Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2016: saiba o que levar e o que não levar para as provas

Enem 2016: saiba o que levar e o que não levar para as provas

Alguns itens são obrigatórios, outros permitidos e vários são proibidos.

Publicado por Rafael Batista
03/11/2016 12h34

O próximo final de semana será de provas para a maioria dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Alguns cuidados precisam ser tomados pelos candidatos, a começar pelo local onde deve realizar a prova, cuja informação consta no cartão de confirmação de inscrição.

O estudante ainda deve verificar se a escola para a qual foi convocado não está ocupada por manifestantes, pois em alguns casos as provas foram transferidas para os dias 3 e 4 de dezembro. Veja a lista de escolas que tiveram a prova do Enem remarcadaMais de 190 mil candidatos não devem realizar as provas no próximo final de semana.

Horário das provas

É importante estar atento ao horário das provas, pois devido ao horário de verão, o Brasil conta com cinco fusos diferentes. Além disso, o fechamento dos portões será 30 minutos antes do início das provas, marcadas para as 13h30, horário de Brasília.

No primeiro dia, os estudantes terão até quatro horas e meia para terminar a prova, enquanto no segundo dia, até cinco horas e meia. Todas estas informações de horários e locais estão no cartão de confirmação de inscrição que, apesar de não ser obrigatório na hora da prova, pode ajudar muito o estudante a se localizar para realizar o exame.

O que levar

Alguns itens são de uso obrigatório na prova do Enem. De acordo com o Edital, os participantes devem se identificar com um documento oficial de identidade com foto. Serão aceitos os seguintes documentos:

- RG;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Passaporte;
- Certificado de Reservista ou de Dispensa;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade.

Entre as novidades desta edição é a identificação biométrica, que será feita durante a realização do exame. A medida visa evitar fraudes no processo de identificação dos candidatos.

Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes do certame. Para estes será realizada um método de identificação exclusiva, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O cartão-resposta e folha de redação deverão ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta. Por isso, o candidato deve portar tal objeto, que precisa ser fabricado em material transparente (imagem abaixo).


Caneta permitida no Enem

Não há especificações quanto ao uso de alimentos nas salas de provas, mas é possível adentrar com barras de cereais, chocolates, frutas e água, desde que esta última esteja em recipiente transparente.

O que não levar

Equipamentos eletrônicos são proibidos durante a prova. Portanto, os candidatos não poderão portar calculadora, agenda eletrônica, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3, relógio, receptores e transmissores de dados e mensagens.

O celular pode até permanecer na sala, mas precisa estar desligado e armazenado no porta-objetos fornecido pelo fiscal. O porta-objetos deverá ficar lacrado e embaixo da cadeira até o final das provas, o candidato que abrir antes de sair da sala será eliminado.


Celular deverá ficar no porto-objetos

É vedados ainda o uso de lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, livros, anotações e impressos gerais. Caso venha a levar algum desses itens, eles também deverão ser colocados na embalagem (porta-objetos). Não é permitido entrar na sala de óculos escuros, boné, chapéu, gorro, viseira e similares.

Correção comentada

Após a realização do Enem você pode ficar conectado no Super Vestibular, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante de São Paulo, divulgaremos, de forma gratuita, a Correção Comentada das provas. No sábado, as primeiras questões corrigidas devem sair a partir das 18h e no domingo a partir das 19h.

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.