Já está disponível a consulta das vagas da 1ª edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Elas podem ser feitas por meio do site do próprio sistema. As oportunidades são ofertadas pelas instituições de ensino superior públicas e as inscrições terão início na próxima semana, entre os dias 11 e 14, exclusivamente pela internet.
Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, cujo resultado é esperado para amanhã (08), com nota superior a zero na prova de redação. No ato da inscrição, eles devem indicar até duas opções de curso, especificando a ordem de preferência dos mesmos, o local de oferta, turno e modalidade de concorrência.
Eles poderão concorrer às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711 (Lei das Cotas), e as vagas destinadas as demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao SiSU, ou ainda por concorrer por meio de ampla concorrência.
Na primeira edição de 2016, o Sistema ofertará 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O montante oferecido é maior do que o da última edição, já que no 1º SiSU de 2015, foram ofertadas 205.514 oportunidades em 5.631 cursos de 128 instituições.
A divulgação da chamada única está prevista para 18 de janeiro com matrículas para os dias 22, 25 e 26 seguintes. Posterior a esta chamada regular, os participantes terão até o dia 29 de janeiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, somente para a primeira opção de curso.
Algumas instituições já informaram quantas vagas vão oferecer no SiSU e os pesos que serão adotados em cada prova. É o caso da UFRJ, UFMG, UFSCar, UFBA, UnB, UFMT, UFMS, UFT, Unirio, UFF, Ufes, UFJF, UFSC, UFOP, UESPI, UFC, UFRB e UFG.
Novo sistema
No dia 04 de dezembro, o MEC anunciou que criará um novo SiSU para vagas remanescentes O objetivo é zerar a demanda não utilizada em instituições públicas de ensino. Segundo o órgão, há, pelo menos, 114 mil vagas ociosas. A previsão é que esse sistema seja lançado no primeiro semestre deste ano. Saiba mais!
Para mais detalhes sobre o 1º SiSU de 2016, acesse o Edital.