Aplicado no último final de semana, nos dias 5 e 6 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 deve ter o seu resultado divulgado no dia 19 de janeiro de 2017. Além das notas obtidas na parte objetiva da prova, os candidatos terão acesso também à nota obtida na redação.
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do exame, estima que o gabarito oficial seja publicado na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro. Vale lembrar que a correção do Enem usa a metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui valor a cada questão conforme o índice de acertos. Assim uma questão considerada fácil valerá menos que uma outra considerada difícil.
Mesmo com outra aplicação do exame em dezembro, dia 3 e 4, o Inep reforça que os resultados serão publicados juntos, para não prejudicar o acesso às vagas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Programa de Seleção Unificada (SiSU). O exame também é critério para participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pode ser usado para obter a certificação do ensino médio.
Realização das provas
Apesar das ocupações em 404 escolas que seriam sede do exame este ano, as provas foram aplicadas para mais de 8 milhões de inscritos em todo o Brasil. No entanto, 269 mil estudantes deverão realizar o exame em outra data.
Segundo dados do Inep, 30% dos candidatos não compareceram para o exame e 768 foram eliminados nos dois dias, por diversos motivos. Em investigações de fraudes, a Polícia Federal cumpriu pelo menos de 30 mandados judiciais, inclusive com a prisão de alguns investigados.