Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Estudante de 15 anos é aprovado no Vestibular 2019 do ITA

Estudante de 15 anos é aprovado no Vestibular 2019 do ITA

Bernardo Dias foi aprovado no Vestibular do ITA com apenas 15 anos. Agora, cursará Engenharia Aeronáutica.

Publicado por Érica Caetano
10/01/2019 11h07
Bernardo é superdotado e pulou duas séries do ensino fundamental
Bernardo é superdotado e pulou duas séries do ensino fundamental

Bernardo Dias tem 15 anos e acaba de ser aprovado em um dos vestibulares mais concorridos do país, o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O resultado do Vestibular 2019 foi divulgado no dia 20 de dezembro. 

O futuro aluno de Engenharia Aeronáutica do ITA se formou há pouco na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Poliedro, em São José dos Campos (SP), onde teve uma preparação voltada para a prova do ITA. 

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Aeronáutica!

Bernardo acredita que tanto a qualificação que obteve no ensino médio quanto o apoio dos pais foram fatores fundamentais para o alcance deste resultado tão importante. O jovem conta como foi sua - curta - trajetória até a aprovação no ITA.

Ele acabou o Ensino Médio dois anos mais cedo do que a média nacional, isso porquê foi adiantado no 1º e no 4º ano do Ensino Fundamental. 

Esse processo de avanço de séries ocorreu por já terem notado na escola que ele possuía alguma facilidade de aprendizado e, para que este fosse melhor aproveitado, optaram por “pular” duas séries.

Bernardo é considerado superdotado, tendo QI (Quociente de Inteligência) acima da média. Ele diz que sempre gostou de Matemática e que aprendeu bastante coisa fazendo Kumon, um método que visa desenvolver o autodidatismo de quem o pratica, de forma individualizada nas disciplinas de Matemática e Português.

Com 12 anos, quando teve o primeiro contato com as matérias de Física e Química, decidiu que tentaria o vestibular do ITA.

Dedicação x facilidade

Apesar de muitos acharem que sua aprovação é fruto da facilidade com a Matemática, o novo calouro do ITA acredita que a dedicação vale muito mais do que qualquer talento. “Tive que estudar muito mesmo”, lembra.

Bernardo Dias, ITA
Bernardo conseguiu a aprovação no
Vestibular do ITA com apenas 15 anos

Ao longo do ano, ele teve uma rotina bem puxada voltada para o estudo dos conteúdos que caem no vestibular. Diariamente, no período da manhã, costumava estudar em casa, seguindo um planejamento adequado às suas necessidades. À tarde e aos sábados, ia para o colégio, e no período da noite, optava por estudar alguns dias. Aos domingos, realizava atividades para se distrair e espairecer.

“Eu buscava estudar em casa durante a manhã, das 08h às 11h30. À tarde e no começo da noite, eu estava na escola. À noite, das 22h às 23h30, estudava em casa. Dormia entre meia noite e 7h30 e, aos sábados, ia para aula pela manhã, retornava às 13h e voltava estudar em casa das 16h às 21h. Domingo eu descansava, mas às vezes tinha simulado pela manhã.”

Sua preparação para as provas consistia em responder as questões de provas anteriores de vestibulares do ITA, começando pelas questões consideradas mais fáceis. Ele acredita que tenha feito de oito a nove anos de provas antigas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja 10 dicas de estudos para o vestibular do ITA!

Em 2018, teve que alterar sua preparação devido às mudanças ocorridas no vestibular do ITA, que ganhou uma etapa de provas objetivas e passou a ser disputado em duas fases. “Com 6 questões de alto nível e tendo quatro horas para executá-las, tive que me readequar para saber selecionar por onde começar, quando pular para outra, reconhecer o nível de dificuldade delas etc. Consegui adequar minha estratégia da 1a fase com os simulados do cursinho”.

Lazer x Estudos

No tempo livre, Bernardo andava de bicicleta, jogava bola, ia ao shopping e fazia atividades de lazer como qualquer jovem da sua idade. Ele reconhece que nem sempre foi fácil manter a disciplina, ainda mais com distrações como internet e redes sociais.

“Muita coisa eu tive que cortar de lazer da minha rotina. Confesso que o tempo e o espaço para eles eram bem restritos”. 

Bernardo conta que no começo da preparação achou que seria impossível manter o foco, mas com o tempo acabou se adaptando à rotina puxada de estudos. “Tinha como motivação ao final desse período passar no ITA, e consegui”.

No entanto, Bernardo recomenda que todos aqueles que estejam se preparando para o vestibular valorizem também outras atividades, que ele chama de “extra-estudo”, como o sono e o lazer. Para o jovem, esses itens ajudam a aliviar o peso da rotina puxada e mantém o candidato com boa saúde mental, que é essencial para ser aprovado.

Leia como equilibrar estudo e descanso para o vestibular!

Aprovado no ITA

Bernardo fez as provas do ITA duas vezes. A primeira vez em 2017, como treineiro, e um ano depois, em 2018, como candidato, quando conquistou a aprovação. 

Mesmo com a dedicação intensa, foi pego de surpresa com a sua aprovação. “Eu gritei muito quando disseram que tinha passado, estava até tremendo por receber a ligação deles (ITA)”, comemora Bernardo.

Carreira militar: você sabe o que é?

Além da preparação, o mais novo calouro do ITA reconhece o apoio dos pais e da irmã Júlia, de 13 anos (que também está adiantada na escola um ano), como fundamentais durante todo o processo. “Para eles, assim como para mim, a dedicação era algo necessário para a aprovação. E sempre me incentivaram bastante durante o tempo que me dediquei às provas do ITA”.

Bernardo vai se apresentar ao ITA, em São José dos Campos, no dia 13 de janeiro para a Inspeção de Saúde. Se aprovado, vai se mudar para o alojamento do instituto, o H8. Por enquanto, não pretende seguir a carreira militar. “Vou esperar começar o curso para tomar alguma decisão”.

Veja também

Aniversário de Salvador: capital baiana completa 475 anos
Conheça mais da história e das comemorações da capital dos Soteropolitanos
Aniversário de 331 anos de Curitiba: saiba mais sobre a capital do Paraná
Cidade, considerada uma das mais belas do Brasil, também é a oitava mais populosa
Unila, no Paraná, abre inscrição para Vestibular 2024 via Enem
Podem participar da seleção estudantes que fizeram provas do Enem 2019 a 2023. Oferta é de 605 vagas.
UFMS publica datas dos Vestibulares 2025
Vestibular tradicional e vestibular seriado (PASSE) serão realizados em dezembro
Fatecs (SP) divulgam datas do Vestibular 2024/2: confira o cronograma
Inscrições para o Vestibular 2024/2 das Fatecs (SP) começam no dia 24 de abril
UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs