O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde de hoje, 24 de janeiro, que o prazo de inscrições para a primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi prorrogado até as 23h59 do próximo domingo (27). Antes, elas encerrariam hoje.
De acordo com o órgão, a lentidão eventualmente registrada na página do SiSU resulta do volume massivo de acessos simultâneos. "O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável", informa a assessoria de imprensa.
Ainda segundo o MEC, a partir de hoje a atualização das notas de corte só será feita à zero hora e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). "A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente", explica.
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram o Enem 2018. As notas do exame educacional foram publicadas na última sexta-feira (18). Somente serão válidas as inscrições dos participantes que obtiveram nota acima de zero na redação.
Vagas
Interessados em concorrer a uma vaga no SiSU 2019/1 podem se inscrever em uma das 235.476 oportunidades distribuídas em 129 instituições de ensino públicas de todo o País.
O número de vagas para cada universidade e para cada cidade varia. Para São Paulo, por exemplo, haverá mais de 15 mil vagas. Já para Santa Catarina, serão 7,7 mil chances.
Confira a lista de instituições que participam do SiSU
Os participantes do SiSU podem escolher até duas opções de cursos. Será possível mudar a escolha até às 23h59 desta quinta-feira. Com isso, o candidato pode selecionar a graduação para a qual sua nota permite a classificação.
As notas de corte (pontos mínimos necessários para o número de vagas) e desempenho individual do candidato serão liberados a partir do segundo dia de inscrições. As notas mudam conforme a modalidade de participação (cotas ou ampla concorrência), número de inscritos para cada curso e quantidade de vagas oferecidas pela instituição.
Veja como funcionam as notas de corte do SiSU
Resultado
Segundo o Edital do SiSU 2019/1, a previsão é de que a chamada regular seja publicada no dia 28 de janeiro. Os convocados deverão comparecer às instituições entre os dias 30 de janeiro e 4 fevereiro.
Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vagas poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro. Neste caso, os estudantes deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.
Ainda conforme o Edital, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá mais participar da lista de espera.
Leia mais sobre a Lista de Espera do SiSU
As chamadas da lista de espera serão divulgadas pelas próprias instituições de oferta das vagas. Neste caso, cada universidade deve divulgar editais, com prazos e procedimentos específicos.
Para mais informações, acesse o Edital ou o site do SiSU.