A Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, é a segunda instituição de ensino superior portuguesa a aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de candidatos brasileiros em seus cursos de graduação. A primeira foi a Universidade de Coimbra (UC), que anunciou sua decisão na última semana.
A decisão foi tomada pelo Conselho da UBI no dia 30 de abril e as candidaturas de alunos estrangeiros tiveram início no último dia 02, pela internet. Interessados poderão utilizar as notas obtidas nas edições de 2012 e 2013 do Exame para o ano letivo 2014/2015, que terá início em setembro. Como a escala de classificação portuguesa funciona de 0 a 200 e a do Enem de 0 a 1000, o peso para cada prova sofrerá variação, conforme o curso escolhido.
Como os brasileiros representam uma das maiores comunidades estrangeiras da UBI e o Brasil é o país com mais protocolos na instituição, a Universidade decidiu criar um site específico para este público. Além de apresentar os cursos oferecidos, a plataforma online também detalha as ponderações das provas do Enem e informações sobre alojamento, alimentação, vistos, bolsas e etc.
Segundo informações divulgadas pela própria Universidade, a anuidade dos cursos de graduação para estudantes internacionais é de 5 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 15 mil. Com alojamento e alimentação inclusos, o valor sobre para 7,5 mil euros, o correspondente à quase R$ 23 mil. Mais informações podem ser obtidas pela página http://brasil.ubi.pt.