Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep divulga locais de prova para os estudantes que realizarão o Enem 2016 em dezembro

Inep divulga locais de prova para os estudantes que realizarão o Enem 2016 em dezembro

Mais de 270 mil candidatos inscritos foram impossibilitados de realizar o exame em novembro, em virtude das ocupações em escolas.

Publicado por Rafael Batista
22/11/2016 10h14 , atualizado em 22/11/2016 10h35

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 que vão realizar as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, em virtude das escolas ocupadas já podem consultar o local de prova na página do participante. Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Estudantis (Inep), 273.521 alunos foram prejudicados com os protestos e devem realizar o exame em nova data.

Acesse aqui o local de prova

Além desses, outros 4.103 candidatos forma prejudicados por problemas técnicos, como interrupção no fornecimento de energia, e devem realizar as provas nessa nova data também. Os únicos estados em que não haverá nova aplicação das provas são Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. Só em Minas Gerais mais de 70 mil candidatos farão o exame.

De acordo com o Ministério da Educação, a nova aplicação não prejudicará a divulgação do resultado do Enem 2016, previsto para do dia 19 de janeiro, bem como os programas que dele dependem como o Fies, SiSU e ProUni. Os gastos com a nova aplicação chegam a R$ 10,5 milhões.

Escolas ocupadas

Durante a realização do Enem 2016, nos dias 5 e 6 de novembro, mais de 400 escolas que seriam sede o exame estavam ocupados por estudantes. O movimento é uma forma de protesto contra a reforma do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em virtude disso, o Ministério Público do Ceará (MPF-CE) chegou a pedir o cancelamento das provas naquela data, mas a Justiça Federal negou o pedido e manteve a realização das provas. O grande questionamento do promotor que impetrou a ação era quanto à isonomia das duas aplicações, o que o MEC garantiu mesmo com provas diferentes.

O Ministério da Educação chegou a acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) para que os responsáveis pelas ocupações fossem identificados e responsabilizados pelos gastos da nova aplicação do Enem.

As provas

A estrutura das provas será mantida, com 90 questões no primeiro dia e outras 90 no segundo. O exame do segundo dia terá ainda uma prova redação. No sábado as questões devem versar sobre Ciências Humana (História, Geografia e Filosofia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Já no domingo o conteúdo terá questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura e Inglês ou Espanhol) e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. O prazo de 30 minutos para o início das provas é para que os candidatos encontrem as salas de aula com mais tranquilidade e os monitores e os seguranças identifiquem os participantes. Vale ressaltar que é importante estar atento ao horário das provas, pois devido ao horário de verão, o Brasil conta com cinco fusos diferentes

Veja também

Provas do Vestibular 2022 da Univesp são aplicadas neste domingo (22)
Candidatos farão o vestibular das 13h às 18h. A prova contém 56 questões objetivas e uma redação.

Provas do PAES 2022 da UEMA são aplicadas
A seletiva acontece em São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda,  Balsas , Codó , Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim e São Bento.

Inscrições para o Vestibular 2022/2 do IFRS podem ser feitas até hoje (22)
A seleção para cursos superiores será por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e por provas tradicionais.

FGV-SP começa primeira fase do Vestibular 2022/2 de Administração amanhã (22)
Candidatos farão as provas pela internet em dois blocos, pela manhã e tarde. Segundo dia desta etapa acontece no domingo (29)

UECE realiza 2ª fase do Vestibular 2022/2 neste final de semana
Vestibular contará com quatro provas, uma de redação e três específicas do curso de escolha.

Inscrições para o Enem 2022 terminam hoje (21)
Provas acontecerão em versões digital e impressa nos dias 13 e 20 de novembro.

UERJ publica neste sábado (21) a 1ª reclassificação do Vestibular 2022
Matrículas deverão ser feitas presencialmente entre 24 e 26 de maio.

Resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2023 do ITA é liberado
As inscrições serão recebidas de 1º de junho a 15 de julho.

IFSudesteMG recebe inscrições do Vestibular 2022/2 via Enem
Instituição aceita inscrições até 20 de junho. São 77 vagas para quatro cursos de graduação.

Resultado do Pave 2021 da UFPel está disponível
A UFPel ofereceu 1.033 vagas no Pave 2021, das quais 90% das oportunidades foram para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Notas das 1ª e 2ª etapas do PAS 2021 da UEM são disponibilizadas
Os inscritos no PAS 2021 da UEM passaram pelas provas em 27 de março, das 13h50 às 19h.

Pedidos de redução e isenção do Vestibular 2022/2 das Fatecs já podem ser feitos
O prazo segue até as 15h do dia 24 de maio. O valor cheio da taxa custa R$ 91.