Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Cotistas representam 42,4% dos inscritos no SiSU 2013/2

Cotistas representam 42,4% dos inscritos no SiSU 2013/2

Dos 788.819 candidatos inscritos, 334.461 se declararam como cotistas. Diferença na nota de corte entre cotas e ampla concorrência ficou em torno de 4%.

Publicado por Wanja Borges
18/06/2013 13h40 , atualizado em 18/06/2013 13h42

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira, 17 de junho, dos 788.819 candidatos inscritos na segunda edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), 334.461 são cotistas, ou seja, 42,40% dos inscritos serão beneficiados pela Lei de Cotas. Do total de 1.527.446 inscrições recebidas, 493.613 correspondem às ações afirmativas. 

Pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo lideram o ranking com 143.594 inscritos. Já em relação à nota de corte, a diferença é mínima (cerca de 4%), como ressaltou o ministro Aloizio Mercadante. No curso de Medicina, por exemplo, a média das notas para ampla concorrência é de 784, enquanto para cotistas é de 758. Em Engenharia, o número chega a 716 e 682, respectivamente. 

Na visão do ministro, esta pequena diferença mostra que os melhores alunos das instituições públicas participam do SiSU em igualdade de condições com alunos oriundos da rede particular. Segundo ele, o percentual comprova a qualidade das escolas públicas. Por outro lado, Mercadante ressaltou que a educação pública ainda é insuficiente e que muito ainda precisa ser feito para melhorá-la. 

Nesta edição, estão sendo oferecidas 39.724 vagas em 54 instituições de ensino. A primeira lista de chamadas foi divulgada na manhã de ontem, nesta página. Os candidatos selecionados têm de 21 a 25 de junho para se matricularem junto à instituição para o qual foram aprovados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda chamada será disponibilizada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 seguintes. Além disso, entre os dias 1º e 12 de julho, os candidatos poderão manifestar interesse pela lista de espera, utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas não ocupadas nas duas chamadas regulares. O resultado estará disponível a partir do dia 17. Confira mais dados do balanço apresentado pelo MEC: 

Universidades
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a instituição mais procurada da seleção com 124.778 inscritos, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) que registraram 119.283 e 109.503 inscritos, respectivamente. 

Cursos
Dos 10 cursos mais procurados, Medicina ocupa oito posições nesta segunda edição do SiSU, seguido por Direito e Engenharia Civil. O curso mais concorrido é o de Medicina na UFF, com 15.504 inscritos. Em seguida, estão Medicina na UFRJ e UFMA, com 15.333 e 11.772 inscritos, respectivamente. 

Concorrência
Administração na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi o curso que registrou maior número de candidatos por vaga. No total, 6.167 candidatos se inscreveram para as 6 vagas oferecidas, resultando em um índice de 1.027,8 de concorrência. Administração no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e Direito na UNEB vêm em seguida com 760,9 e 712,3 candidatos por vaga. 

Veja também

Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio
Dia de Tiradentes e Inconfidência Mineira: veja questões de vestibulares e Enem sobre temas da História do Brasil
Personagem da História do Brasil e seus desdobramentos podem ser cobrados em provas de História do Brasil
Aniversário de Brasília: capital do Brasil completa 64 anos
Descubra mais da cultura e da história de uma das capitais mais jovens do mundo com Hamilton de Holanda, músico proeminente da cidade
Dia do diplomata: como é a graduação em Relações Internacionais?
Conversamos com professores referência na área de Relações Internacionais, veja o que descobrimos sobre o curso.
Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional
Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão