Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. EaD (Ensino a Distância)
  3. Vantagens e desvantagens do Ensino a Distância (EaD)

Vantagens e desvantagens do Ensino a Distância (EaD)

Ter flexibilidade e autonomia são benefícios desse tipo de ensino. Já falta de diálogo e insegurança se aprendeu o conteúdo, pontos negativos.

Publicado por Silvia Tancredi
Uma das vantagens do EaD é assistir às aulas como e onde quiser
Uma das vantagens do EaD é assistir às aulas como e onde quiser

O Ministério da Educação (MEC) autorizou os primeiros cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) no final dos anos 1990. O início foi tímido, mas, cerca de 20 anos depois, o EaD tem crescido e se tornado tendência. 

Há muitas pessoas que preferem o EaD por conta da liberdade de estudar quando e onde quiserem. O ensino remoto também conta pontos para aqueles que moram em cidades que não possuem faculdade ou o curso que desejam fazer. 

Porém, ainda existem estudantes que precisam, sim, do contato físico, cara a cara, para poder aprender melhor o conteúdo. São aqueles que gostam de trocar ideias com os colegas e, especialmente, com o professor, para se sentirem mais seguros.

Leia mais: o que é o EaD e para quem serve?

E você, estudante, é de qual time? Gosta do Ensino a Distância? Ou ainda tem resistência? Mas, antes de responder, tire suas próprias conclusões lendo as vantagens e desvantagens do EaD:

Tópicos deste artigo

Vantagens

1- Flexibilidade

Um dos principais benefícios de optar pelo EaD é a possibilidade de fazer seu próprio horário, ou seja, de estudar no momento em que for mais adequado para a sua realidade. Por exemplo, existem pessoas que trabalham o dia inteiro e, por isso, somente podem assistir às aulas à noite.

Há também o caso de estudantes que vão prestar vestibular ou fazer o Enem e que estão estudando sozinhos. Enquanto alguns preferem estudar durante o dia, outros gostam de aproveitar o silêncio da noite ou até da madrugada. Qual é o seu caso?

2- Mobilidade

Computador, notebook, tablet, celular e até na Smart Tv... as aulas via EaD podem ser vistas por meio de todos esses aparelhos. Você escolhe qual é o mais adequado e qual o ajudará a render mais nos estudos. 

Além disso, ao contar com uma boa conexão de internet, você pode ver o conteúdo na sua casa, em livrarias, cafés, onde quiser. Com ou sem fone de ouvido. Basta ficar em um lugar confortável. 

3- Economia

A mensalidade de um curso de graduação a distância pode ser até a metade do valor do presencial. A explicação é simples: a faculdade gasta menos com infraestrutura e professores. Além disso, o estudante tem a economia de não precisar arcar com os custos de deslocamento. 

Veja também: cursos EaD ou presenciais?

4- Autonomia

Uma outra vantagem de estudar via EaD é que você aprende a ter sua autonomia com os estudos. Alguns cursos a distância determinam os dias e horários das aulas ao vivo, mas outros dão a liberdade do estudante assistir a aula quando quiser, estudando sozinho.

Como os vídeos estão ali à disposição, você também pode acessá-los quando quiser e, portanto, rever o conteúdo quantas vezes precisar. Tudo isso de acordo com o seu jeito particular de estudar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5- Senso de responsabilidade

Um curso a distância ajuda a ter mais responsabilidade e ser disciplinado. Essa autonomia sobre a qual falamos exige que você tenha essas habilidades para poder render nos estudos. Afinal, não tem como o professor chamar a sua atenção caso você se distraia e comece a ver outras coisas na internet.

Desvantagens

1- Isolamento

Embora o Ensino a Distância possibilite contato virtual com o professor na maioria das vezes, seja por mensagem, seja por e-mail, algumas pessoas sentem falta do contato físico com o profissional. Há aquelas que gostam de fazer perguntas no momento, no "calor da emoção", o que nem sempre é possível durante as aulas EaD. Além disso, quando você está estudando, naturalmente surgem dúvidas no meio do caminho. 

=> Como melhorar: nesse caso, o ideal é você anotá-las para tentar saná-las por meio de uma pesquisa ou mesmo procurar o professor posteriormente.

2- Conexão

O acesso à internet tem aumentado no Brasil. Mesmo assim, ainda não são todos os estudantes que podem assistir cursos via EaD no horário em que quiserem. As aulas a distância exigem uma boa internet, rápida e com muitos dados disponíveis, o que dificulta o acesso de alunos de baixa renda ou que moram em regiões periféricas.

Além disso, a sua própria internet pode não ajudar nos seus planos de estudar via EaD. Em alguns dias, a velocidade pode ser baixa, o que pode prejudicar seu rendimento.

=> Como melhorar: se tiver condições financeiras, tente contratar um plano de internet mais rápido e que seja adequado às suas necessidades. Se não tiver um computador com acesso à internet, peça ajuda a parentes, amigos ou para a sua escola ou faculdade.

Saiba também: qual o público dos cursos EaD

3- Qualidade

Optar pelo EaD pode ter outra desvantagem: você pode ficar inseguro quanto a qualidade do conteúdo da aula ou curso. Apesar de ser vantajoso em muitos aspectos, temos que dizer que nem todos os cursos a distância possuem a mesma qualidade dos cursos presenciais. 

=> Como melhorar: busque referências sobre o curso e, quando começar a estudar, monte monte um cronograma de estudos e organize seu tempo. Anote suas dúvidas. Faça pesquisas e revisões periodicamente.

4- Distrações

Por fim, a última desvantagem de fazer cursos EaD são as distrações que podem surgir a qualquer momento. Por exemplo, se você está assistindo à aula na sua casa e mora com outras pessoas, o barulho pode atrapalhar. Vontade de ver televisão, fome, sono e cansaço também podem desviar a sua atenção na hora no curso.

=> Como melhorar: se possível, assista às aulas em um local isolado, como seu quarto, ou peça para sua família ou amigos que moram com você evitarem fazer barulho e entrarem no seu ambiente de estudo. Outra dica é se organizar antes da aula, como fazer um lanche ou tomar um banho, para evitar o sono.

Veja também

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
Inep anuncia datas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.
Edital do Enem 2024 é divulgado
Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo