Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Biológicas, Exatas ou Humanas? Qual minha área?

Biológicas, Exatas ou Humanas? Qual minha área?

Muitos estudantes enfrentam verdadeiro “martírio” para escolher qual curso devem fazer por não saberem qual a sua área.

Publicado por Érica Caetano
Saber qual das três ciências o estudante gosta mais o ajudará na definição do curso para prestar vestibular
Saber qual das três ciências o estudante gosta mais o ajudará na definição do curso para prestar vestibular

O final do ensino médio é o período que os estudantes escolhem qual carreira quer seguir. Mas, quando chega na inscrição do vestibular ou nas provas do Enem, muitos ficam confusos quanto à escolha do curso e como escolher a profissão ideal.

Uma das formas de filtrar as opções é analisar quais as disciplinas que mais se identifica no colégio. Você deve saber quais as matérias que tem mais facilidade e os exercícios que tem menos dificuldade em resolver, não é mesmo?!

Isso já é um caminho para decidir qual área seguir: Humanas, Exatas ou Biológicas. Para te ajudar, o Mundo Educação vai explicar um pouco mais sobre cada uma dessas áreas.

Ciências Biológicas

A área de Ciências Biológicas é conhecida como a que estuda a vida em todas as suas formas, evoluções e classificações. Há uma grande variedade de carreiras com amplo campo de atuação em Ciências Biológicas, em especial na área da saúde.

Aqueles estudantes que se dão bem com as disciplinas de Biologia e Química durante o Ensino Médio têm mais chances de se identificarem com esta área.

Gosta de ajudar pessoas?

Se você gosta de cuidar de pessoas, da saúde e do bem-estar delas, poderá optar entre os cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição e Educação Física.

Tem amor pelos animais e meio ambiente?

Os estudantes que querem ajudar os animais e seu habitat podem optar por bacharelado em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia e Zoologia.

O curso de Biologia, por exemplo, é amplo e permite ao estudante se especializar em várias áreas, como Botânica, Ecologia e Oceanografia.

Quer trabalhar em laboratórios?

Se a experiência em laboratórios de Biologia e, sobretudo, Química no ensino médio te dava prazer, pense em cursar Biomedicina, Farmácia, Química ou Bioquímica. São cursos indicados para quem gosta de pesquisas, genética, análises laboratoriais e experimentos científicos.

Confira mais cursos de Ciências Biológicas

Ciências Humanas

As Ciências Humanas referem-se ao estudo do ser humano e de suas criações sociais. Logo, o principal objeto de estudo dessa área é o ser humano, bem como a forma como ele se expressa e se organiza em sociedade.

A área de Ciências Humanas é voltada para estudantes que gostam de ler e escrever, são criativos, politizados e idealistas. Geralmente, é a área certa para quem tem afinidade com Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia no ensino médio.

O estudante precisa se conhecer melhor e analisar suas vocações, habilidades, prioridades, aptidões e pontos fracos e fortes antes de optar por um curso da área de Humanas.

A maioria dos cursos de Humanas demandam longas leituras dos autores que contribuíram e contribuem para a construção dessa área da ciência. Então, se o seu forte é a leitura, estará no caminho certo.

Gosta de idiomas?

Para quem gosta de aprender idiomas, dois cursos se destacam nessa área: Letras e Relações Internacionais. Além da língua portuguesa, alguns cursos de Letras se dedicam ao aprendizado de outros idiomas, como inglês, espanhol, francês e italiano.

Tem espírito investigativo?

Alguns cursos da área de Humanas também abordam a questão investigativa, de análise e interpretação de dados, leis e demais informações. São os casos das graduações como a de Jornalismo, Direito, História e Ciências Sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É criativo?

Agora, se você se reconhece por ser uma pessoa criativa e antenada às novidades, poderá se identificar com os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes e Design e Publicidade e Propaganda, que também pertencem a esta área.

Leva jeito para liderar pessoas?

Alguns estudantes destacam-se no ensino médio como representantes de sala e/ou aqueles responsáveis por liderar a apresentação de um trabalho. Se você se sente bem nesta função, pode pensar no curso de Administração. 

Veja mais cursos de Humanas no Guia de Profissões

Ciências Exatas

A área de Exatas é a que conhecemos por envolver cálculos, podendo estes terem alta complexidade. Então, a primeira certeza que o estudante deve ter ao escolher esta área é que a maioria dos cursos pertencentes a ela exige uma boa base em matemática.

