Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Unicamp tiveram nível de exigência maior

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Unicamp tiveram nível de exigência maior

A abstenção geral foi de 13,5%, com ausência acima dos 8,6% da edição do ano passado.

Publicado por Érica Caetano
11/01/2022 12h11 , atualizado em 11/01/2022 12h46
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Crédito da Imagem: Divulgação: Unicamp

As provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foram aplicadas nos últimos dias 09 e 10 de janeiro. A abstenção geral foi de 13,5%, com ausência acima dos 8,6% da edição do ano passado. Os participantes tiveram que responder questões dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 

Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança passam ainda, provas de habilidades específicas de 13 a 15 de janeiro de 2022, apenas em Campinas/SP. 

Provas com maior exigência

Os exames desta etapa foram considerados pelos professores como mais complexos e com maior nível de exigência aos candidatos, com exceção em Biologia que apresentou grau de dificuldade menor.

O diretor pedagógico do Colégio e Curso Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, comentou que esta etapa foi pensada para privilegiar realmente os candidatos que melhor se prepararam. 

Já a professora de Humanidades do Pré-vestibular, Juliana Guide, ressaltou que as provas de 2022 mostraram bem o padrão da Unicamp, favorecendo aquele candidato que saiba fazer boa interpretação crítica de texto e também de imagem, já que as informações dos enunciados são cruciais para a resolução das questões. 

Em relação a Redação, o professor Milton Costa, comentou que a Unicamp ofereceu bastante subsídio nas coletâneas das duas propostas oferecidas e as situações apresentadas são temas trabalhados com os vestibulandos em sala de aula. 

Em Linguagens, Milton acredita que a escolha da leitura obrigatória fez com que a prova se tornasse ainda mais difícil. Para ele, o conto “Seminário dos Ratos” exigiu interpretações cuidadosas, ainda que a questão tenha sido de nível médio.

Na prova de Inglês os temas como genocídio e interrupção de gravidez e complicações congênitas estimularam o senso crítico dos participantes. Para o professor Márcio Pantoja, a escolha dos textos foi muito bem feita. 

Para o professor Renato Piton, a prova de Geografia reforçou o nível de dificuldade mais alto da prova, por apresentar assuntos não tão comuns ao cotidiano escolar, como saber em quais estados está localizada a tribo Ianomâmi. Piton achou a prova atualizada e bem contextualizada. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A prova de História cobrou temas tradicionais e teve uma distribuição equilibrada. O professor Felipe da Costa Mello, destacou os assuntos sobre escravidão. 

Em Matemática, o professor Rodrigo do Carmo considerou que a prova foi exigente, difícil e trabalhosa no contexto de um segundo dia de avaliações. "É de se lamentar a falta de questões sobre: Geometria Plana, Matriz, Determinantes e Sistemas Lineares, Combinatória e Probabilidade, assuntos clássicos da segunda fase da Unicamp", ressalta.

O professor Marco Formis, achou a prova de Química bem elaborada, exigindo interpretação gráficos e cartoons, além de contar com bons textos e assuntos comumente abordados em sala tais como química verde, variação de pH, separação de materiais, eletroquímica.

Já em Física também teve uma prova bem elaborada e exigente, segundo o professor Arnaldo Bom Nobre, tendo como estranhamento a ausência de temas como óptica e termologia, bem comuns e importantes se tratando de Unicamp. Para ele, também houve um certo exagero em conteúdos de dinâmica newtoniana e impulsiva. 

A prova de Biologia foi considerada mais fácil do que a do ano anterior, se mantendo atual ao abordar temas como veiculação de fake news sobre a vacinação e o SARS-Cov-2. Assuntos como fisiologia vegetal, genética e parasitoses como a malária também estiveram presentes, reforça o professor Marcelo Perrenoud. 

Resultado e vagas

O resultado do Vestibular 2022 da Unicamp deve sair no dia 14 de fevereiro de 2022. As matrículas serão recebidas entre os dias 15 e 17 seguintes. 

Outras chamadas estão previstas para os dias 21 e 25 de fevereiro; 08, 11, 18, 23, 28 e 30 de março. 

Os estudantes concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. A carreira de Medicina é a mais procurada, com 324,7 candidatos por vaga.

O vestibular da Unicamp é considerado um dos processos seletivos mais difíceis do país, junto com o vestibular da Fuvest - USP e o vestibular da Unesp, os quais também são os mais concorridos do Brasil.

Mais detalhes podem ser obtidos no site da Comvest/Unicamp e pelo Edital.

Veja também

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
O processo seletivo está marcado para o dia 06 de fevereiro. As provas serão compostas por uma redação e nove questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. 

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.