Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018: sistema de justificativa e isenção já registra 132 mil isenções

Enem 2018: sistema de justificativa e isenção já registra 132 mil isenções

Interessados têm até às 23h59 do próximo dia 11 para a solicitação da gratuidade e realizar a justificativa de falta

Publicado por Érica Caetano
03/04/2018 07h38 , atualizado em 03/04/2018 07h40

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no início da noite de ontem, 02 de abril, o balanço parcial do número de requerimentos recebidos para o sistema de solicitação de isenção de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e as justificativas de ausência da edição do ano anterior.

De acordo com o órgão, até às 19h30 de segunda-feira, já haviam sido recebidos 125.766 mil requerimentos e 6.781 justificativas de ausência. Ao todo mais de 132 mil pessoas já abriram os requerimentos. Os interessados têm até às 23h59 do próximo dia 11 para a solicitação da gratuidade e realizar a justificativa de falta.

Faça aqui sua inscrição!

Esta é a primeira vez que os pedidos da isenção serão feitos antes das inscrições do Enem. Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 82. 

A isenção pode ser solicitada nos participantes que estejam em uma das seguintes situações:

-> Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas: ao informar que você está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública, o sistema concede isenção automática. Vale lembrar que não é possível mudar os dados de escolaridade e socioeconômicos após feito o preenchimento no período de solicitação.

-> Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013: essa categoria é para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

-> Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos. É preciso ter um Número de Identificação (NIS) válido para que a consulta seja feita na Receita Federal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

-> Aprovados no Encceja: quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e conseguiu a certificação para o ensino médio pelo Encceja 2017.

Já as justificativas do participante destinam-se àqueles que tiveram a isenção concedida no ano passado e pretende tentar a gratuidade da taxa neste Enem. Só serão analisados os documentos oficiais como atestado médico, boletim de ocorrência e outros. 

Resultado

O resultado dos pedidos de isenção está previsto para ser divulgado em 23 de abril. Os participantes poderão verificar a situação do pedido na Página do Participante e também receberão e-mail e SMS do Inep. 

Os isentos não estarão automaticamente inscritos no Enem 2018. Eles terão que se inscrever de 07 a 18 de maio. Para quem ganhar a isenção da taxa, o processo de inscrição será mais simplificado, já que informações escolares e socioeconômicas já terão sido preenchidas na solicitação da gratuidade.

Enem 2018

O Enem 2018 receberá inscrições de 07 a 18 de maio e a taxa é de R$ 82, mesmo valor da edição passada. Cerca de 70% dos participantes está dentro das categorias de isenção deste valor. 

As provas do Enem serão aplicadas em 04 e 11 de novembro. Já o resultado está previsto para janeiro de 2019. Mais informações no Edital do exame. 

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.