É bom em cálculos?

Se você se considera um craque com os números e quer aprofundar toda esta habilidade, terá como opção as graduações, Matemática, Química e Física. Geralmente, esses são cursos para quem deseja ser professor.

É o mestre das finanças?

Os cursos de Economia e Ciências Contábeis são boas opções para quem gosta de exatas, mas tem um pé nas humanas. São cursos que lidam com finanças, impostos, índices de preços, juros etc.

Gosta de construir e projetar?

Algumas pessoas mostram aptidão para construir e projetar coisas desde pequenas. São jovens que gostam de montar e desmontar objetos, entender como eles funcionam e pensar numa forma de melhorá-los. Se identificou com isso? Pense em Engenharia!

A área da Engenharia possui diversas especialidades e o profissional pode atuar em construções, ambiente rural, indústrias e até laboratórios. Veja algumas opções: Agronomia (que forma engenheiros agrônomos), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Transporte etc.

Tem facilidade com computação?

Há aqueles que gostam de se envolver com tudo que refere-se a computação não é mesmo? Desmontar peças da máquina, formatar, restaurar e etc. Se você é desses curiosos com o que envolve a computação, terá opções de carreiras ligadas a ela e à tecnologia..

Nos cursos dá área de computação, será necessário estudar bastante matemática e raciocínio lógico. Você precisa ter muito foco, atenção, criatividade e gostar de inovação.  As vagas de emprego nessas áreas costumam surgir com frequência e com bons salários, mesmo para quem está começando. 

Entre as carreiras dessa área, destacam-se Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Embora tenham o nome parecido, os cursos formam profissionais para atuar em áreas distintas.

O primeiro estuda a parte interna da máquina, o que é chamado popularmente de "mente" do computador, no software. Já o segundo estuda para cuidar da parte externa e física do computador, no hardware.

Há também outros cursos da área de computação, como o Análise e desenvolvimento de Sistemas (ou sistemas da informação), que tem como foco exclusivo desenvolver sistemas comerciais, e Engenharia de Software, que também desenvolve sistemas comerciais, mas também os modela, criando projetos em cima dele. 

Vale lembrar também que estes cursos estão entre os mais procurados e concorridos, da área de exatas, nos vestibulares e no SiSU, que usa as notas do Enem.

 

Veja também

Mackenzie solta resultado do Vestibular EaD 2021/2
Convocados para as mais de 18 mil vagas devem fazer registro acadêmico pela internet até dia 21 de maio

Etecs (SP) liberam resultado dos pedidos de redução do Vestibulinho 2021/2
Prazo de inscrições para seleção das Escolas de Tecnologia do Estado de São Paulo segue até 2 de junho

PUC Goiás está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2
Universidade oferece 3.464 vagas em cursos de graduação das áreas de exatas, humanas e biológicas

Inscrições do Vestibular de Inverno 2021 da UCS (RS) são recebidas
No total, somando todas as formas de ingresso, a oferta de vagas da UCS é de mais de 5,7 mil vagas.

FGV encerra inscrições para Vestibular 2021/2 de Administração
Processo seletivo terá duas etapas. Provas serão aplicadas pela internet, por meio de plataforma específica.

PUCPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2021
As taxas de inscrição possuem valores diferentes conforme a modalidade de ingresso, sendo que para aqueles que escolherem o desempenho do Enem, são gratuitas.

Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2
Estão sendo ofertadas mais de 2,3 mil vagas no Vestibular 2021/2. As oportunidades são para os campi Higienópolis e Alphaville. 

Pedidos de isenção de taxa da SASI 2020 da UFVJM são recebidos
Estão sendo oferecidas pela UFVJM  594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/2 de Medicina
Devido a pandemia de Covid-19, a USF não realizará provas. Os inscritos serão avaliados exclusivamente pelas notas do Enem. 

IFF publica 1ª reclassificação do Vestibular 2021/1
Convocados deverão se matricular na próxima quarta e quinta-feira, 12 e 13.

Reitora da UFRJ afirma que universidade pode fechar em julho
Instituição federal fluminense sofreu cortes sucessivos do Governo Federal

Pré-vestibular social do Cederj inscreve para mais de 6 mil vagas gratuitas
Aulas são voltadas ao Enem 2021 e vestibulares do estado do Rio de Janeiro, como o da UERJ e Cederj