Interessados em participar da segunda edição de 2013 do ProUni (Programa Universidade para Todos) poderão se inscrever a partir desta sexta-feira, 21 de junho, através do próprio site do Programa. Serão aceitas inscrições até as 23h59 da próxima terça-feira, dia 25.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, dia 17, serão ofertadas 90.010 bolsas. Foram confirmadas até o momento, 55.658 integrais e outras 34.352 parciais, ou seja, de 50% do valor da mensalidade. Instituições de ensino superior que estiverem irregulares não terão direito de participar do ProUni. Leia mais.
O resultado da primeira chamada está previsto para o dia 28 deste mês, com comprovação das informações entre 28 de junho a 05 de julho. A segunda convocação será em 13 de julho, com confirmação dos dados de 15 de julho a 19 de julho.
Nos próximos dias deverá ser publicado o Edital do ProUni 2013/2 através do Diário Oficial.
ProUni
Com foco na inclusão de qualidade e na transformação de jovens estudantes em universitários e futuros profissionais diplomados, o Ministério da Educação (MEC) desenvolveu o ProUni (Programa Universidade para Todos). Criado em 2004, ele é destinado a estudantes que não conseguiram uma vaga em universidades públicas e não possuem renda suficiente para arcar com as mensalidades de uma faculdade particular.
O ProUni oferece a estudantes de todo o Brasil bolsas parciais ou integrais, entretanto, para concorrer é necessário preencher alguns pré-requisitos. O primeiro e mais importante deles é ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que a prova é usada como principal critério de avaliação. Sendo assim, a garantia de bolsas de estudo está vinculada ao desempenho do candidato no Exame, desde que a média obtida no último ano ultrapasse o valor mínimo de 400 pontos. Leia mais sobre o Programa clicando aqui.