O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta sexta-feira, 30 de outubro, os cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, aplicado no último final de semana.
Acesse o caderno de provas do Enem 2015
Em 24 de outubro, primeiro dia dos exames, os participantes responderam 90 questões objetivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no segundo, foram mais 90 itens de Linguagens e Matemática e uma redação. Do total de mais de 7,7 milhões de inscritos, 25,5% faltaram nas provas. Esse índice é o mais baixo da história do Exame.
Os gabaritos oficiais do Enem 2015 saíram no dia 28 de outubro. O resultado, com as notas individuais dos participantes, deve ser liberado na primeira semana de janeiro de 2016. O espelho da redação também será divulgado posteriormente.
Veja como é calculada a nota do Enem
Como saber se você passou no Enem?
Depois da aplicação das provas, o Super Vestibular, em parceira com o colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), realizou a correção comentada das 180 questões objetivas e da redação. Em relação ao gabarito liberado pelo Inep, houve divergências na resposta das seguintes questões: 32 e 75 (prova azul) e 109, 113, 120 e 130 (prova amarela).
Programas
Com as notas em mãos, os inscritos no Enem 2015 poderão ingressar em universidades públicas e privadas, por meio de processo seletivos que forem abertos. Também será possível utilizar o desempenho para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), entre outros programas. Pode-se, ainda, obter a certificação do ensino médio pelo Enem.