As primeiras provas do Enem 2023 serão aplicadas daqui a exatamente um mês, no dia 5 de novembro. O exame seguirá no domingo seguinte (12).
A expectativa é que mais de 3 milhões de estudantes de todos os estados e do Distrito Federal participem do Enem. Com as notas do exame educacional, eles poderão ingressar no ensino superior.
O Super Vestibular mostra os próximos passos que você precisa seguir para se dar bem no Enem 2023. Confira!
Local de prova
A data de liberação do cartão com o local de prova do Enem 2023 ainda não foi divulgada, mas, se for seguido o cronograma das edições anteriores, o documento deve ser publicado no final de outubro, na página do participante.
Quando acessar seu cartão, confira se seus dados estão completos e corretos. No documento, devem constar informações pessoais, opção de língua estrangeira e número, prédio e endereço do local de prova.
Para evitar contratempos, a recomendação é que, assim que o cartão for publicado, você confira o endereço e como chegar ao local de prova.
Horário do Enem
Assim como nas edições anteriores, o acesso ao local de prova do Enem 2023 poderá ser feito entre as 12h e as 13h. Mas, os estudantes devem ficar atentos pois as provas comecarão às 13h30.
No primeiro dia, as provas terminarão às 19h e, no segundo, às 18h30.
Conheça a prova do Enem
Ler o edital é uma ótima maneira de extrair informações, conhecer as regras e saber como é a prova do Enem.
Outra sugestão para se dar bem no Enem 2023 é conhecer a fundo o estilo da prova. Então, é interessante que você confira os testes anteriores. Ler os enunciados, treinar o tempo e resolver as questões são boas pedidas.
No total, você responderá 180 questões objetivas e fará uma redação. Confira abaixo a distribuição dos itens:
05/11, das 13h30 às 19h
- Redação
- 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos
- 45 questões de Ciências Humanas
12/11, das 13h30 às 18h30
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Dica: como controlar o tempo durante a prova
Treine a redação
A redação do Enem tem características específicas. Ao dissertar sobre o tema exposto, os participantes não só têm que discutir o problema, mas também fazer uma proposta de intervenção, apontando possíveis melhorias e soluções.
No ano passado, a redação teve como tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Revise o conteúdo
Falta apenas um mês, mas é tempo suficiente para dar uma última revisada e tirar suas dúvidas com seus professores. Além disso, você pode seguir estas dicas para aproveitar o conteúdo oferecido no Super Vestibular:
- Faça simulados e exercícios;
- Relembre assuntos específicos das disciplinas do ensino médio, como, por exemplo, Biologia e Matemática;
- Assista aulas no YouTube;
- Leia dicas para o Enem;
- Tire suas dúvidas sobre o exame.
Confira também: 5 passos para se concentrar para os estudos para o Enem
O que levar e o que não levar para o Enem
A organização do Enem é clara sobre o que você deve apresentar no dia das provas e sobre o que não pode levar de modo algum.
O que levar
Documento oficial de identidade, caneta esferográfica de tinta preta e alimentos para aguentar a maratona de provas.
Não é obrigatório levar o cartão de confirmação de inscrição, mas é interessante carregá-lo para encontrar a sala de prova mais rapidamente.
Você pode levar seu celular; porém, ele deve ser desligado antes de entrar na sala de aula e guardado na embalagem que o fiscal de prova vai entregar para você.
O que não levar
Em hipótese alguma você deve levar canetas de outras cores, lápis, borracha, livros, material de estudo, calculadoras, notebooks, entre outros. Você também não pode usar bonés, óculos escuros, relógios e similares durante as provas.
Dica: como controlar a ansiedade às vésperas do Enem
Saiba o que vem depois do Enem
O gabarito do Enem costuma ser liberado dois ou três dias depois das provas. Já o resultado deve sair em de janeiro de 2024
As notas do Enem 2023 poderão ser utilizadas para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem 2023 podem ser utilizadas por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos.