Estudantes interessados em concorrer a uma vaga em uma instituição pública de ensino podem se cadastrar na segunda edição de 2019 do (SiSU) somente até hoje, 7 de junho.
A inscrição pode ser feita por estudantes que participaram da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, obtiveram nota acima de zero na prova de redação.
O SiSU oferece mais de 59 mil vagas em 76 instituições públicas de ensino, como universidades federais e estaduais, institutos federais e municipais.
O último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) contabilizou os números do sistema até as 09h desta sexta-feira. O início das inscrições foi no dia 04.
O número de participantes já é de 575.303. Como o sistema permite que os estudantes escolham mais de uma opção de curso, já foram realizadas 1.089.346 inscrições.
Até ontem (6), os estados com mais candidatos também eram os que oferecem mais vagas: Rio de Janeiro (12.937), Minas Gerais (8.479), Bahia (6.745) e Paraíba (5.990). Juntos, representam 37% do total de estudantes que já estão participando: mais de 530 mil.
Administração, Pedagogia, Ciências Biológicas, Química e Matemática são os cinco cursos que oferecem mais vagas no SiSU 2019/2. Contudo, Medicina e Direito são os cursos mais procurados.
Como se inscrever no SiSU 2019/2?
Durante a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
É preciso também especificar a ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno, além da modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
- Às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
- Às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao SiSU;
- Às vagas destinadas à ampla concorrência.
O candidato não poderá fazer a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.
A edição de 2019 do SiSU será realizada em chamada única e o resultado está previsto para ser divulgado em 10 de junho.
O selecionado deverá realizar sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado na chamada regular, entre os dias 12 e 17 de junho, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.
Lista de espera
Para participar da lista de espera é necessário manifestar seu interesse por meio da página do SISU, na internet, no período de 11 de junho até as 23 horas e 59 do dia 17 de junho. O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção.
Saiba mais sobre a Lista de Espera do SiSU
Para mais informações, acesse o site do SiSU.