Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep divulga locais de prova para os estudantes que realizarão o Enem 2016 em dezembro

Inep divulga locais de prova para os estudantes que realizarão o Enem 2016 em dezembro

Mais de 270 mil candidatos inscritos foram impossibilitados de realizar o exame em novembro, em virtude das ocupações em escolas.

Publicado por Rafael Batista
22/11/2016 10h14 , atualizado em 22/11/2016 10h35

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 que vão realizar as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, em virtude das escolas ocupadas já podem consultar o local de prova na página do participante. Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Estudantis (Inep), 273.521 alunos foram prejudicados com os protestos e devem realizar o exame em nova data.

Acesse aqui o local de prova

Além desses, outros 4.103 candidatos forma prejudicados por problemas técnicos, como interrupção no fornecimento de energia, e devem realizar as provas nessa nova data também. Os únicos estados em que não haverá nova aplicação das provas são Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. Só em Minas Gerais mais de 70 mil candidatos farão o exame.

De acordo com o Ministério da Educação, a nova aplicação não prejudicará a divulgação do resultado do Enem 2016, previsto para do dia 19 de janeiro, bem como os programas que dele dependem como o Fies, SiSU e ProUni. Os gastos com a nova aplicação chegam a R$ 10,5 milhões.

Escolas ocupadas

Durante a realização do Enem 2016, nos dias 5 e 6 de novembro, mais de 400 escolas que seriam sede o exame estavam ocupados por estudantes. O movimento é uma forma de protesto contra a reforma do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em virtude disso, o Ministério Público do Ceará (MPF-CE) chegou a pedir o cancelamento das provas naquela data, mas a Justiça Federal negou o pedido e manteve a realização das provas. O grande questionamento do promotor que impetrou a ação era quanto à isonomia das duas aplicações, o que o MEC garantiu mesmo com provas diferentes.

O Ministério da Educação chegou a acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) para que os responsáveis pelas ocupações fossem identificados e responsabilizados pelos gastos da nova aplicação do Enem.

As provas

A estrutura das provas será mantida, com 90 questões no primeiro dia e outras 90 no segundo. O exame do segundo dia terá ainda uma prova redação. No sábado as questões devem versar sobre Ciências Humana (História, Geografia e Filosofia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Já no domingo o conteúdo terá questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura e Inglês ou Espanhol) e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. O prazo de 30 minutos para o início das provas é para que os candidatos encontrem as salas de aula com mais tranquilidade e os monitores e os seguranças identifiquem os participantes. Vale ressaltar que é importante estar atento ao horário das provas, pois devido ao horário de verão, o Brasil conta com cinco fusos diferentes

Veja também

Vestibular 2021 da PUC-Rio começa neste domingo (25)
Interessados nas mais de 1,4 mil vagas fazem provas de manhã ou à tarde em uma plataforma on-line

Procura por cursos tecnológicos cresce mais de 130% nos últimos dez anos
Dado consta no resultado do Censo da Educação Superior 2019 divulgado na manhã de hoje pelo MEC

Censo da Educação Superior: número de estudantes no ensino superior cresceu 43% em 10 anos
O levantamento completo faz parte do resultado do Censo da Educação Superior 2019, disponibilizado na manhã de hoje pelo Inep.

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.