Enfermagem
A graduação de Enfermagem forma profissionais aptos a auxiliarem médicos em cirurgias, exames, tratamentos ou recuperações
O profissional de Enfermagem é o responsável por acompanhar o tratamento de um paciente, dando suporte e assistência necessária e garantindo a aplicação correta do tratamento médico.
O graduado em Enfermagem é quem auxilia médicos durante cirurgias, exames, tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas.
Os enfermeiros atuam na prevenção, promoção, proteção e restabelecimento da saúde e bem-estar das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais da área, principalmente médicos.
Os enfermeiros fazem o elo médico-paciente e, por isso, precisam saber se comunicar bem e ter responsabilidade com as informações a eles confiadas. Eles também podem atuar no gerenciamento da equipe e dos recursos de um hospital, clínica ou laboratório.
Público-alvo de Enfermagem
Ter paciência, muita responsabilidade e saber tratar bem as pessoas, tendo solidariedade, respeito e disposição são alguns bons requisitos para quem deseja trabalhar com Enfermagem.
Ter controle das próprias emoções e caráter prático ajudará este profissional em situações de emergência, resgate ou salvamentos.
Saber trabalhar em equipe, ter facilidade em aprender procedimentos técnicos e científicos também são características fundamentais para aqueles que desejam trabalhar na promoção, recuperação e reabilitação da saúde dos pacientes através da Enfermagem.
Leia também: As opções de cursos em Ciências da Saúde
Curso de Enfermagem
O curso de graduação em Enfermagem pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura. Tem duração média de cinco anos e é possível cursá-la nas modalidades presencial e a distância.
No início da faculdade de Enfermagem, o estudante estuda mais disciplinas básicas da área de Ciências Biológicas, como Biologia, Anatomia, Citologia, Histologia, Parasitologia etc.
No decorrer da graduação, são estudadas disciplinas mais específicas sobre a prática da Enfermagem em diversas situações, como, por exemplo: partos, cirurgias, tratamentos, unidades de terapia intensiva, entre outros. Há também matérias da área de Humanas, como Psicologia e Sociologia.
Os estudantes de Enfermagem têm contato com muitas atividades práticas em laboratório, onde têm a oportunidade de testar seus conhecimentos em procedimentos aprendidos no decorrer do curso.
Nos semestres finais, o estudante passa por um estágio obrigatório supervisionado em hospitais, ambulatórios, clínicas, rede básica de serviços de saúde e comunidades, para ter contato direto com pacientes.
Ao final do curso, o aluno se qualifica a compreender o estado de saúde do paciente, podendo tomar decisões adequadas e éticas, sempre mantendo o compromisso de atualização e educação permanente.
Grade curricular (disciplinas)
Confira abaixo algumas disciplinas do curso:
-
Fisiologia Humana
-
Citologia, Histologia e Embriologia
-
Introdução à Enfermagem e Exercício Profissional
-
Bases Teóricas da Enfermagem
-
Educação em Saúde
-
Anatomia Humana
-
Bioquímica
-
Bioestatística
-
Bioinformática
-
Processos Biopatogênicos e Aplicações na Enfermagem
-
Processos Patológicos
-
Agentes Infecciosos
-
Genealogia do Cuidado Humano
-
Genética Clínica
-
Imunologia
-
Processo de Cuidar em Enfermagem
-
Processo de Cuidar em Saúde Mental
-
Bases Anatomofisiológicas da Avaliação Clínica
-
Bases Teórico-práticas da Formação Profissional e Cidadã
-
Enfermagem em Saúde Coletiva
-
Enfermagem Perioperatória e CME
-
Epidemiologia e Bioestatística
-
Farmacologia Aplicada ao Processo de Cuidar / Clínica / Geral
-
Ferramentas Gerenciais em Enfermagem
-
Fundamentos Socioantropológicos
-
Psicologia em Saúde
-
Processo de Cuidar da Saúde da Criança e do Recém-nascido/ Saúde da Mulher / Saúde do Adulto / Saúde do Idoso
-
Processo de Gerenciar em Enfermagem
-
Saúde Coletiva
-
Estágio
-
Metodologia da Pesquisa em Enfermagem
Duração média do curso de Enfermagem
-
Bacharelado – 8 a 10 semestres
-
Técnico – 3 a 4 semestres
Diferença entre licenciatura, bacharelado e técnico
Os tipos de formação para o curso de Enfermagem são: licenciatura, bacharelado e técnico.
