Logo Super Vestibular

Dissertação-argumentativa no Enem

A dissertação-argumentativa no Enem deve apresentar a opinião do candidato sobre determinado tema, bem como uma proposta de intervenção para o problema.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor
A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor

Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, tipo textual cobrado na redação do Enem, é fundamental para quem quer fazer uma boa prova. O candidato deve produzir um texto em prosa sobre temas relacionados com a ordem social, científica, cultural ou política, sempre sob uma perspectiva que contemple princípios éticos, como o respeito aos direitos humanos, à diversidade e ao não preconceito. E quanto à estrutura? Que tal aprendermos um pouco mais? O Super Vestibular traz para você dicas de como escrever a dissertação-argumentativa no Enem.

No texto dissertativo-argumentativo, você deverá discorrer sobre um determinado tema (por isso o termo “dissertativo”), expondo sua opinião através de estratégias argumentativas para convencer o leitor (por isso o termo “argumentativo”). Observe a estrutura básica desse tipo de texto e o que deve constar em cada uma das partes que o compõe:

Estrutura básica da dissertação-argumentativa

Introdução: O tema deve ser apresentado na introdução, bem como o recorte que será feito, ou seja, a linha de raciocínio que você escolheu para desenvolver o assunto. Opte pela objetividade, pois é nesse momento que o olhar do leitor será direcionado para suas ideias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desenvolvimento: Não basta mostrar o problema, é preciso expor ideias e argumentos que defendam seu ponto de vista. O desenvolvimento é crucial para seu texto, por isso, ao desenvolver seus argumentos, você deve ser o mais claro possível para que o leitor compreenda integralmente sua opinião, pois disso dependerá seu convencimento. Reserve um parágrafo para cada argumento, isso deixará seu texto mais organizado.

Conclusão: Hora de retomar as ideias expostas na introdução, bem como os principais argumentos que você utilizou para convencer o leitor ao longo do desenvolvimento. Encerre sua redação apresentando sua proposta de intervenção para o problema (lembre-se de que você deve respeitar os princípios éticos descritos no início deste texto). A proposta de intervenção é uma característica da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, por isso você deve apresentar uma solução para o problema a partir dos pontos abordados em sua redação.

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho