Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)

O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Publicado por Érica Caetano
10/07/2020 00h30

Encerra nesta quinta-feira, 10 de julho, o prazo de inscrições para a segunda edição de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Elas tiveram início no último dia 07. 

Inscreva-se SiSU 2020/2

O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Conforme as regras do programa do Ministério da Educação (MEC), somente podem se inscrever estudantes que fizeram as provas do Enem 2019 e que não zeraram a redação. 

O candidato pode escolher entre duas opções de cursos de graduação, as quais podem ser alteradas durante todo o prazo de inscrições. 

Novidades

Uma novidade nesta edição é que, antes de se cadastrar no SiSU, o concorrente precisa fazer a inscrição no site do Governo Federal. Quem já tem esse cadastro pode entrar com esses dados no site do SiSU

Outra novidade é que, pela primeira vez, o SiSU passa a oferecer cursos ministrados via Ensino a Distância (EaD). Além disso, as instituições de ensino que oferecem vagas pelo SiSU precisam, a partir de agora, possibilitar que os estudantes façam as matrículas on-line para evitar contato durante a pandemia do coronavírus. 

Leia também: como funcionam os cursos oferecidos via EaD

Vagas

O SiSU 2020/2 disponibiliza 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior. As chances estão divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. 

Consulte vagas do SiSU 2020/2

No caso das instituições federais, pelo menos metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pesos mínimos

Cada universidade tem autonomia para determinar pesos diferentes para cada prova do Enem no SiSU. Mas é comum que as provas de uma área específica tenham mais peso para cursos da mesma área. Por exemplo, para a carreira de Medicina exigem-se notas mais altas nas provas de ciências da natureza. 

As universidades também adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Sendo assim, se o concorrente não tiver a nota mínima, pode ser que não consiga se inscrever no curso em questão. 

Notas de corte

A partir do segundo dia de inscrições para o SiSU 2020/2, já foi liberada a nota de corte, que é menor média para o candidato ser selecionado no curso de escolha. Essa nota é obtida com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

É importante destacar que as notas de corte mudam com frequência. Então, o estudante precisa acompanhá-las e compará-las com outros cursos e instituições de interesse. 

Saiba mais sobre as notas do corte do SiSU

Datas SiSU 2020/2

A previsão é que o resultado do SiSU 2020/2 seja divulgado no dia 12 de julho. Quem for aprovado deverá fazer as matrículas entre os dias 16 e 21 de julho. 

Os estudantes que não forem convocados na primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera. A manifestação de interesse nas vagas deverá ser feita de 14 a 21 de julho. 

Para mais detalhes, acesse o Edital do SiSU ou o site do SiSU.

Veja também

Vestibular 2021/2 de Medicina da UniEvangélica (GO) ocorre neste domingo
Processo seletivo para preenchimento das 80 vagas será realizado à tarde na sede da instituição, em Anápolis

Provas do Vestibular de Inverno 2021 de Medicina da Acafe são aplicadas
No total, mais de 4 mil vestibulandos são esperados para a seleção que acontece nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra e Rio do Sul.

Rio Grande do Sul: UCS e URI realizam Vestibulares 2021/2
Primeira seleção será presencial para curso de Medicina e segunda, para todos os cursos pela internet

Univesp começa a aplicar as provas do seu Vestibular 2021
Inscritos no Eixo de Licenciaturas passam pelos testes hoje. Já os inscritos no Eixo de Computação, no próximo domingo, 20 de junho.

Insper (SP) aplica provas da primeira fase do Vestibular 2021/2
Concorrentes dos cursos de Administração, Economia e Engenharias serão avaliados pela internet

Unesp abre inscrições para Vestibular 2021 via Enem
Para participar deste processo seletivo, candidato precisa ter feito provas das edições de 2019 ou 2020 do Enem

Inscrições do Vestibular IFTO 2021/2 já podem ser feitas
Estão sendo oferecidas 290 oportunidades para cursos superiores presenciais. Seleção será por histórico escolar.

Pré-Enem 2021 Seduc on-line, no Piauí, inicia aulas gratuitas no próximo domingo (13)
Aulas do cursinho serão disponibilizadas em todos os canais de comunicação da Secretaria do Estado da Educação do estado

Provas do Vestibular 2021 da PUCRS são aplicadas amanhã (12)
A PUCRS está oferecendo no Vestibular de Inverno 2021 1.960 vagas. As oportunidades são para Porto Alegre/RS.

UFU (MG) está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo oferecidas pela UFU 1.614 vagas, sendo 812 para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021/2 das Fatecs (SP) é finalizado
O Vestibular das Fatecs oferece um total de 18.160 vagas, distribuídas entre os 84 cursos superiores de tecnologia em várias cidades do estado.

Locais de prova e concorrência do Vestibular 2021 da UENP estão disponíveis
As provas do Vestibular 2021 da UENP estão marcadas agora para dia 20 de junho. Inicialmente, a seleção ocorreria no dia 18 de abril, mas acabou sendo adiada por conta da pandemia do coronavírus.