UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)

O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Publicado por Érica Caetano
10/07/2020 00h30

Encerra nesta quinta-feira, 10 de julho, o prazo de inscrições para a segunda edição de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Elas tiveram início no último dia 07. 

Inscreva-se SiSU 2020/2

O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Conforme as regras do programa do Ministério da Educação (MEC), somente podem se inscrever estudantes que fizeram as provas do Enem 2019 e que não zeraram a redação. 

O candidato pode escolher entre duas opções de cursos de graduação, as quais podem ser alteradas durante todo o prazo de inscrições. 

Novidades

Uma novidade nesta edição é que, antes de se cadastrar no SiSU, o concorrente precisa fazer a inscrição no site do Governo Federal. Quem já tem esse cadastro pode entrar com esses dados no site do SiSU

Outra novidade é que, pela primeira vez, o SiSU passa a oferecer cursos ministrados via Ensino a Distância (EaD). Além disso, as instituições de ensino que oferecem vagas pelo SiSU precisam, a partir de agora, possibilitar que os estudantes façam as matrículas on-line para evitar contato durante a pandemia do coronavírus. 

Leia também: como funcionam os cursos oferecidos via EaD

Vagas

O SiSU 2020/2 disponibiliza 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior. As chances estão divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. 

Consulte vagas do SiSU 2020/2

No caso das instituições federais, pelo menos metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pesos mínimos

Cada universidade tem autonomia para determinar pesos diferentes para cada prova do Enem no SiSU. Mas é comum que as provas de uma área específica tenham mais peso para cursos da mesma área. Por exemplo, para a carreira de Medicina exigem-se notas mais altas nas provas de ciências da natureza. 

As universidades também adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Sendo assim, se o concorrente não tiver a nota mínima, pode ser que não consiga se inscrever no curso em questão. 

Notas de corte

A partir do segundo dia de inscrições para o SiSU 2020/2, já foi liberada a nota de corte, que é menor média para o candidato ser selecionado no curso de escolha. Essa nota é obtida com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

É importante destacar que as notas de corte mudam com frequência. Então, o estudante precisa acompanhá-las e compará-las com outros cursos e instituições de interesse. 

Saiba mais sobre as notas do corte do SiSU

Datas SiSU 2020/2

A previsão é que o resultado do SiSU 2020/2 seja divulgado no dia 12 de julho. Quem for aprovado deverá fazer as matrículas entre os dias 16 e 21 de julho. 

Os estudantes que não forem convocados na primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera. A manifestação de interesse nas vagas deverá ser feita de 14 a 21 de julho. 

Para mais detalhes, acesse o Edital do SiSU ou o site do SiSU.

Veja também

Dia do Estudante: alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) compartilham trajetórias
Neste Dia do Estudante, conheça estudantes de engenharias do IME que compartilham sobre como foi a preparação para o vestibular e o dia a dia da graduação
Fuvest 2026: confira Guia de Carreiras com vagas do vestibular da USP
Inscrições para o Vestibular 2026 da Fuvest começam em 18 de agosto
Manual da Unicamp disponível: confira orientações para Vestibular 2026
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibilizou para consulta Manual de Ingresso para Vestibular 2026. Inscrições abertas até 1º de setembro.
UFAM: resultado da isenção de taxa do PSI 2026 está disponível
São oferecidas 636 vagas em cursos de graduação em campus localizados no interior do Amazonas, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
Encceja 2025: reaplicação de provas pode ser solicitada até sexta (8)
Mais de 700 mil se inscreveram para provas do Encceja 2025
Edital do Vestibular 2026 da UnB é divulgado: confira datas, vagas e regras
Provas do Vestibular 2026 da UnB acontecerão nos dias 22 e 23 de novembro
Fies 2025.2: MEC começa convocação de aprovados na lista de espera
Foram ofertadas 74,5 mil vagas em financiamentos no Fies 2025.2 por meio das notas do Enem
UECE 2026: período de isenção de taxa encerra hoje (6)
São ofertadas 2.880 vagas em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
Tema de redação para o Enem 2025: corrija texto sobre polarização política
Envie e receba a correção gratuita sobre o tema de polarização política pelo Corrige Aqui
Lei Magnitsky: especialista explica o que é e quais são as punições da medida
Lei Magnitsky foi aplicada pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF)
UFU 2025.2: resultado do vestibular está disponível
Candidatos que participaram da 1ª e 2ª fase concorrem a mais de 1,6 mil vagas em cursos de graduação.
Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2025: mais de 100 mil estudantes fazem provas a partir desta terça (5)
Estudantes medalhistas da OBG 2025 poderão entrar no ensino superior por meio de vestibulares específicos para vagas olímpicas