A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) prorrogou até 20 de junho, o prazo de solicitações de isenção de taxa de inscrição do Vestibular tradicional 2023 e pelas notas do Enem. Eles seriam recebidos inicialmente até ontem, dia 07. Os interessados podem se inscrever, exclusivamente pela internet, por meio deste link.
A partir deste ano, a Comissão abriu a possibilidade para estudantes que são ou foram bolsistas em escolas particulares ou privadas solicitarem o benefício. O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2022 o ensino médio.
Além da condição citada acima, conforme este Edital, podem participar os candidatos que se encaixam nestas três modalidades.
I - Candidatos de baixa renda e de escola pública (Modalidade 1);
II - Candidatos funcionários da Unicamp ou Funcamp (Modalidade 2);
III - Candidatos aos cursos de Licenciatura e Tecnologia em período noturno (Modalidade 3).
A Comvest está oferecendo 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.
Para solicitar a isenção na nova modalidade, os interessados deverão comprovar ter recebido bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas, em todo ensino médio (ou alternativamente, ter cursado escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC e/ou outra instituição privada que mantém educação gratuita, em todo o ensino médio) e estar integrado a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a um salário mínimo e meio mensal por morador.
Documentação
Candidatos que estudaram ou concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) precisam apresentar documentação comprobatória.
Para ajudar estudantes que possam ter dificuldade em conseguir a documentação durante a pandemia de coronavírus, principalmente junto às escolas, pode-se anexar uma declaração. Matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir o Histórico Escolar pela internet e depois salvar em PDF.
Resultado
O resultado dos pedidos de isenção de taxa será divulgado no dia 29 de julho. Os contemplados com a gratuidade também precisam se inscrever no processo seletivo, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.
Unicamp 2023
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou as principais datas do vestibular 2023 da Unicamp. Confira abaixo:
A primeira fase do Vestibular 2023 da Unicamp será realizada no dia 06 de novembro, já a segunda etapa será feita nos dias 11 e 12 de dezembro. Até então os candidatos passavam pela segunda fase do processo seletivo no mês de janeiro do ano de ingresso.
Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a antecipação da segunda etapa para dezembro beneficia os candidatos já que eles podem concluir o ciclo da avaliação no mesmo ano.
As provas de habilidades específicas devem ser realizadas em setembro e outubro aos candidatos interessados em cursar Música. Para os demais cursos que exigem a aplicação de provas específicas como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, os testes serão realizados entre os dias 04 e 06 de janeiro de 2023.
A Unicamp divulgará a primeira chamada no dia 06 de fevereiro de 2023. Já as matrículas online acontecerão entre 07 e 09 de fevereiro. A previsão é de até oito chamadas.
Obras literárias
Confira as obras que serão cobradas no Vestibular 2023 da Unicamp:
- Carta de Achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha
- Niketche – uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane
- Tarde, de Olavo Bilac
- Bons dias, de Machado de Assis
- Sonetos selecionados de Luís de Camões
- Sobrevivendo no inferno, de Racionais Mc’s
- O seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles
- O marinheiro, de Fernando Pessoa
- A falência, de Júlia Lopes de Almeida
- O Ateneu, de Raul Pompeia
Mais informações no site da Comvest.