O profissional graduado em licenciatura é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como poderá exercer a profissão como ela está regulamentada.
Os cursos bacharelado em Enfermagem formam profissionais aptos a atuarem na proteção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de doenças. Trabalhando em conjunto com outros especialistas, tais como psicólogos, médicos e nutricionistas, em hospitais, clínicas, postos de saúde etc.
O curso técnico em Enfermagem tem curta duração, entre um ano e meio e dois anos, e não é considerado de nível superior. Para fazer o curso técnico, o aluno precisa ter o ensino médio completo.
O técnico em Enfermagem é mais voltado para aprender procedimentos práticos, permitindo a atuação em clínicas e em hospitais, lidando com pacientes de média complexidade. Os técnicos e auxiliares de Enfermagem só podem atuar sob a supervisão de um enfermeiro.
Mercado de Trabalho de Enfermagem
A área hospitalar e de saúde pública reúnem grande parte das oportunidades de trabalho para enfermeiros. Unidades em cidades do interior costumam ter mais oferta de vagas, já que a maioria dos enfermeiros prefere atuar em hospitais de grandes centros urbanos.
Uma área em expansão para profissionais de Enfermagem é a geronto-geriátrica, dedicada ao tratamento e cuidado de pessoas idosas. Com o envelhecimento da população brasileira, a demanda por especialistas nesta área vem aumentando.
Impacto da pandemia na carreira de Enfermagem
Até a pandemia de Covid-19, devido ao excesso de profissionais no setor, os enfermeiros buscavam mercados alternativos como, por exemplo, o de consultorias e representações para hospitais e clínicas no que diz respeito à funcionalidade de equipamentos novos para tratamentos de determinadas doenças.
Mas a pandemia mudou este cenário, aumentando a busca por enfermeiros para trabalhar no combate ao coronavírus.
A dificuldade em todas as regiões de encontrar a quantidade de profissionais necessária para atuar nas mais diversas instituições de saúde, como os hospitais de campanha, para auxiliar no tratamento de infectados por coronavírus, foi muito grande.
Os infectados eram muitos e não haviam hospitais tampouco profissionais de Enfermagem para atender a grande demanda. Os enfermeiros, assim como os médicos, atuaram incansavelmente na linha de frente no combate a Covid-19 desde o início da pandemia.
Confira: Biológicas, Exatas ou Humanas? Qual minha área?
Campos de Atuação de Enfermagem
Assessoria e consultoria
Auditoria de procedimentos hospitalares, auxílio na montagem de unidades de saúde
Atendimento domiciliar
Cuidado de pacientes em residências, auxílio ao paciente em exercícios terapêuticos e sua higiene pessoal
Enfermagem geral
Coordenação de equipes de técnicos e auxiliares no atendimento de pacientes
Enfermagem geriátrica
Atendimento de idosos em domicílios, casas de repouso, clínicas e hospitais
Enfermagem médico-cirúrgica
Cuidados pré e pós-operatório em prontos-socorros, clínicas e hospitais
Enfermagem obstétrica
Assistência a gestantes, parturientes e lactantes, acompanhamento de pré-natal, realização de exames e auxílio no parto e pós-parto
Enfermagem pediátrica
Acompanhamento e avaliação do desenvolvimento da criança, orientação aos pais quanto às técnicas e cuidados com recém-nascidos
Enfermagem psiquiátrica
Auxílio no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos
Enfermagem de resgate
Participação em equipes de salvamento de vítimas de acidentes
Enfermagem de saúde pública
Orientação sobre prevenção de doenças, promoção da saúde da coletividade, atendimento de pacientes e formação e capacitação e supervisão de agentes de saúde
Enfermagem do trabalho
Atendimento ambulatorial em empresas, acompanhamento de programas de prevenção, manutenção da saúde de funcionários
Ensino
Orientação de projetos de pesquisa, preparação de aulas teóricas e práticas
Gestão da qualidade
Avaliação e planejamento de processos assistenciais de segurança hospitalar
Gestão de projetos
Administração e controle da abertura da ala hospitalar ou implementação de um novo protocolo, por exemplo, em clínicas e hospitais
Pesquisa clínica
Planejamento, implementação e coordenação de projetos de pesquisas em institutos de pesquisas e universidades
Regulamentação da profissão
Lei nº 7.498 de 25 de junho de 1986
Remuneração média (salário)
De acordo com o site Catho, a média salarial do profissional de Enfermagem é de R$ 3.700.
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Enfermagem
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Enfermagem