Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Edital do Enem 2014 já pode ser acessado

Edital do Enem 2014 já pode ser acessado

Inscrições terão início na segunda-feira, 12 de maio, até o dia 23 seguinte.

Publicado por Érica Caetano
09/05/2014 07h49 , atualizado em 09/05/2014 11h08

O Diário Oficial da União (DOU) divulgou na manhã desta sexta-feira, 09 de maio, o Edital da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento possui as regras da prova, as instituições que irão emitir certificado de conclusão ensino médio, as cidades onde serão aplicadas as provas e as Matrizes de Referências do Enem 2014. As inscrições começam às 10h da próxima segunda-feira, 12 de maio, e seguem até o dia 23.

Baixe o Edital

Isenções serão concedidas para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública e para candidatos com renda mensal familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.086). Para os demais, o valor permanece o mesmo dos anos anteriores, de R$ 35, que deverá ser pago até o dia 28 deste mês.

Ao contrário dos outros anos, as provas serão nos dias 08 e 09 de novembro, e não no mês de outubro. A medida se deve por conta das eleições presidenciais. Os exames terão início em ambos os dias a partir das 13h, com o mesmo formato de quatro áreas de conhecimento. 

No primeiro dia, os candidatos serão condicionados as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, das 13h e as 17h30. No segundo, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e Matemática, além da confecção de uma Redação, das 13h às 18h30.

Nesta edição do Enem 2014, sabadistas poderão fazer o Exame no dia 08 às 19h (horário de Brasília), com exceção nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Os candidatos destes estados poderão realizar os testes do primeiro dia às 19h do seu horário local, devido ao horário de verão. 

Acessibilidade e Segurança

A partir desta edição, o Enem vai oferecer o edital do exame em formato de leitura compatível com o Dosvox, que é um sistema para deficientes visuais, e um vídeo na língua brasileira de sinais (libras) para os deficientes auditivos. 

Também foram anunciadas novas medidas de segurança na aplicação do Enem 2014 a fim de combater fraudes. Uma delas refere-se a utilização de detectores de metais portáteis, que poderão ser usados pelos fiscais de prova. O equipamento poderá ser utilizado em qualquer candidato para comprovar que o mesmo não está usando equipamentos eletrônicos durante a realização dos testes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que 8,2 milhões de estudantes se inscrevam na edição deste ano. O aumento no número de inscrições, segundo o Ministério da Educação (MEC), é esperado principalmente por conta da adesão de mais instituições ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a adesão de universidades estrangeiras ao Exame e à utilização das notas do Enem no Programa Ciência sem Fronteiras, além dos outros programas do MEC como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Redações

Depois de muitas polêmicas e problemas quanto as redações das últimas edições do Enem, o Ministro da Educação Henrique Paim, garantiu que o rigor nas correções serão mantidos e ampliados, com o aprimoramento dos itens de correção e na capacitação de corretores. 

Nesta edição, cada redação será avaliada por dois corretores, e caso as notas dadas por cada corretor tiverem diferença de 100 pontos, um terceiro corretor irá avaliar o conteúdo, segundo o presidente do Inep, Francisco Soares. Até a edição de 2012 a diferença era a partir de 200 pontos. Após erros grotescos nos textos, as regras foram alteradas na edição do ano passado.

Na última edição do Enem, 7.173.574 estudantes se inscreveram, porém mais de dois milhões de candidatos não compareceram às provas, resultando em uma abstenção de 29% em todo o Exame. Foram eliminados 36 estudantes, por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova, sendo 24 no primeiro dia e 12 no segundo. Outros 1.522 candidatos foram eliminados também por tentativa de fraude. A possibilidade de realização de duas edições do Exame por ano também foi descartada, na entrevista coletiva de hoje.

Ainda não foi divulgada a data do resultado final do Enem 2014. Outras informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento do Ministério da Educação, pelo telefone 0800 616161.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.