Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021

Unicamp dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021

Isentos também precisam se inscrever no Vestibular. Inscrições para solicitações de isenção em prazo complementar encerra amanhã, 31 de julho.

Publicado por Érica Caetano
30/07/2020 10h13 , atualizado em 30/07/2020 10h30
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inscreve a partir de hoje, 30 de julho, para o Vestibular 2021. Os interessados podem se cadastrar até o dia 08 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 170.

Inscreva-se Vestibular 2021 Unicamp

Candidatos sem condições financeiras, funcionários da instituição e interessados em cursos noturnos de licenciatura já puderam solicitar isenção de taxa no primeiro prazo de isenção da instituição. O resultado foi divulgado no último dia 27.

Veja aqui o resultado!

Dos 11.541 pedidos e  9.724 estudantes que preencheram os requisitos foram beneficiados. O número é o maior já registrado pela Unicamp, desde o início do Programa de Isenção da taxa, em 2000.

Vale lembrar que contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. 

Isenção Complementar

A Unicamp abriu um novo prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição complementar do seu Vestibular 2021. O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020, devido as alterações das datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep).

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades:

1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
2– funcionários da Unicamp/Funcamp;
3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

O primeiro período de isenção do Vestibular 2021 da Unicamp previa 6.680 benefícios. Já para este segundo são esperadas 2 mil para a modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. No entanto, cerca de 10 mil solicitantes serão atendidos.

As solicitações do Programa Complementar de isenção poderão ser feitas até as 23h59 de amanhã, 31 de julho, e o resultado sairá em 14 de agosto.

Mudanças

Conforme já tinha sido anunciado, o Vestibular 2021 da Unicamp teve algumas alterações por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A começar pela data das inscrições.

Além disso, o diretor da Comissão do Vestibular (Comvest) da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, afirmou que a universidade está acompanhando com preocupação a situação da pandemia e sabe dos impactos na aprendizagem e que, provavelmente, os estudantes não verão a totalidade dos conteúdos ou com a mesma profundidade. 

Sendo assim, tranquiliza os vestibulandos, destacando que a prova será feita considerando a excepcionalidade do ano escolar. A prova deve cobrar mais:

•    Leitura e interpretação
•    Raciocínio lógico 
•    Uso de referenciais básicos das linguagens e ciências

Provas

As provas da primeira fase ocorrerão em dois dias diferentes, conforme a área de cada curso concorrido pelos inscritos, para que a quantidade de candidatos nas provas seja menor. Elas ficaram agendadas para os dias 06 e 07 de janeiro de 2021 e será formada por 72 questões objetivas.

Os candidatos sabatistas, que por convicção religiosa restringem suas atividades aos sábados, poderão ter horário específico para fazerem as provas, desde que informem tal condição no ato de inscrição. As informações ainda estarão detalhadas no edital a ser divulgado em breve.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O número de questões foi reduzido de 90 para 72 e o tempo máximo para a realização passará a ser de quatro horas e não mais de cinco, como ocorria em anos anteriores. 

As questões serão distribuídas da seguinte forma: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.Confira a distribuição:

06 de janeiro - candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
07 de janeiro - candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

As provas da segunda etapa do Vestibular 2021 ficaram marcadas para os dias 07 e 08 de fevereiro e não sofreram alterações. Os candidatos terão 5 horas para responder as questões em cada um dos dias.

  • 1º dia: Provas comuns a todos os candidatos, com 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura, 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa e haverá a aplicação da prova de redação.
  • 2º dia: Provas comuns a todos os candidatos, com 6 questões de Matemática e prova interdisciplinar com 2 questões de Ciências Humanas e 2 questões de Ciências da Natureza; Também haverá duas provas de conhecimentos específicos, cada uma com 6 questões conforme a opção de curso.

A Univerisdade também divulgou que ampliou o número de locais de provas e também incluiu as cidades

Obras literárias

A Unicamp também já anunciou a retirada de cinco obras literárias da relação que seria cobrada no Vestibular 2021. Os estudantes teriam que ler 12 livros e agora, serão apenas sete.

Veja aqui as obras!

O ajuste na lista de obras de leitura obrigatória também foi feito considerando o contexto da pandemia do coronavírus. de Barueri e Fernandópolis para a aplicação do Vestibular. O intuito é evitar longos deslocamentos e ampliar a cobertura do Vestibular.

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, além das duas fases de provas, serão submetidos às provas de Habilidades Específicas.

As provas serão aplicadas em 11 e 12 de fevereiro para todos os cursos, exceto Música, que terá uma fase a mais. 

Para Música as provas serão realizadas antes das provas do Vestibular 2021, em três etapas. A primeira etapa será de 21 de setembro a 02 de outubro e as demais etapas entre 23 e 27 de novembro.

Resultado

O resultado do Vestibular 2021 Unicamp etá previsto de ser divulgado no dia 10 de março de 2021, às 15h. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 17 seguinte.

Oportunidades

O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.

Os percentuais de reserva de vagas para candidatos de escola pública (10%) e candidatos autodeclarados pretos e pardos (10%) estão garantidos na seleção e, neste caso, com o percentual de 15% que já existia no Vestibular, fica estabelecido o mínimo de 25% dos ingressantes autodeclarados pretos ou pardos.

Mais detalhes neste Edital ou no site da Comvest.

Veja também

Provas da UECE 2024/2 serão aplicadas neste domingo (28)
Saiba o seu local de prova e mais informações sobre o Vestibular 2024/2 da UECE
Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro