A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) decidiu nesta quarta-feira, 27 de abril, pela adesão integral do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seus Processos Seletivos.
Agora, a partir do próximo Vestibular, o SiSU já será a única forma de ingresso nos 98 cursos de graduação oferecidos pela instituição, extinguindo a segunda fase de provas do VestUFES, certame de início de ano, que era formado pelo desempenho nas provas do Enem na 1ª fase, e por questões discursivas mais redação, aplicada para todos os estudantes concorrentes em todos os cursos da Universidade, desde que se inscrevessem no certame, na 2ª etapa.
Anteriormente, a UFES também utilizava o SiSU de forma exclusiva apenas na seleção do meio do ano, em substituição ao Vestibular de Inverno. Eram oferecidas 450 vagas para os cursos dos campi Alegre e São Mateus, para candidatos que fizeram as provas do último Enem. Com a adesão integral ao Sistema, mais 3.834 vagas da Universidade passam a ser ofertadas somente por ele, totalizando 4.284 oportunidades.
A medida de adesão já vinha sendo discutida há certo tempo, desde abril de 2014, mas chegou a definição efetiva somente ontem, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (Cepe), através de sessão extraordinária que durou cinco horas, com 18 votos contra 10. Participaram 30 dos 33 membros pertencentes ao Conselho.
Neste primeiro momento, o curso de Licenciatura em Educação do Campo, ministrado nos campi de Vitória e São Mateus, e o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, cujas aulas são realizadas na Base Oceanográfica da Universidade, no município de Aracruz, não terão vagas pelo SiSU, por estes serem destinados a um público específico. Também estão excluídos os cursos oferecidos na modalidade de educação a distância (EaD).
Ainda serão divulgados os detalhamentos sobre as especificidades de cada curso, como o peso das notas obtidas pelo estudante para áreas específicas e demais informações, a partir do dia 04 de maio, quando o Cepe realizará outra sessão para normatizar e regulamentar todo o processo. A previsão é que a regulamentação esteja totalmente completa em setembro deste ano. Mais detalhes no site da UFES.