O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde desta quinta-feira, 16 de junho, por meio de coletiva de imprensa, que as inscrições para a segunda edição de 2016 do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) serão realizadas de 24 a 29 de junho.
Tire suas dúvidas sobre o Fies
De acordo com o órgão, inicialmente os estudantes poderiam fazer o cadastro de 14 a 17 de junho, porém o cronograma foi adiado depois de ajustes no programa e da troca de ministros.
Confira as datas do Fies 2016/2:
Divulgação MEC
No Fies 2016/2, serão oferecidas 75 mil vagas. Entre as novidades desta edição, está a exigência de que os candidatos tenham, no máximo, renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Até a edição anterior, era necessário ter 2,5 salários. Essa foi uma solicitação das instituições particulares que ofertam vagas para que elas sejam preenchidas.
Em abril, o MEC atendeu outro pedido das instituições, priorizando cursos das áreas de Engenharia e Saúde. Mas o novo ministro da educação, Mendonça Filho, afirmou que a distribuição das vagas seguirá o critério adotado no primeiro semestre.
Conforme anunciado no mês de março, caso haja vagas remanescentes, será realizado processo seletivo específico. Saiba mais.
O programa
Podem participar do Fies os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 3 salários mínimos (R$ 2.640) e que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram média de 450 pontos e não zeraram a redação.