O Ministério da Educação (MEC), por meio de nota publicada nesta segunda-feira, 23 de maio, esclareceu que continuará a oferecer os programas Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no segundo semestre deste ano.
De acordo com o órgão, o Fies estava sem recursos para disponibilizar novas vagas, porém “negociou com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a liberação necessária para garantir as inscrições no segundo semestre deste ano”. As datas do cadastro para o processo seletivo do Fies 2016/2 devem ser divulgadas até o fim do mês de junho.
O MEC disse ainda que o governo de Dilma Rousseff não deixou orçamento para o Pronatec, porém o programa não será interrompido, uma vez que o órgão “busca outra solução com o Sistema S, o que vai assegurar as vagas”.
A nota do MEC foi divulgada algumas horas depois que o jornal Estadão soltou reportagem com o título “Governo suspende novas vagas para Pronatec e Fies”. A matéria do impresso falava ainda que o Programa Universidade para Todos (ProUni) também não ofereceria oportunidades no segundo semestre deste ano. Na nota do MEC, não há referência a esse programa.
Veja também:
Edital do Fies 2016/2 está disponível
Pronatec 2016 vai oferecer 2 milhões de vagas