O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 26 de maio, que o prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será prorrogado até o dia 30 de junho. Anteriormente, ele seria finalizado nesta semana, mais precisamente na sexta-feira (29). Esta é a segunda vez que a data é prorrogada. A medida foi tomada por conta de cerca de 100 mil alunos ainda não terem concluído o processo de aditamento.
Tire suas dúvidas sobre o Fies
Está previsto de ser publicado amanhã, dia 28, a portaria que regulamenta a ampliação do prazo mais uma vez. Nesta terça-feira, o MEC se reuniu com representantes das instituições privadas de ensino superior para debater o Fies.
Exigência Enem para o Fies
Também foi publicado ontem, por meio do Diário Oficial da União (D.O.U.), a Portaria Normativa nº 7, de 25 de maio de 2015, que exige a partir de 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os interessados em solicitar o benefício do Fies.
Atualmente, o Fies não exige o Enem para professores de escolas públicas da educação básica em efetivo exercício do magistério e estudantes que formaram no ensino médio até 2010. Essas pessoas também terão que fazer o Enem, caso tenham interesse no Fies a partir de 2016. Aqueles que já possuem contratos não serão afetados pela mudança.
Saiba mais sobre o Enem e Fies
Para solicitar o Fies é preciso, entre outras coisas, ter média de 450 pontos no último Enem, sem ter zerado a redação. A exigência da média foi uma das novidades da edição deste ano, que teve 252.442 novos contratos. O MEC estuda uma nova edição do Fies para o segundo semestre. Saiba mais aqui!
Enem
Os interessados em solicitar o Fies devem se inscrever no Enem 2015 até o dia 05 de junho. A taxa é de R$ 63, mas estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e pessoas de baixa renda podem solicitar isenção. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.
O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior, a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos em mais de 1,6 mil instituições.
*com informações da Agência Brasil