Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições do Enem 2017 começam na segunda-feira (08)

Inscrições do Enem 2017 começam na segunda-feira (08)

Prazo este ano será do dia 08 a 19 de maio. A taxa é de R$ 82

Publicado por Érica Caetano
05/05/2017 08h18 , atualizado em 05/05/2017 09h25
Inscrições do Enem 2017 abrem na segunda
Inscrições do Enem 2017 abrem na segunda

Iniciam na segunda-feira, 08 de maio, as inscrições da edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O prazo segue aberto até as 23h59 do dia 19, exclusivamente pela internet.

Este ano, a taxa de inscrição está mais cara e custa R$ 82, o que gerou muita insatisfação dos estudantes que participarão do Exame. Ela poderá ser paga até o dia 24 de maio.

É bom o participante ficar atento aos prazos e horários, já que o MEC orienta que tanto o prazo de inscrições quanto o de pagamento da taxa não será prorrogado em hipótese alguma.

Isenção

Também foram feitas mudanças quanto as regras para a concessão de isenção de taxa. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas continuam ganhando a gratuidade.

A isenção também será concedida para estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.

Os beneficiados com a gratuidade que não comparecerem às provas e nem apresentarem justificativas sobre sua ausência não poderão solicitar o benefício na próxima edição

Confira mais detalhes das mudanças de isenção!

As provas tiveram alteração nos dias de aplicação e, este ano, pela primeira vez, acontecerão em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro, e não mais em um final de semana, como acontecia desde a criação do Enem.

A decisão foi tomada levando em conta os candidatos sabatistas e também o resultado da consulta pública realizada entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. São esperados cerca de 7,5 milhões de estudantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que a partir desta edição, o Exame não irá mais certificar para o Ensino Médio. A certificação voltará a ser pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como era até 2009.

Atendimento Especializado/Específico

Outra novidade é que todos aqueles candidatos que ao se inscreverem, declararem que necessitam de atendimento especializado e/ou específico deverão apresentar seus respectivos documentos comprobatórios no ato da inscrição. 

Estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva poderão contar com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras) e vídeos explicativos, como auxílio e orientação nas provas, pela primeira vez, e em caráter experimental.

Para os participantes surdos e cegos, serão oferecidos guia-intérprete, prova ampliada, superampliada, em braille, tradutor-intérprete de libras, leitura labial, ledor, transcritor e sala de fácil acesso. Veja mais aqui!

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos. 

O resultado do Enem 2017 será divulgado na data provável de 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal. Outros detalhes sobre o Enem 2017 podem ser vistos no Edital.

Veja também

UFSC divulga Edital do Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo ofertará mais de mil vagas. Dentro desse universo, há oportunidades para o IFSC.
Fatec (SP) abre inscrição para o Vestibular 2024/2
Interessados poderão se inscrever até 7 de junho para o Vestibular 2024/2 da Fatec (SP)
Provão Paulista 2023: escolha de cursos para o 2º semestre já pode ser feita
Prazo para indicar opções de cursos do Provão Paulista fica aberto até 29 de abril. Há vagas disponíveis na Fatec e Univesp
Encceja: resultado da justificativa de ausência da edição de 2023 está disponível
Inscrições para o Encceja 2024 serão recebidas entre os dias 29 de abril e 10 de maio
Inscrições para Olimpíada de História do Brasil 2024 estão abertas
Uma das novidades desta edição é que estudantes da rede pública têm inscrição gratuita
Confira dicas de como ensinar inglês na educação básica
Especialista comenta sobre o cenário do ensino de inglês e compartilha dicas a professores
Unesp: inscrição para o Vestibular Meio do Ano 2024 está aberta
160 vagas para as carreiras de engenharias estão sendo oferecidas no Vestibular Meio do Ano 2024 da Unesp
UERJ 2025: inscrição para o 1º Exame de Qualificação do vestibular já pode ser feita
Interessados poderão se inscrever pela internet para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2025 da UERJ até 6 de maio
Isenção no Enem 2024: como fazer a prova de graça?
Será possível fazer esta solicitação até o dia 26 de abril
Pedidos de isenção no Enem 2024 já podem ser feitos
O prazo para solicitar isenção no Enem 2024 e fazer a prova de graça já começou
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Enem 2024: prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição está aberto
Também inicia hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023. Pode participar quem ganhou o benefício mas não compareceu às provas.