Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest: aprovada em Medicina aos 28 anos conta o que a motivou a recomeçar

Fuvest: aprovada em Medicina aos 28 anos conta o que a motivou a recomeçar

O Super Vestibular bateu um papo com a nova caloura de Medicina da USP sobre sua preparação e maiores dificuldades neste período. 

Publicado por Érica Caetano
26/03/2021 11h16 , atualizado em 26/03/2021 16h01
Sarah largou a profissão de farmacêutica para tentar Medicina
Sarah largou a profissão de farmacêutica para tentar Medicina

A concorrência do vestibular de Medicina da Fuvest é sempre muito alta, já que trata-se de uma das maiores seletivas do país. Geralmente, os aprovados são jovens que passaram o ensino médio estudando especificamente para o processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP).

Com a farmacêutica Sarah Santos de Melo foi diferente. Ela conseguiu a aprovação aos 28 anos, mais de dez anos depois de terminar o ensino médio e após já ter concluído uma graduação.

Sarah gosta da área médica desde criança, interesse que foi despertado após idas frequentes aos hospitais por conta de um problema respiratório. Ela até tentou passar no vestibular de Medicina da Fuvest quando estava no ensino médio, mas não conseguiu porque teve que trabalhar para ajudar a família, o que prejudicou os estudos.

"A USP sempre foi meu sonho, porque eu sou paciente do HC desde os 5 anos de idade e, desde criança, me imaginava lá dentro como médica provendo aos pacientes aquilo que os médicos faziam por mim."

Sem conseguir a aprovação no curso de preferência, buscou uma alternativa e cursou Farmácia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. No entanto, confessa que, no fundo, ainda não se sentia totalmente completa, mesmo trabalhando no Hospital das Clínicas (HC).

Leia também: Como passar em Medicina

Mudança de carreira

No ano de 2018, Sarah decidiu que iria mudar de carreira, voltou a estudar e matriculou-se no cursinho do Poliedro. Com o conhecimento adquirido no curso de Farmácia, foi aprovada no processo seletivo para a monitoria do Poliedro, onde ficou dois anos auxiliando os professores.

Já no ano passado, a farmacêutica conseguiu uma bolsa de 100% no cursinho, o que foi fundamental para conseguir se dedicar integralmente aos estudos para o vestibular da Fuvest.

Desafios

Ao longo da preparação, Sarah teve que reaprender o conteúdo das disciplinas do ensino médio. "Eu estudava em uma escola na periferia, que não tinha foco em grandes vestibulares, como colégios tradicionais de São Paulo", relata a caloura.

Sarah também relata que sentia uma pressão maior por já ser formada, e chegou a se questionar por ver pessoas da sua idade trabalhando e constituindo família.

Por vir de uma família de baixa renda e ser a primeira a cursar um ensino superior, a expectativa da família era que ela entrasse no mercado de trabalho e tivesse um salário melhor para ajudar a mãe, já que o pai havia falecido antes mesmo dela nascer. 

"Quando eu decidi parar e me dedicar ao vestibular, foi um choque para todos. Conversamos muito sobre isso e eu explicava que era um sonho muito grande, apesar de arriscado."

Para superar essa pressão e manter a saúde mental, buscou ajuda na psicoterapia e apoio de familiares e amigos. Para ela, lidar com as questões emocionais foi fundamental para a aprovação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Controlando o emocional

Levando em conta a Universidade e o curso escolhido, já que a vaga em ambos são muito concorridas, Sarah comenta que estava segura quanto a sua preparação e, consequentemente, aprovação.

“Eu sabia que em algum momento eu passaria em Medicina, só não sabia quando. Buscava trabalhar essa ansiedade e a frustração."

Para a prova ela confessa que teve que trabalhar bastante o emocional para não deixar o nervosismo e o medo a dominarem. Para isso, treinou muito o tempo de prova, as suas condições, o conteúdo e também situações de desespero. 

Para a caloura de Medicina, o conhecimento técnico é adquirido, mas o que faz entrar na faculdade é entender como a mente funciona. Conseguir controlar a ansiedade e o nervosismo na hora da prova é fundamental. “Ter estratégia e autocontrole é tão importante quando se preparar ao longo do ano", conclui.

Veja: Fuvest antecipa resultado do Vestibular 2021

Rotina de estudos

Sarah brinca que se não estivesse estudando estaria dormindo, mas não fazia disso um peso, pois sempre foi de significar suas ações. Ela afirma com facilidade que estudava cerca de 13 horas por dia.

A farmacêutica confessa que nunca foi de seguir um cronograma rígido, porém percebia que era necessário para manter uma disciplina. Ela estudava de segunda a sábado e fazia simulado todo domingo. 

Durante a semana, assistia às aulas na parte da manhã até as 13h10 e, quando tinha a tarde livre, começava a estudar às 14h e ia até as 21h30 ou 22h, dependendo do dia. Quando tinha aula à tarde, estudava das 18h às 22h. 

Aos sábados, depois das aulas da manhã, estudava até às 18h. Aos domingos, acordava mais tarde e fazia apenas o simulado, mas quando deixava algo incompleto ao longo da semana, tentava repor neste dia para começar a semana seguinte sem atrasos.

“Mesmo que eu fosse estudar algo cansativo e chato, eu buscava lembrar do porquê de eu estar ali. Mesmo quando eu estava assistindo a um filme ou noticiário, eu instantaneamente relacionava alguma cena, alguma fala, alguma informação com o repertório cultural para a redação”

Sarah assimilava as dicas e estratégias de provas e, quando não entendia algo, buscava o plantão de dúvidas. "Também busquei aplicar o método de revisão ativa, no qual eu sempre estava revendo conteúdos já passados para mantê-los frescos na memória”.

Por já ter uma graduação e ter trabalhado, ela acredita que facilitou o seu entendimento do seu objetivo, fazendo com que tivesse mais foco e disposição para estudar. E quando o cansaço batia, ela parava e descansava.

Vida além dos estudos

Além de estudar, Sarah também buscava ter uma vida social, apesar de cumprir rigidamente a quarentena nesse último ano, por ser do grupo de risco e morar com a mãe idosa. 

Nos intervalos das aulas ela evitava estudar, ia conversar com amigos em aplicativos de conversas do celular, assistir alguma coisa legal na internet, tentava manter essa rede de contatos para aliviar a tensão. 

Além disso, ela costumava caminhar com a mãe três vezes na semana para espairecer, fazia terapia uma vez por semana e descansava na noite de sábado e fim de domingo.  “Eu buscava não me sentir culpada por essas pausas, porque eu sabia que isso também interferia no meu desempenho"..

Veja também

Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.