Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018: sistema de justificativa e isenção já registra 132 mil isenções

Enem 2018: sistema de justificativa e isenção já registra 132 mil isenções

Interessados têm até às 23h59 do próximo dia 11 para a solicitação da gratuidade e realizar a justificativa de falta

Publicado por Érica Caetano
03/04/2018 07h38 , atualizado em 03/04/2018 07h40

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no início da noite de ontem, 02 de abril, o balanço parcial do número de requerimentos recebidos para o sistema de solicitação de isenção de taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e as justificativas de ausência da edição do ano anterior.

De acordo com o órgão, até às 19h30 de segunda-feira, já haviam sido recebidos 125.766 mil requerimentos e 6.781 justificativas de ausência. Ao todo mais de 132 mil pessoas já abriram os requerimentos. Os interessados têm até às 23h59 do próximo dia 11 para a solicitação da gratuidade e realizar a justificativa de falta.

Faça aqui sua inscrição!

Esta é a primeira vez que os pedidos da isenção serão feitos antes das inscrições do Enem. Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 82. 

A isenção pode ser solicitada nos participantes que estejam em uma das seguintes situações:

-> Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas: ao informar que você está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública, o sistema concede isenção automática. Vale lembrar que não é possível mudar os dados de escolaridade e socioeconômicos após feito o preenchimento no período de solicitação.

-> Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013: essa categoria é para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

-> Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos. É preciso ter um Número de Identificação (NIS) válido para que a consulta seja feita na Receita Federal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

-> Aprovados no Encceja: quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e conseguiu a certificação para o ensino médio pelo Encceja 2017.

Já as justificativas do participante destinam-se àqueles que tiveram a isenção concedida no ano passado e pretende tentar a gratuidade da taxa neste Enem. Só serão analisados os documentos oficiais como atestado médico, boletim de ocorrência e outros. 

Resultado

O resultado dos pedidos de isenção está previsto para ser divulgado em 23 de abril. Os participantes poderão verificar a situação do pedido na Página do Participante e também receberão e-mail e SMS do Inep. 

Os isentos não estarão automaticamente inscritos no Enem 2018. Eles terão que se inscrever de 07 a 18 de maio. Para quem ganhar a isenção da taxa, o processo de inscrição será mais simplificado, já que informações escolares e socioeconômicas já terão sido preenchidas na solicitação da gratuidade.

Enem 2018

O Enem 2018 receberá inscrições de 07 a 18 de maio e a taxa é de R$ 82, mesmo valor da edição passada. Cerca de 70% dos participantes está dentro das categorias de isenção deste valor. 

As provas do Enem serão aplicadas em 04 e 11 de novembro. Já o resultado está previsto para janeiro de 2019. Mais informações no Edital do exame. 

Veja também

Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio