Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação, o 2º processo seletivo de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) registrou 1.355.809 inscrições de 701.422 candidatos até o meio-dia de hoje, 14 de junho.
O número registrado até o momento já é superior ao da última edição, que foi de 642.878 candidatos. Desta vez, 39.724 vagas estão sendo oferecidas em 54 instituições de ensino. Os interessados têm até às 23h59 desta sexta-feira para se inscreverem, por meio deste site.
No ato da inscrição, o estudante deve escolher duas opções de graduação e informar se irá concorrer às vagas em ampla concorrência ou em políticas afirmativas (cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.). O acompanhamento da classificação parcial e da nota de corte pode ser feito on-line pelo link de acompanhamento da inscrição.
O resultado da 1ª chamada será disponibilizado na segunda-feira, 17 de junho. Os candidatos selecionados deverão efetivar suas matrículas de 21 a 25 de junho. Caso contrário, eles perdem o direito à vaga.
A segunda chamada será liberada no dia 1º de julho, com registro acadêmico entre os dias 05 a 09. Já o interesse pela lista de espera pode ser manifestado de 1º a 12 de julho. A convocação dos candidatos desta lista terá início no dia 17 seguinte.
O SiSU
Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o SiSU é um sistema de reserva de vagas voltado, exclusivamente, para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, mais de 30 mil vagas são oferecidas, semestralmente, por instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Os candidatos mais bem classificados em cada curso são selecionados conforme suas notas no Enem e/ou pesos atribuídos ao desempenho em cada disciplina no Exame. Para se inscrever, o estudante precisa ter participado da última edição do Enem, com nota maior do que zero na redação. O SiSU é disponibilizado duas vezes ao ano.