Logo Super Vestibular

Domínio da escrita formal na redação do Enem

O domínio da escrita formal na redação do Enem é uma das competências linguísticas avaliadas, que cobra do candidato o conhecimento da modalidade padrão da língua.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Conhecer o funcionamento da língua escrita é fundamental para atender à primeira competência linguística exigida no Enem
Conhecer o funcionamento da língua escrita é fundamental para atender à primeira competência linguística exigida no Enem

Você que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 já deve saber que a redação é avaliada de acordo com a obediência às cinco competências linguísticas descritas no Guia do Participante, publicação disponibilizada todos os anos para os estudantes. Entre as cinco competências, está aquela sobre a qual falaremos agora: o domínio da escrita formal na redação do Enem.

Primeira competência a ser avaliada, o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa é imprescindível para a construção do texto. Ao longo do Ensino Médio, tomamos conhecimento das diferenças entre a linguagem coloquial e a linguagem culta, assim como aprendemos que escrita e fala são realidades diversas, portanto, devemos nos adequar aos diferentes contextos linguísticos. Enquanto na fala não existe a ideia de erro (é bom revisar o conteúdo sobre variedades linguísticas), na escrita eles não são permitidos, exceto nos casos do uso literário da linguagem. Como o tipo textual do Enem é a dissertação-argumentativa, dificilmente caberão licenças poéticas, já que esse tipo de texto cobra do candidato a defesa de uma tese de maneira mais incisiva.

Para que você fique de acordo com a escrita formal, alguns cuidados devem ser levados em consideração:

  1. Ausência de marcas de oralidade e de registro informal: Para obedecer a essa regra, é preciso evitar os vícios de linguagem livremente cometidos na fala, pois eles definitivamente não cabem na norma-padrão da língua.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  2. Precisão vocabular: Achar a palavra certa para definir um conceito ou uma ideia é fundamental para atender a esse requisito. A precisão vocabular só é atingida quando o candidato dispõe de um bom vocabulário, empregando palavras que normalmente não são utilizadas na fala.

  3. O candidato deve obedecer às regras de:

Lembre-se de que a modalidade escrita não dispõe de alguns recursos que são utilizados na modalidade oral, como o contexto interacional e a entoação (pausas da oralidade que na escrita são marcadas pelos sinais de pontuação). Portanto, para que você se adeque à primeira competência e alcance a tão sonhada nota 1.000, é importante que você conheça as diferenças entre língua escrita e falada. Bons estudos!

Veja também

IFMS recebe inscrições de vagas remanescentes via Enem
A seleção será feita mediante a nota mais alta alcançada pelo candidato na prova do Enem dos anos de 2019, 2018 ou 2017.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 da PUC-Rio é liberada
Matrículas dos calouros são virtuais e seguem até 17 de agosto. Seleção foi realizada com o Enem.

Enem 2020: mais de 47 mil pessoas terão atendimento especializado nas provas
Inep, que organiza o exame educacional, explicou como será aplicação de provas para grávidas, lactantes, idosos, surdos, cegos, entre outros

Resultado do Vestibular 2020/2 de Enfermagem da Faculdade Einstein (SP) é divulgado
Candidatos aprovados estão recebendo por e-mail as orientações para a matrícula, que será ainda nesta semana.

Provas do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são adiadas por conta do coronavírus
Provas estavam agendadas para os próximos dias 15 e 16 de agosto em seis cidades do estado. Novo cronograma deve ser liberado em breve.

Resultado do Vestibular 2020/2 EaD da UEPG está disponível
Para participar, os concorrentes precisaram apresentar o histórico escolar do ensino médio. A seleção foi feita por meio de análise das notas e a classificação por ordem decrescente das notas. 

UFGD, no MS, muda cronograma do Vestibular 2021
Instituição fez alteração com o objetivo de diminuir risco de contaminação pelo coronavírus para os candidatos

Pré-vestibular gratuito 2020 em Limeira (SP) inscreve para turmas on-line
Oferta é de 500 vagas. Aulas serão ministradas pela Unicamp em salas virtuais.

No RS, UFPel recebe inscrições para Vestibular EaD 2020/2
Interessados nas mais de 800 vagas serão selecionados por meio de uma redação, que deverá ser produzida e enviada pela internet

UEL recebe pedidos de isenção e redução de taxa do Vestibular 2021
O benefício da isenção total ou desconto parcial vai depender da renda do candidato. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 14 de setembro a 30 de outubro.

UERJ divulga novo cronograma de reclassificações do Vestibular 2020
O calendário foi suspenso antes da matrícula dos aprovados na 2ª reclassificações em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Fatecs (SP) divulgam resultado do Vestibular 2020/2
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as matrículas deverão ser realizadas on-lin, através do link informado pelas Fatecs.