UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Segunda edição do Fies deste ano é confirmada

Segunda edição do Fies deste ano é confirmada

Declaração foi feita pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, por meio da página do Facebook

Publicado por Érica Caetano
09/06/2015 09h09 , atualizado em 09/06/2015 10h55

Foi confirmada na noite de ontem, 08 de junho, a realização da 2ª edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda este ano. A declaração foi feita pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, por meio da página do Facebook.

Segundo o ministro, será priorizado a formação de professores além de cursos da área de saúde e de engenharia. O que não quer dizer que outros cursos serão excluídos. No entanto, a medida foi tomada, segundo Janine, reconhecendo as necessidades mais prementes.

De acordo com a divulgação, tudo indica que o programa seguirá os mesmos critérios já utilizados na primeira edição deste ano. Ou seja, vai priorizar os cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), lembrando que as notas vão até 5. Além disso, as regiões Norte e Nordeste também serão priorizadas, visto que estas possuem necessidades especiais. Mais detalhes como o cronograma completo, demais datas e detalhes deverão ser anunciados em breve.

O Fies

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Na primeira edição deste ano, foram firmados 252 mil contratos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ministro da Educação havia informado, quando a 1ª edição deste ano do Fies foi finalizada, que não haveria verba para a assinatura de novos contratos para o próximo semestre. Segundo os números do MEC, o orçamento para a edição foi de 2,5 bilhões para novos contratos e 15 bilhões no total para o ano (novos contratos e renovações).

No mês passado, a Presidente da República, Dilma Rousseff, deu declaração afirmando que o governo estava avaliando a possibilidade da abertura de novos contratos do Fies para o segundo semestre deste ano. E a partir do 1º semestre do ano que vem (2016) a expectativa é que os estudantes sejam selecionados para o Programa por meio dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, a 1a edição do Fies deste ano recebeu aproximadamente 500 mil novos pedidos de contratos e pouco mais da metade (252.442) foram atendidos. O prazo encerrou no dia 30 de abril e, na época, foi reforçado que não havia mais verba para novas adesões. Saiba mais aqui!

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Enem 2025: período de recurso da isenção de taxa encerra hoje (16)
Participantes que tiveram o pedido recusado podem interpor recurso na Página do Participante até o final do dia.
Provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia são aplicadas hoje (16)
Haverá a distribuição de 80 mil medalhas aos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
UFMG anuncia datas e livros do 1º Vestibular Seriado 2025
Esta será a primeira seleção seriada da instituição mineira.
Paraná: UEM abre inscrição do Vestibular de Inverno 2025
Processo seletivo oferece 936 vagas. Há reserva de chances para cotistas.
O que estudar de matemática para o Encceja 2025?
Matemática no Encceja é uma prova relevante para a conquista do diploma.
MEC publica resultado da lista de espera do Fies 2025. Veja selecionados
Conforme ministério, estudantes serão convocados até o dia 22 de maio por meio do FiesSeleção
Cederj prorroga inscrição do Vestibular 2025/2
Consórcio oferece 6.965 vagas em cursos superiores a distância e semipresenciais
UFG: local de prova do Vestibular 2025/2 para Cidade Ocidental pode ser conferido
As provas serão aplicadas no dia 18 de maio, para concorrer por 240 vagas em cursos de graduação da UFG campus Cidade Ocidental.
UFSC e IFSC 2025/2: inscrições para vestibular via notas do Enem terminam hoje (15)
Mais de 1 mil vagas estão disponíveis em cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Desmatamento no Brasil cai 32,4% em 2024: entenda o que estudar sobre o tema
Cerrado foi o bioma com maior área desmatada em 2024, segundo dados de relatório anual do MapBiomas
Universidade de Lisboa abre inscrição para Vestibular 2025 de Medicina via notas do Enem
Brasileiros podem concorrer às vagas para o curso de Medicina na Universidade de Lisboa por meio das notas do Enem
Locais de prova do vestibular 2025/2 da UEG são divulgados
A aplicação das provas do vestibular 2025/2 da UEG acontecerá no domingo, dia 18 de maio.