A partir desta segunda-feira, 25 de julho, começa a convocação dos candidatos aprovados em lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre de 2022.
Cada instituição de ensino é responsável por publicar, em suas páginas de internet, a lista de espera, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência. O procedimento é definido em editais específicos por cada universidade/instituto.
O SiSU 2022/2 ofertou vagas em instituições de ensino públicas a candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e que não zeraram a redação.
Leia também: Não passei no SiSU. E agora?
Números SiSU 2022/2
Foram 65.932 vagas disponibilizadas nesta edição do processo seletivo.
Ao todo, 73 instituições de ensino superior públicas participaram desta edição do SiSU. Um total de 2.043 cursos receberam inscrições.
As dez formações com mais oportunidades foram, na ordem: Pedagogia, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Direito, Física, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.
As instituições que mais ofereceram vagas nesta edição foram: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Neste ano, o processo do segundo semestre teve crescimento no número de vagas, cursos e universidades participantes. No SiSU 2021/2, foram 62.365 vagas em 1.932 cursos de graduação de 70 instituições de ensino superior públicas.
O SiSU
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos.
As oportunidades são oferecidas em ampla concorrência e cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. Algumas instituições possuem ações afirmativas próprias e/ou bônus.
O SiSU realiza apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga.
Quando a vaga não é preenchida ela retorna ao sistema e volta a ficar disponível para os candidatos que venham a manifestar interesse pela lista de espera.
A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Vale lembrar que aqueles que ficarem na lista de espera deverão acompanhar a seleção pelas próprias páginas das instituições de ensino que se candidataram.
Outros detalhes podem ser vistos no Edital SiSU 2022/2 ou a página do SiSU.