. Prazo encerra em 05 de outubro.

Inscrições para o Vestibular 2021 da UFGD já podem ser feitas
Os interessados em concorrer uma das 982 vagas em 33 cursos de graduação, nas modalidades presencial (32 cursos) e a distância (Letras-Libras), podem se inscrever até às 17h do dia 20 de novembro.

Vestibular de Verão 2021 do IFSul (RS) é adiado por conta da pandemia
O Vestibular de Verão do IFSul acontece geralmente no mês de dezembro e será adiado para evitar a aglomeração de pessoas.