No próximo sábado, 5 de novembro, primeiro dia do Enem 2016, os participantes vão responder 90 questões objetivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Desse total, 15 serão de Física. O professor Daniel Amaro, do Rio de Janeiro, comenta quais são as áreas dessa disciplina que têm mais chances de cair no teste.
1 - Ondulatória: as questões costumam ser contextualizadas, o que exige que o aluno esteja por dentro das atualidades e tenha visão crítica e científica sobre o tema. “A maioria das abordagens é feita sobre elementos que compõem uma onda e fenômenos ondulatórios”, diz Amaro.
2 - Mecânica: é o ramo da Física responsável pelo estudo dos movimentos dos corpos, bem como suas evoluções temporais e as equações matemáticas que os determinam. De acordo com o professor, os principais enfoques são com base nos tópicos de Cinemática e Dinâmica dos corpos.
3 - Eletricidade e Energia: “A prova busca relacionar o conteúdo com situações cotidianas, envolvendo conceitos de Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo”, enumera ele.
Prova de Física costuma cobrar questões de eletricidade
4 - Termodinâmica: segundo Amaro, o exame aborda os conceitos de temperatura, calor e suas transformações e transformações de energia térmica em Trabalho.
5 - Óptica: “A prova cobra fenômenos relacionados à luz e o conhecimento das principais propriedades sobre espelhos esféricos e lentes esféricas, buscando suas aplicações em situações cotidianas”, destaca o professor de Física.
A dica de estudo, conforme o profissional, é fazer a associação dos conteúdos às aplicações cotidianas, o que facilita o processo de associação dos conceitos. Vale ressaltar que as questões do Enem costumam ser interdisciplinares; junto com Física, haverá itens de Biologia e Química, fechando o trio que abrange a área de conhecimento Ciências da Natureza.
Questões de Óptica no Enem envolvem aplicações cotidianas