Os estudantes que queiram participar do processo seletivo do 1º semestre de 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverão se inscrever a partir da próxima semana, mais precisamente entre os dias 26 e 29 de janeiro, por meio da página do Programa, ou seja, exclusivamente pela internet. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União (D.O.U.) de ontem, dia 22.
Confira a publicação!
Como se inscrever no Fies?
Para concorrer a uma oportunidade no Financiamento, é necessário que o estudante tenha realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos, além de nota na redação superior a zero. Eles poderão se inscrever em um único curso e turno, desde que dentro das oportunidades oferecidas. Além dos itens já citados, o estudante também precisa ter renda família bruta per capita de até dois salários mínimos e meio para conseguir o Fies.
No final do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um novo critério para a seleção do Fies, que seria a utilização do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do local onde a instituição de ensino funciona. Os locais com IDH mais baixos receberão uma pontuação maior, sendo mais cotados para a oferta do Fies. E aquelas microrregiões que tiverem mais participantes no Enem também terão vantagem, já que para o órgão, elas possuem mais candidatos em potencial para o ingresso nas vagas oferecidas. Veja mais aqui!
Tire suas dúvidas sobre o Fies!
O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados em 1º de fevereiro. Os estudantes pré-selecionados na chamada única deverão acessar o Sisfies e concluir sua inscrição, para contratação do financiamento, no período de 02 a 06 de fevereiro.
Após a divulgação do resultado da chamada única, havendo vaga não ocupada, é de exclusiva responsabilidade do estudante participante da lista de espera acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção na internet.
Os estudantes que constarem na lista de espera deverão obrigatoriamente acessar esta mesma página já citada acima, no período de 07 a 18 de março, e declarar sua condição ou não de estudante regularmente matriculado no curso, turno e IES para o qual se inscreveram no processo seletivo do Fies.
Já aqueles pré-selecionados na lista de espera também deverão acessar o site do Sistema e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de cinco dias corridos, a contar da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.
O Fies
O Fies foi criado em 1999 e é destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares presenciais que não têm condições de bancar os estudos. Para obter a contratação do serviço, após todos os procedimentos e pré-requisitos citados acima, é necessário a apresentação de um ou mais fiador, podendo ser a fiança convencional ou solidária.
São dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os estudantes que tenham renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo.
Amortização
O prazo para início do pagamento da dívida é de 18 meses após a conclusão do curso. Até a última edição, a taxa de juros do financiamento era fixada em 6,5% ao ano. As faculdades precisarão dar desconto de, pelo menos, 5% no valor da mensalidade para contemplados pelo Fies.