Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep divulga locais de prova para os estudantes que realizarão o Enem 2016 em dezembro

Inep divulga locais de prova para os estudantes que realizarão o Enem 2016 em dezembro

Mais de 270 mil candidatos inscritos foram impossibilitados de realizar o exame em novembro, em virtude das ocupações em escolas.

Publicado por Rafael Batista
22/11/2016 10h14 , atualizado em 22/11/2016 10h35

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 que vão realizar as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, em virtude das escolas ocupadas já podem consultar o local de prova na página do participante. Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Estudantis (Inep), 273.521 alunos foram prejudicados com os protestos e devem realizar o exame em nova data.

Acesse aqui o local de prova

Além desses, outros 4.103 candidatos forma prejudicados por problemas técnicos, como interrupção no fornecimento de energia, e devem realizar as provas nessa nova data também. Os únicos estados em que não haverá nova aplicação das provas são Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. Só em Minas Gerais mais de 70 mil candidatos farão o exame.

De acordo com o Ministério da Educação, a nova aplicação não prejudicará a divulgação do resultado do Enem 2016, previsto para do dia 19 de janeiro, bem como os programas que dele dependem como o Fies, SiSU e ProUni. Os gastos com a nova aplicação chegam a R$ 10,5 milhões.

Escolas ocupadas

Durante a realização do Enem 2016, nos dias 5 e 6 de novembro, mais de 400 escolas que seriam sede o exame estavam ocupados por estudantes. O movimento é uma forma de protesto contra a reforma do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em virtude disso, o Ministério Público do Ceará (MPF-CE) chegou a pedir o cancelamento das provas naquela data, mas a Justiça Federal negou o pedido e manteve a realização das provas. O grande questionamento do promotor que impetrou a ação era quanto à isonomia das duas aplicações, o que o MEC garantiu mesmo com provas diferentes.

O Ministério da Educação chegou a acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) para que os responsáveis pelas ocupações fossem identificados e responsabilizados pelos gastos da nova aplicação do Enem.

As provas

A estrutura das provas será mantida, com 90 questões no primeiro dia e outras 90 no segundo. O exame do segundo dia terá ainda uma prova redação. No sábado as questões devem versar sobre Ciências Humana (História, Geografia e Filosofia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Já no domingo o conteúdo terá questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura e Inglês ou Espanhol) e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. O prazo de 30 minutos para o início das provas é para que os candidatos encontrem as salas de aula com mais tranquilidade e os monitores e os seguranças identifiquem os participantes. Vale ressaltar que é importante estar atento ao horário das provas, pois devido ao horário de verão, o Brasil conta com cinco fusos diferentes

Veja também

Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil