Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado

Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Publicado por Érica Caetano
27/05/2020 00h01 , atualizado em 27/05/2020 09h41

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem ser feitas até as 23h59 desta quarta-feira, 27 de maio, após o prazo ter sido prorrogado. Antes, elas seriam finalizadas na última sexta, dia 22. Contudo, na tarde do então prazo final, o Inep divulgou nota informando a nova data de fim de inscrição.

Inscreva-se Enem 2020

A taxa de inscrição custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 28 deste mês, em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking. 

O Inep informou que as datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Isenção

Estudantes que ainda não solicitaram isenção de taxa de inscrição podem fazer o pedido até esta quarta-feira. A isenção pode ser solicitada pelos participantes que se enquadrem em uma das seguintes situações:

--> Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
--> Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013;
--> Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Este é o segundo prazo para solicitar a gratuidade. O primeiro ocorreu de 06 a 17 de abril. A lista de contemplados foi divulgada no dia 24 do mesmo mês.

Os estudantes que ganharam a isenção deverão fazer a inscrição no Enem 2020 normalmente. O benefício da isenção será confirmado ao fim do processo de inscrição, de forma automática. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou as datas de pedidos de isenção para atender solicitação da Defensoria Pública da União (DPU) de alterar o cronograma do exame.

Segundo a Defensoria, o novo prazo para pedir a gratuidade foi exigido para que estudantes não fossem prejudicados, especialmente os da rede pública e de baixa renda, que podem não ter tido acesso a internet por não poder sair de casa por causa da pandemia do coronavírus.

Inscrições Enem 2020

No momento da inscrição no Enem 2020, o estudante teve a opção de escolher entre fazer o Enem Impresso e o Enem Digital. Até o último sábado, quando o Inep divulgou o balanço das inscrições, o Enem havia recebido cerca de 5,5 milhões de cadastros.

Aqueles que forem se inscrever podem agora se cadastrar apenas para as provas impressas, já que as vagas disponíveis para a vesrsão digital já foram preenchidas. Também só puderam se inscrever nesta versão digital pessoas que estão cursando ou vão concluir o ensino médio em 2020. 

Para o Enem Digital, foram ofertadas 101 mil vagas que foram preenchidas em ordem de inscrição. As provas serão aplicadas em 110 cidades nas 27 unidades da Federação. 

Treineiros, ou seja, estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino médio que vão fazer a prova só para conhecimento, somente podem se inscrever no Enem Impresso.

Dados

Ao fazer a inscrição no Enem 2020, os estudantes devem apresentar os seguintes dados: nome completo, número do CPF, data de nascimento, nome da mãe e do pai, raça e local de nascimento. Depois, é necessário apresentar o número do RG e CEP. 

Importante: o Inep informou, por meio desta nota, que pessoas que não têm o RG podem fazer a inscrição no Enem 2020 usando outro documento, como o CPF. A medida foi adotada para atender aqueles que não podem emitir o documento por conta da pandemia do coronavírus.

Em seguida, o inscrito deve comunicar se vai precisar de atendimento específico ou especializado. Por fim, deve-se escolher a Língua Estrangeira e informar a escolaridade e renda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

--> Importante: a partir desta edição, quem se inscrever no Enem 2020 deverá anexar uma foto atual, que será utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. No entanto, caso o estudante não consiga inserir a foto, poderá enviá-la depois do prazo de inscrições.

Tire suas dúvidas sobre a inscrição do Enem

Nome Social

O prazo para solicitar tratamento pelo nome social também teve alteração. Anteriormente, ele seria recebido de 25 a 29 de maio. Agora, o prazo será de 1º a 05 de junho. O resultado está previsto para sair no dia 12 de junho. Quem não tiver o pedido atendido poderá entrar com recurso de 15 a 19 de junho. A resposta sairá no dia 25 do mesmo mês. 

Provas Enem 2020

O Inep adiou a data da aplicação das provas do Enem 2020 para atender às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Enem 2020. O órgão ainda informou que, em junho, na Página do Participante do Enem 2020, vai promover uma enquete direcionada aos inscritos no exame educacional.

A informação do adiamento das provas foi divulgado na tarde do dia, 20 de maio. No dia anterior, o Senado havia aprovado, por meio de sessão deliberativa remota, o Projeto de Lei (PL) 1.277/2020, com o objetivo de prorrogar os prazos dos processos seletivos para o ingresso no ensino superior, como os vestibulares e principalmente o Enem 2020.

As medidas de distanciamento social fizeram com que escolas em todo o país fossem fechadas e grande parte dos estudantes ficaram sem aulas, já que nem toda a rede de ensino tem disponibilidade e estrutura para aulas on-line. Com isso, muitos dos alunos que não têm acesso à internet em casa, seriam prejudicados no que diz respeito a preparação para o Exame, ocasionando desigualdade na preparação para o Enem.

O Enem impresso estava previsto para 1º e 08 de novembro, enquanto o Digital seria aplicado em 22 e 29 de novembro. A estrutura de provas das duas modalidades de Enem 2020 continuará a mesma. 

Leia mais: como funcionará o Enem Digital

Apesar das datas e dos formatos diferentes, as provas terão o mesmo conteúdo. Veja abaixo a distribuição das provas:

  • 1º domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação
  • 2º domingo: 45 questões de ciências da natureza e  45 questões de matemática

Veja 5 passos para se concentrar nos estudos para o Enem 2020

Redação

O Inep também disponibilizou ontem, dia 26, em seu portal, as apostilas de capacitação dos corretores de redação, elaboradas para a edição de 2019. Segundo o Instituto, o material inédito e até então restrito aos corretores, detalha os critérios levados em consideração na correção dos textos e que poderá auxiliar os estudantes a se preparem para as provas.

Além de descrever as situações que levam à nota zero, o conteúdo descreve com detalhes as cinco competências avaliadas na redação do Enem. O material é formado por seis apostilas divididas pelos módulos do curso.

O gabarito oficial do Enem 2020 será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões. 

Resultado Enem 

O resultado do Enem 2020 está previsto para sair em janeiro de 2021. Já o espelho da redação e pontuação dos treineiros, em março. 

Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem Impresso e o Edital do Enem Digital

Veja também

Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024