UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Ministério da Educação cria comitê a fim de garantir maior segurança no Enem

Ministério da Educação cria comitê a fim de garantir maior segurança no Enem

Comitê trabalhará na orientação das ações de segurança da informação e comunicação do Exame.

Publicado por Érica Caetano
29/04/2014 11h17 , atualizado em 29/04/2014 11h21

O Ministério da Educação (MEC), divulgou ontem, 28 de abril, através de portaria, a criação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação dos processos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Comitê tem o intuito de melhorar e aprimorar a gestão das atividades referentes ao Enem que estejam ligadas à tecnologia da informação, como o sistema de inscrição on-line, vista pedagógica das redações e demais procedimentos.

O comitê será presidido pelo secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, que trabalhará na orientação das ações de segurança da informação e comunicação referentes ao Exame. Também será estudado os recursos necessários de tecnologia da informação para o cumprimento do cronograma previsto para o Exame, as definições de formatos das bases de dados e acompanhamento, além de propostas de melhorias e evoluções do sistema integrado de monitoramento dos processos do Enem.

Enem 2014

As datas das provas do Enem 2014 ainda não foram confirmadas, mas o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já sondou as instituições de ensino para a possibilidade delas serem realizadas nos dias 08 e 09 de novembro, e não em outubro como costuma acontecer, devido as eleições. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem pode ser utilizado para o ingresso em instituições de ensino superior e para a participação em programas, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que disponibiliza vagas no ensino superior público, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas, e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Neurodiversidade na escola: desafios e caminhos para uma educação com equidade
Especialistas, mães atípicas e influenciador neurodivergente compartilham vivências e comentam sobre desafios na educação
Resultado da 1ª fase do Vestibular 2025/2 da UFU é liberado: veja aprovados para segunda etapa
Em Minas Gerais, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) soltou lista de selecionados para segunda fase de provas do Vestibular 2025/2
Olimpíada de Português 2025: provas da 1ª fase acontecem entre 21 e 24 de maio; veja orientações
Candidatos da Olimpíada de Português 2025 responderão na primeira fase a 25 questões objetivas
UFPB abre inscrição do Vestibular 2025/2 via Enem de cursos EaD
Processo seletivo é específico para participantes do Enem 2020 a 2024
Ceará: UECE solta resultado da 1ª fase do Vestibular 2025/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) aplicará segunda fase do Vestibular 2025/2 nos dias 25 e 26 de maio
Encceja 2025: professores comentam as melhores formas de estruturar a redação
A redação do Encceja 2025 é no formato dissertativo-argumentativo, mesmo com gêneros iguais, as redações em nível fundamental e médio apresentam suas especificações.
Como fazer simulado do Enem 2025 de graça?
É possível montar simulados do Enem de graça na estrutura que melhor te atende.
Inscrição do Enem 2025 começa em uma semana. Saiba como é a prova
Maior exame educacional será aplicado em dois domingos consecutivos, em 9 e 16 de novembro
O Agente Secreto: professores dão dicas de como abordar filme na redação do Enem
O filme brasileiro estreou no Festival de Cannes neste domingo, 18, e pode ser utilizado em diferentes temas.
MEC: tire 7 dúvidas sobre novas regras dos cursos de graduação via EaD
Atualmente, grande parte das universidades públicas e privadas oferecem cursos à distância
Novas regras da Educação a Distância (EaD): MEC proíbe formato para cinco cursos
A Nova Política de Educação a Distância foi regulamentada por meio de decreto nesta segunda-feira (19)
Univesp (SP) solta gabarito do Vestibular 2025
Mais de 76 mil candidatos se inscreveram para o Vestibular 2025 da Universidade Virtual de São Paulo (Univesp)