O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve liberar na segunda quinzena de outubro, entre os dias 18 e 20, a consulta ao cartão de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. No documento, será possível conhecer os locais de aplicação do exame, marcado para os dias 5 e 6 de novembro.
Para ter acesso ao cartão será necessário consultar o site do Inep e informar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição. Além dos locais de prova, o comprovante traz as informações pessoais dos candidatos, o número de inscrição no Enem e as opções de língua estrangeira e de atendimento diferenciado e/ou específico, informadas no ato da inscrição.
Faltando pouco menos de um mês para as provas, o Inep informou que as provas já começaram a ser distribuídas entre os estados brasileiros. Sob forte esquema de segurança, com escoltas da Polícia Rodoviária Federal, os caminhões com carregamento devem deixar os cadernos de prova em poder do Exército, em todas as Unidades da Federação.
Veja como se preparar para o Enem 2016 faltando um mês para o exame.
No dia da prova
Vale lembrar que as provas serão aplicadas, nos dois dias, a partir das 13h30 e que os portões serão fechados às 13h pontualmente. A programação obedece ao horário oficial de Brasília.
No primeiro dia serão aplicadas 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e no segundo mais 90 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática, além de uma Redação. De acordo com o Edital do Enem, os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Edição de 2016
O Enem 2016 teve mais de 9,2 milhões de candidatos inscritos, dos quais 8,6 milhões confirmaram a inscrição, mediante o pagamento da taxa ou da isenção. Além do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), diversas instituições utilizam o Enem como critério de avaliação.
O exame permite ainda que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, consiga certificado de conclusão do Ensino Médio, intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras e também ingressar em instituições de ensino superior em Portugal.
Estude com o Super Vestibular!
Diversos canais do Super Vestibular oferecem dicas para estudantes que se preparam para o Enem. É possível conferir as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avaliar seus conhecimentos através das questões do simulado, conferir as provas e gabaritos das outras edições.