Namorar ou não em época de vestibular?
Especialistas acreditam que o namoro pode contribuir positivamente para os estudos do vestibular, desde que a preparação e a rotina sejam mantidas.
O período de vestibular coincide justamente com a época em que muitos jovens começam a ter os primeiros envolvimentos sentimentais e namoros. Muitas pessoas, principalmente os pais, ficam preocupadas em relação a esses prematuros relacionamentos estarem acontecendo nessa fase tão importante e de tantas cobranças na vida do jovem. Mas será que realmente o namoro pode atrapalhar o rendimento do candidato afetando sua rotina de estudos?
A opinião entre psicólogos, professores e demais especialistas da área educacional é unânime. O namoro nessa fase tensa que é a do pré-vestibular pode ser muito benéfico para o estudante, desde que sejam estabelecidos e obedecidos critérios de prioridade, datas e horários marcados que não prejudiquem a rotina de estudo.
Compreensão, paciência e carinho são ingredientes fundamentais para que a relação seja uma forma de aliviar a tensão que os vestibulandos estão passando. Se o jovem pensa em estudo 100% de seu dia, acaba tendo o que é chamado de “efeito contrário”, pois seu rendimento diminui drasticamente.
Tome alguns cuidados
Para que o relacionamento não acabe comprometendo a preparação para o vestibular é importante distribuir o tempo em atividades de estudo e em momentos de descontração, com o namoro ou até mesmo com os amigos. Ficar alheio às coisas ao redor pode acabar deixando o estudante deprimido.
Por isso, é interessante dialogar com o companheiro ou companheira e criar regras para o relacionamento. Por exemplo, nessa fase não dá para se encontrar todos os dias, não é verdade? O fato de não se encontrarem todos os dias não quer dizer que um goste mais ou menos do outro.
Maturidade
É preciso mais do que nunca ter maturidade para entender que, muitas vezes, o tempo e os encontros podem não ser como uma das partes gostaria, mas que é preciso ter foco e objetivo no momento de preparação para as provas dos vestibulares e Enem.
O entendimento precisa ser e vir de ambas as partes, a fim de evitar brigas, discussões e outros desentendimentos, pois essas sim podem desestruturar o candidato. Mas na maioria das vezes os parceiros conseguem entender bem essa fase e as suas abdicações.
É normal também que alguns namoros entrem em crise nesse período. Por a adolescência ser uma época de busca de novas experiências, talvez muitos não tenham maturidade para passar por isso. Mas ser compreensivo com o companheiro(a) é ainda a melhor forma de conseguir conciliar as duas coisas.
Apesar de muitos mitos criados sobre esse assunto, o mais importante realmente é saber separar o tempo e investir no namoro e no vestibular no período destinado a cada um.