Abriu na manhã de hoje (4) o prazo de inscrições para a segunda edição de 2019 do (SiSU). Os interessados podem fazer o cadastro até a próxima sexta-feira, 7 de junho.
O SiSU oferece mais de 59 mil vagas em instituições públicas de ensino, como universidades federais e estaduais, institutos federais e municipais.
Somente podem se inscrever estudantes que participaram da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, obtiveram nota acima de zero na prova de redação.
Veja passo a passo para se inscrever no SiSU
Durante a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
É preciso também especificar a ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno, além da modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
- Às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
- Às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao SiSU;
- Às vagas destinadas à ampla concorrência.
O candidato não poderá fazer a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.
Até o fim do prazo, os estudantes podem alterar as opções informadas, quantas vezes julgarem necessárias, bem como cancelar a inscrição.
A edição de 2019 do SiSU será realizada em chamada única e o resultado está previsto para ser divulgado em 10 de junho.
O selecionado deverá realizar sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado na chamada regular, entre os dias 12 e 17 de junho, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.
Lista de espera
Para participar da lista de espera é necessário manifestar seu interesse por meio da página do SISU, na internet, no período de 11 de junho até as 23 horas e 59 do dia 17 de junho. O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção.
Saiba mais sobre a Lista de Espera do SiSU
Números SiSU 2019/2
O SiSU 2019/2 oferece 1.757 mais vagas (3%) que a 2ª edição do ano passado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), nesta edição a oferta é de 59.028 vagas, enquanto o SiSU 2018/2 ofertou 57.271 vagas.
O MEC informou que 76 instituições de ensino vão disponibilizar vagas. A maioria das oportunidades (40.658) são oferecidas por universidades federais.
Confira as cinco instituições que vão oferecer mais vagas:
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): 4.388
- Universidade Federal Fluminense (UFF): 4.262
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 3.806
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA): 3.373
- Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): 2.805
Conforme o MEC, 25.390 vagas destinam-se a ampla concorrência, 26.535 para Lei de Cotas e 448 para a Ação Afirmativa.
Administração, Pedagogia, Ciências Biológicas, Química e Matemática são os cinco cursos que terão mais vagas no SiSU 2019/2.
Para mais informações, acesse o site do SiSU.