O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) divulgou na tarde desta quarta-feira, 3 de maio, o resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição e do sistema de cotas do Vestibular 2017/2. Confira:
Resultado Cederj 2017/2 - isenções e cotas
De acordo com a instituição, os selecionados deverão se inscrever no processo seletivo até o dia 11 de maio. O período é o mesmo que os demais candidatos.
Somente puderam solicitar a gratuidade os estudantes que têm renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
A exigência para participação no sistema de cotas varia conforme a instituição que oferece o curso. Para a UFRJ, UFF, UniRio, UFRRJ e Cefet RJ, era necessário ter feito o Enem. Já na UERJ e UENF, a porcentagem de cotas muda segundo a renda.
Também há vagas reservadas para professores da rede pública, dependendo do curso e da instituição, e para alunos do Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj.
Vestibular
Segundo este cronograma, entre os dias 5 e 9 de maio os candidatos poderão imprimir o cartão de confirmação de inscrição, com os locais das provas, as quais estão marcadas para o sábado 10 de junho. Haverá uma redação e questões objetivas de conhecimentos gerais.
Ainda conforme o calendário do vestibular 2017/2 do Cederj, as notas das provas objetivas serão divulgadas em 20 de junho e as da redação sete dias depois. Já a lista final de aprovados está prevista para sair no dia 3 de julho. Estão previstas três reclassificações.
Vagas
Nesta edição, são oferecidas 7.159 chances nos cursos de Administração (711), Administração Pública (400) e Engenharia de Produção (400); tecnólogos em Gestão de Turismo (250), Segurança Pública (360) e Sistemas de Computação (529); e licenciatura em Ciências Biológicas (871), Física (375), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.040), Química (318) e Turismo (285).
Os polos de ensino situam-se nas cidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira. Além de Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Para mais informações, acesse o Manual do Candidato, o Edital ou o site do vestibular do Cederj.