Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições para Enem 2021 terminam hoje (14)

Inscrições para Enem 2021 terminam hoje (14)

Provas impressas e digitais estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro em todo o Brasil

Publicado por Silvia Tancredi
14/07/2021 04h00
Com as notas do Enem, é possível ingressar no ensino superior
Com as notas do Enem, é possível ingressar no ensino superior

Estudantes interessados em fazer o Enem 2021 Impresso e Digital podem fazer as inscrições somente até hoje, 14 de julho. O valor da taxa é de R$ 85 e o pagamento pode ser feito até a próxima segunda-feira (19).

Inscreva-se Enem 2021 

O número de inscrições para o Enem Impresso é ilimitado. Pode se inscrever quem está cursando o terceiro ano do ensino médio ou quem já o concluiu. Tambem podem se cadastrar alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, os quais farão as provas como treineiros, ou seja, apenas para conhecer como é o exame.

Antes de começar a inscrição, é necessário criar uma conta no Portal Único do Governo. Quem já tem essa conta pode seguir direto para a página do participante do Enem. No momento de fazer o cadastro no exame educacional, deve-se informar os dados pessoais e a escolaridade e preencher um questionário socioeconomico.

Durante o cadastro, os estudantes também precisam escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a cidade onde querem fazer as provas. A lista de municípios pode ser acessada no Anexo I deste Edital. Esses dados podem ser alterados, mas somente durante o prazo de inscrições.

Ao fazer a inscrição no Enem, será necessário inserir uma foto no sistema. A imagem deve ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro.

Enem Digital

Para o Enem Digital 2021, o número de inscrições é limitado; somente são oferecidas 101.100 vagas.Treineiros não podem se inscrever nessa modalidade. O formato da prova digital será o mesmo que o exame tradicional, mas será feito em computadores. Apenas a redação deverá ser produzida à mão.

Há vagas para o Enem Digital em todos os estados brasileiros. Enquanto alguns oferecem vagas apenas nas capitais, outros disponibilizam oportunidades em mais cidades. No estado de São Paulo, por exemplo, há 23 opções de municípios. A lista com todas as 99 cidades pode ser vista no Anexo I deste Edital.

Saiba mais sobre o Enem Digital

Atendimento especializado

Participantes que precisarem de atendimento especializado no dia das provas também precisam preencher esse campo no momento da inscrições para o Enem 2021. Podem solicitar atendimento especializado gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar. 

Também podem se inscrever no atendimento especializado pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez e outras condições.

A novidade é que, nesta edição, estudantes que optarem pelo Enem Digital também podem pedir atendimento especializado. O Inep anunciou algumas novidades como possibilidade de prova ampliada, superampliada ou com contraste; uso de materiais próprios e tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O resultado das solicitações de atendimento especializado será divulgado no dia 23 de julho. Recursos serão recebidos entre os dias 26 e 30 seguintes. O resultado final sairá em 4 de agosto.

Confira como funciona o atendimento especializado no Enem

Isenção

Estudantes da rede pública, bolsistas da rede particular, inscritos no CadÚnico e pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio já puderam solicitar isenção de taxa de inscrição. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A lista de beneficiados com isenção de taxa foi liberada no dia 9 de junho. Recursos foram recebidos. Já o resultado final foi divulgado no dia 25 de junho. Todos os contemplados com a gratuidade devem fazer a inscrição no Enem 2021 normalmente.

Justificativa de ausência

Estudantes que foram beneficiados com a isenção de taxa do Enem no ano passado e não compareceram às provas tiveram a opção de justificar ausência durante o mesmo prazo de pedidos de isenção. 

Puderam participar pessoas que passaram por situações como acidentes, mortes na família, internação, trabalho, entre outros.

Nome social

Estudantes que efetuarem a inscrição no Enem 2021 e que desejem usar o nome social no dia das provas podem fazer o cadastro entre os dias 19 e 23 de julho. O resultado será liberado no dia 30 de julho. 

Provas 

O Inep ainda informou que o cartão de confirmação de inscrição, com o local onde serão aplicadas as provas, será divulgado em novembro.

Nesta edição, as provas do Enem Impresso e Digital serão aplicadas em novembro, nos mesmos dias, e o conteúdo cobrado também será o mesmo.

Veja abaixo a distribuição das questões:

=>21/11, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de linguagens e códigos + 45 questões de ciências humanas
=>28/11, das 12h30 às 18h30: 45 questões objetivas de ciências da natureza e 45 questões de matemática

Leia também: temas para a redação do Enem 2021

A data do resultado do Enem 2021 ainda não foi informada. Geralmente, as notas saem dois meses depois das provas. 

Por que fazer o Enem?

Ao fazer as provas do Enem, os estudantes podem usar as notas para ingressar em instituições de ensino superiores. Com o desempenho, é possível se inscrever nestes três programas do Ministério da Educação (MEC):

  • SiSU: disponibiliza vagas em instituições de ensino públicas, como universidades federais, universidades estudais, institutos federais, etc.
  • ProUni: oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes da rede pública e de baixa renda.
  • Fies: conta com financiamentos, também em instituições de ensino privadas.

Com as notas do Enem, também é possível se inscrever em vestibulares e estudar em Portugal.

Estude no Mundo Educação

No Mundo Educação, você encontra artigos sobre diversos temas de todas as disciplinas do ensino médio que caem no Enem. Você também pode fazer o nosso simulado e conferir as provas e gabaritos das outras edições do Enem e as correções comentadas das provas dos anos anteriores.

Além disso, você pode ler dicas para mandar bem nas provas do Enem e entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Enem.

Para mais informações sobre o Enem 2021, acesse o Edital do Enem Impresso, o Edital do Enem Digital ou o página do Enem.

Veja também

Aniversário de 331 anos de Curitiba: saiba mais sobre a capital do Paraná
Cidade, considerada uma das mais belas do Brasil, também é a oitava mais populosa
Unila, no Paraná, abre inscrição para Vestibular 2024 via Enem
Podem participar da seleção estudantes que fizeram provas do Enem 2019 a 2023. Oferta é de 605 vagas.
UFMS publica datas dos Vestibulares 2025
Vestibular tradicional e vestibular seriado (PASSE) serão realizados em dezembro
Fatecs (SP) divulgam datas do Vestibular 2024/2: confira o cronograma
Inscrições para o Vestibular 2024/2 das Fatecs (SP) começam no dia 24 de abril
UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs
URCA abre inscrições do PSU 2024/2
Processo seletivo abre mais de mil vagas para diferentes campi da URCA