Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do Enem 2019 começam domingo (03)

Provas do Enem 2019 começam domingo (03)

É importante que os participantes verifiquem que horas o portão será fechado em seu estado, já que nem todas as regiões seguem o horário de Brasília e que este ano não estamos no horário de verão.

Publicado por Érica Caetano
01/11/2019 15h09 , atualizado em 01/11/2019 15h10
Provas do 1º dia do Enem 2019 são aplicadas neste domingo
Provas do 1º dia do Enem 2019 são aplicadas neste domingo
Crédito da Imagem: Shutterstock

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começa neste domingo, 03 de novembro. Os portões serão fechados às 13h e as provas começarão às 13h30 (horário de Brasília). A expectativa é de que mais de 5,1 milhões de estudantes participem do exame. 

Como controlar a ansiedade na véspera do Enem?

Locais de prova

Faltando apenas dois dias para o Enem 2019, mais de 4,3 milhões de participantes já acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento está disponível somente na Página do Participante e contém o endereço dos locais de prova, a opção de língua estrangeira, os dados pessoais e sinalização do atendimento específico ou especializado (se for necessário). 

É importante que os participantes verifiquem que horas o portão será fechado em seu estado, já que nem todas as regiões seguem o Horário de Brasília. Vale lembrar que este ano não estamos com o horário de verão. Veja:

O que vestir

Alguns candidatos ficam receosos se podem usar camiseta regata, bermuda, chinelos, entre outras roupas e calçados no dia das provas. 

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto a vestimenta. O que o documento traz são proibições quanto a utilização de acessórios, como óculos escuros e artigos de chapelaria: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

O que é recomendável é usar roupas confortáveis e apropriadas ao clima da região onde você fará o Exame.

O que levar para o Enem 2019?

Os participantes devem levar para o Enem 2019:

=> Documento de identificação original com foto (não serão aceitos documentos por celular): carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação ou identidade funcional.

=> Caneta esferográfica de tinta preta: é preciso levar caneta de tinta preta que tenha tubo transparente, já que o cartão de leitura óptica com as respostas só detecta corretamente as questões marcadas com a cor preta. 

Para aqueles que necessitem da Declaração de Comparecimento, é necessário imprimi-la no site do Inep e apresentá-la a cada dia de prova.

Os participantes podem levar para o Enem 2019:

=> Cartão de Confirmação de Inscrição impresso: não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação nos dias de provas, mas o Inep recomenda levá-lo para facilitar o acesso aos locais do exame.

=> Água e alimentos leves: por ser uma prova muito longa, é recomendado levar garrafa com água e alimentos leves e nutritivos para o que estudante não se desidrate e não tenha queda de glicose durante o exame. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Neste ano, o Inep não exige embalagem transparente, mas os alimentos e líquidos poderão ser revistados caso seja solicitado. 

Pode levar celular?

O participante pode levar o celular, mas o uso durante a prova é proibido. O aparelho deve estar desligado e precisa ser colocado na embalagem plástica que será entregue pelo fiscal na entrada da sala, a qual deverá ser lacrada e guardada embaixo da cadeira em que o estudante ficará. Recomenda-se que a bateria seja retirada para evitar a eliminação por ativação de alarme ou despertador, por exemplo. 

Veja também: 7 coisas que você NÃO deve fazer no dia do Enem

Chaves, moedas e alarmes de automóveis também precisam ser guardados na embalagem plástica, já que os bolsos dos participantes são fiscalizados pelo detector de metais na entrada e saída dos banheiros. 

Provas

Os portões de locais de prova do Enem serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. As provas terão início às 13h30 e amanhã serão encerradas às 19h. No domingo que vem elas poderão ser feitas até às 18h30.

Os candidatos poderão entrar nos locais de prova até às 13h e, a partir de tal momento, ficarão nas salas de aula para os procedimentos de segurança e aguardarão o início das provas às 13h30. 

Em seu primeiro dia, o Enem terá provas constituídas de 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 sobre Linguagens e Códigos e uma Redação, com duração total de 5h30.

No dia 10 de novembro, os participantes darão sequência ao exame e responderão 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática, tudo isso em 5h. 

Pode levar o caderno de provas ao ir embora?

Os estudantes só poderão levar o caderno de questões quando estiver faltando 30 minutos para o fim do exame. 

No entanto, é permitido que o estudante vá embora do exame após duas horas de prova, mas sem levar o caderno de questões.

Gabarito do Enem 2019

O gabarito oficial do Enem 2019 será publicado em 13 de novembro. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões. O resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020. 

Correção Comentada no Super Vestibular

O Super Vestibular realizará a Correção Comentada do Enem 2019 nos dois domingos de prova, sempre após o término do exame! 

Em parceria com o colégio Oficina do Estudante, o Super Vestibular terá o gabarito extraoficial e a resolução das questões em tempo real no site e nas redes sociais. 

Veja também

UEMA divulga resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do PAES 2023
O prazo para interposição de recursos já passou, esse é o resultado final da gratuidade.

Inscrições para o SiSU 2022/2 terminam nesta sexta (1)
Nesta edição são oferecidas mais de 65 mil vagas em cursos de 73 instituições de ensino superior públicas.

Unitins divulga resultado do seu Vestibular 2022
A previsão é que as aulas comecem no dia 03 de agosto. Foram ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos do campus Palmas.

Candidatos ao Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) já podem acessar locais de provas
Exame será aplicado neste domingo (3), das 13h30 às 17h30.

Mackenzie divulga aprovados no Vestibular 2022/2
Os convocados das unidades Higienópolis e Alphaville deverão se matricular de hoje até 07 de julho. Em Campinas até 19 de julho.

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.