Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. MEC prorroga até 20 de julho as renovações de contratos do Fies

MEC prorroga até 20 de julho as renovações de contratos do Fies

Os estudantes devem realizar os aditamentos no sistema informatizado do programa, o SisFIES

Publicado por Silvia Tancredi
30/06/2015 00h01 , atualizado em 30/06/2015 07h47

Estudantes que já utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até o dia 20 de julho para renovar os contratos. O prazo, que encerraria nesta terça-feira, 30 de junho, foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de hoje. Esta é a terceira vez que o prazo de aditamento é prorrogado. Segundo o MEC, o prazo foi estendido das outras vezes por conta de cerca de 100 mil alunos ainda não terem concluído o processo. 

Na mesma publicação do Diário Oficial também é informada a prorrogação, para a mesma data, para aqueles que queiram realizar transferência integral de curso ou de instituição de ensino, de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento e para realização de aditamento de suspensão temporária do financiamento referente ao 2º semestre de 2013 e aos 1º e 2º semestres de 2014.

Renove o seu contrato do Fies

Tire suas dúvidas sobre o Fies

O programa existe desde 1999 e tem como objetivo financiar para estudantes sem condições econômicas as mensalidades em cursos superiores particulares. Atualmente, o Fies oferece cobertura da mensalidade a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos em mais de 1,6 mil instituições.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fies 2015/2

Em 8 de junho, o ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, confirmou a edição de meio de ano de 2015 do Fies. No último dia 26, ele anunciou a oferta de 61.500 novos contratos. Segundo ele, para esta edição haverá três prioridades: oferecer contratos de carreiras com mais qualidade, ampliar o acesso aos cursos de formação de professores, de engenharia e de saúde e, ainda, aumentar os financiamentos para moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Outra novidade anunciada por Janine é que, pela primeira vez, o MEC obteve desconto de 5% nas mensalidades que serão financiadas pelo Fies. Além disso, os juros aumentarão para 6,5%, o que representa valor alinhado à inflação atual.

Saiba mais sobre o Fies

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.