Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. MEC divulga novas regras para o Fies 2015/2

MEC divulga novas regras para o Fies 2015/2

Novas regras são válidas para contratos fechados a partir do 2º semestre de 2015

Publicado por Érica Caetano
03/07/2015 07h50 , atualizado em 03/07/2015 09h09

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na manhã de hoje, 03 de junho, por meio de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.) as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre deste ano. As medidas já haviam sido anunciadas no último dia 26, pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

De acordo com o documento, as mantenedoras de Instituições de Educação Superior que queiram participar do Fies 2015/2 deverão assinar o Termo de Participação de 06 e 17 de julho. Para o meio do ano o Fies terá três prioridades: oferecer mais contratos de cursos com maior qualidade, priorizando os com notas cinco, ampliar o acesso aos cursos de formação de professores da área de engenharia e da área de saúde e aumentar a oferta para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, à exceção do Distrito Federal.

Veja aqui o Edital

Anteriormente, não havia uma definição de critério e disposição de prioridade entre regiões e estados, sendo que mais da metade dos contratos eram referentes a universitários dos estados do Sudeste e Sul, além do Distrito Federal. Já em relação aos cursos prioritários, a medida deve-se por estes serem considerados graduações que podem auxiliar no desenvolvimento do país, além de atenderem também demandas sociais. No entanto, os outros cursos continuam sendo atendidos pelo Financiamento normalmente. 

Como já citado acima, o foco ficará em cursos que tenham notas 5, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES). Anteriormente, era exigida somente a avaliação positiva do órgão. Mas serão considerados os cursos com conceito igual ou maior do que 3. Desde o primeiro semestre deste ano esta forma de critério foi adotada.

Saiba mais sobre o Fies

Outra novidade é que pela primeira vez o MEC obteve desconto de 5% nas mensalidades que serão financiadas pelo Fies. Já em relação aos juros, até a última edição do programa eles eram de 3,4% ao ano. Agora, serão de 6,5%, o que representa valor alinhado à inflação atual, de acordo com Janine.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Também há um novo teto familiar para quem deseja participar do Fies. Agora, a renda per capita deverá ser de 2,5 salários mínimos (R$ 1.970 mil). A anterior era de renda familiar bruta de 20 salários mínimos (R$ 15.760 mil). 

Enem

Para participar do Fies é preciso que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2010 em diante, tendo obtido 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. Esta medida está em vigor para contratos firmados a partir deste ano, já que anteriormente era necessário somente ter feito as provas do Enem.

Desde o final do ano passado, conforme portaria publicada no período, também ficou determinado que alunos de cursos ou de instituições superiores diferentes não poderão mais ser beneficiados simultaneamente pelo Fies e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). A partir da nova medida, o estudante somente poderá utilizar ambos os benefícios se tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies para o mesmo curso ministrado na mesma instituição de ensino. 

Confira mais aqui!

O prazo para o estudante começar a quitar o financiamento do seu referido curso é de 18 meses após a conclusão do curso. A segunda edição de 2015 do Fies já tinha sido confirmada em 08 de junho e a oferta será de 61.500 novos contratos. Ainda não foi divulgado o período de inscrições desta edição.

Fies

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Na primeira edição do Fies de 2015, foram recebidos aproximadamente 500 mil novos pedidos de contratos e pouco mais da metade (252.442) foram atendidos. Veja o balanço! Com a oferta dos mais de 61 mil novos financiamentos na edição de meio de ano, o número para 2015 chegará a 314 mil vagas. 

Veja também

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.

Hoje é último dia para se inscrever na seleção de vagas Olímpicas 2022 da Unicamp
Podem participar desta seletiva estudantes que receberam medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Uespi terá mais de 2,5 mil vagas no SiSU 2022/1
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas de 15 a 18 de fevereiro

Paraná: UEM publica local de prova do Vestibular 2021
Candidatos às mais de 2,3 mil vagas farão provas no dia 20 de fevereiro, em Maringá e outras dez cidades do estado

Pré-vestibular gratuito da Unesp Araraquara 2022 está com inscrições abertas
No total, cursinho oferece 190 vagas, as quais estão divididas em três turmas ministradas de manhã e à noite

Cursinho gratuito 2022 no Distrito Federal recebe inscrições para 4 mil vagas
Pré-vestibular vai preparar estudantes para o Enem 2022 e para os vestibulares da UnB

Faculdade de Direito de Franca aplica provas do seu Vestibular 2022/1 neste domingo (23)
As provas acontecem das 14h às 18h, em Franca/SP. Locais de prova já estão disponíveis.

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações