Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp 2022: o que esperar da segunda fase

Unicamp 2022: o que esperar da segunda fase

Professores do Colégio e Curso Oficina do Estudante, em Campinas-SP, sinalizam as principais temáticas que devem ser encontradas nas provas desta etapa.

Publicado por Érica Caetano
07/01/2022 07h00 , atualizado em 07/01/2022 09h23
Crédito da Imagem: Divulgação / Oficina do Estudante

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica nos próximos dias 09 e 10 de janeiro, das 9h às 13h, as provas da 2ª fase do seu Vestibular 2022. O cartão com os locais de prova já estão disponíveis. Confira:

Local de prova 2ª fase Vestibular 2022 Unicamp

As provas serão aplicadas nas mesmas cidades onde a primeira fase foi realizada. Os vestibulandos deverão responder questões dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 

O que esperar da 2ª fase da Unicamp

Os professores do nosso parceiro, o Colégio e Curso Oficina do Estudante, em Campinas-SP, sinalizam as principais temática que devem ser encontradas nas provas desta etapa.

1º dia

Vamos começar pela redação. A professora de redação do Oficina, Vanessa Bottasso, fez suas considerações sobre esta prova. Para ela, o candidato deve escolher, entre as duas propostas apresentadas, a que mais se aproxima da sua compreensão e capacidade de desenvolvimento.

Ler o enunciado da prova e da coletânea com muita atenção também é fundamental. Isso fará com que o candidato compreenda bem a proposta e a temática em que deverá seguir no seu texto.

A prova de redação da Unicamp costuma abordar temas bastante atuais e relevantes. Tendo esse histórico em vista, atente-se aos acontecimentos mais recentes de grande repercussão e que influenciam na formação da sua visão de mundo.

Assuntos como passaporte da vacina, o aumento da população socialmente vulnerável no Brasil ou, ainda, as políticas educacionais e as mudanças para o novo Ensino Médio podem estar presentes nesta prova.

Leia mais dicas de como fazer uma boa redação

Inglês 

Na prova de Inglês, o professor do preparatório, Márcio Pantoja, acredita que ela vai exigir do candidato questões que envolvem a compreensão de dois textos: um da área de Humanidades e outro de Ciências da Natureza.

As questões interdisciplinares de humanas geralmente abordam temas de História. Já as de Ciências da Natureza podem ser sobre qualquer assunto. Vale mais uma vez reforçar a leitura de assuntos atuais como, a comercialização de viagens ao espaço ou ainda a vacinação contra a Covid-19.

Português

A prova de Português da 2ª Fase da Unicamp, de um modo geral, visa selecionar um aluno que consegue não só interpretar textos variados: literários, publicitários, científicos, jornalísticos, tirinhas, como também capaz de reconhecer os mecanismos de elaboração de sentido.

O professor de Literatura e Gramática do Oficina, Rodrigo Leite, afirma que é necessário um conhecimento básico de Gramática, aliado à capacidade de apreensão de sentidos. Isso se obtém com uma leitura atenta, com calma e com o conhecimento transmitido em sala de aula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2º dia

O candidato pode esperar da prova de Matemática da 2ª fase da Unicamp conteúdos importantes do Ensino Médio. É imprescindível que os participantes tenham habilidade no que diz respeito a interpretação de texto, leitura e interpretação de gráficos e tabelas.

Conteúdo específico, uso de fórmulas e expressões, principalmente, raciocínio e manipulação de informações deverão estar presentes nesta etapa da avaliação. É o que analisa o coordenador estratégico do Oficina do Estudante, Anderson Bigon.

Para ele, nos últimos dois anos, a prova de Matemática foi bem equilibrada em relação aos assuntos cobrados, o que é uma característica comum em provas dissertativas.

Ainda ressalta que para os cursos de Ciências Humanas e Artes, a prova deverá apresentar questões mais contextualizadas, ou seja, assuntos como grandezas proporcionais, interpretação de gráficos de funções, estatística e probabilidades. Assuntos que não costumam exigir o uso de fórmulas complexas ou conteúdo específico para encontrar a solução do exercício, priorizando a interpretação e o raciocínio.

Bigon informa também que, nos últimos anos do Vestibular, as questões interdisciplinares com Ciências Humanas apresentaram as seguintes combinações entre as matérias: Geografia e Sociologia; História e Filosofia; História e Geografia; História e Artes.

Já para as de Ciências da Natureza foram cobrados exercícios envolvendo as seguintes combinações de matérias: Biologia e Português; Geografia e Química; Física e Química.

Conhecimentos Específicos

Anderson Bigon aponta a prova de Biologia da segunda fase como conteudista e que exigirá dos candidatos habilidades na interpretação de imagens, esquemas sobre ciclos, além de interpretação de heredogramas e cladogramas. Confira os conteúdos sinalizados por ele:

  • Citologia, com destaque para as divisões celulares (mitose e meiose);

  • Genética, com exercícios envolvendo imunologia e imunização;

  • Fisiologia Animal e Humana, com uma destruição de exercícios sobre homeostase, nutrição e digestão;

  • Ecologia, com questões sobre nichos ecológicos e poluição;

  • Evolução Biológica, cobrando sobre as evidências da evolução biológica;

  • Reino Animal / Protoctistas, sendo duas questões sobre coordados;

  • Parasitologia, com incidências de exercícios sobre viroses e protozoonoses;

  • Reino Vegetal / Fungos / Protoctistas / Monera, com destaque para a fisiologia geral;

  • Programas deSaúde;

  • Histologia;

  • Embriologia.

Química

Em relação à Química, Bigon informa que a principal ênfase está em questões sobre meio ambiente, sendo a maior parte delas sobre poluição.Também tem considerável incidência os seguintes assuntos:

  • Físico-Química, com destaque para questões sobre termoquímica,concentração de soluções e equilíbrio químico;

  • Química Geral, com um maior número de questões envolvendo gases;

  • Química Orgânica, com exercícios envolvendo reações orgânicas e petróleo; 

  • Atomística no estudo de ligações químicas e geometria molecular;

  • Bioquímica, com cobrança sobre lipídios, hidratos de carbono e enzimas.

Os candidatos devem ter muita atenção aos enunciados das questões de Química, pois podem conter mais de uma pergunta no mesmo item.

“É importante que o aluno observe se as reações dadas estarão balanceadas, mais um cuidado especial com as operações matemáticas, as quais são fundamentais para a resolução de boa parte dos exercícios”, orienta.


Física

O tema de maior incidência para a prova de Física da Unicamp é Mecânica, com questões envolvendo: Trabalho e Energia, Cinemática (com destaque para questões de Movimento Uniforme); Dinâmica (aplicações das Leis de Newton); e Impulso e Quantidade de Movimento e Hidrostática.

Anderson também acrescenta que a prova costuma ter, pelo menos, uma questão envolvendo Física Moderna. A presença de exercícios que apresentam gráficos também é muito comum nos exames dissertativos. Outros assuntos que caem bastante na 2ª fase da Unicamp são:

  • Calorimetria; Gases; Dilatação Térmica;

  • Eletrodinâmica, com questões envolvendo as leis de ohm e a resolução de circuitos elétricos;

  • Eletrostática, com a presença do campo elétrico uniforme;

  • Óptica, com exercícios sobre espelhos planos e esféricos;

  • Ondulatória, exigindo a utilização da equação fundamental;

  • Magnetismo, com destaque para a força magnética.

Geografia

Bigon frisa que, nos últimos dois anos, a prova de Geografia apresentou equilíbrio no número de questões envolvendo Geografia Geral e do Brasil. Na primeira, a econômica, com questões envolvendo política econômica e indústria, tem maior incidência nas provas. Também poderão estar presentes questões sobre geopolítica, geografia física e questões ambientais.

No que diz respeito sobre a Geografia do Brasil, ele avalia que o maior número de perguntas abordam geografia física, com destaque para vegetação, relevo, hidrografia e clima. 

História

O coordenadou observou que nos últimos anos houve um equilíbrio na quantidade de questões que envolvem História Geral e do Brasil nas provas da 2ª fase da Unicamp. Em História Geral, a Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) e o Mundo Moderno (expansão marítmo-comercial e revoluções inglesas) tiveram incidências consideráveis nos exames de segunda fase.

Já sobre a História do Brasil, os assuntos em ordem decrescente de incidência são sobre: Sistema Colonial; Nova República; Era Vargas; República da Espada; República Liberal; e Segundo Reinado.

Bigon ressalta que a maior quantidade de perguntas dos exames de segunda fase fica por conta das Atualidades, já que a Unicamp exige do candidato um conhecimento geral dos acontecimentos atuais, pois valoriza os alunos que são leitores e conhecedores do que está acontecendo ao redor deles.

Resultado e vagas

O resultado do Vestibular 2022 da Unicamp deve sair no dia 14 de fevereiro de 2022. As matrículas serão recebidas entre os dias 15 e 17 seguintes. Outras chamadas estão previstas para os dias 21 e 25 de fevereiro; 08, 11, 18, 23, 28 e 30 de março. 

Os estudantes concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. 

O vestibular da Unicamp é considerado um dos processos seletivos mais difíceis do país, junto com o vestibular da Fuvest - USP e o vestibular da Unesp, os quais também são os mais concorridos.

Mais detalhes podem ser obtidos no site da Comvest/Unicamp e pelo Edital.

Veja também

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial