Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Qual a minha área?

Qual a minha área?

Saber se gosta mais de Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas ajudará o estudante a definir a escolha do seu curso.

Publicado por Érica Caetano
Saber qual das três ciências o estudante gosta mais o ajudará na definição do curso para prestar vestibular
Saber qual das três ciências o estudante gosta mais o ajudará na definição do curso para prestar vestibular

No ano de preparação para o vestibular, muitos estudantes ficam confusos quanto à escolha do curso em que desejam ingressar. A dúvida cresce ainda mais quando os processos seletivos se aproximam. Esse tipo de reação é mais do que natural, afinal de contas, esta é uma escolha muito importante a ser tomada, já que o que está em jogo é a escolha da carreira profissional.

Na maioria das vezes, precisamos tomar essa decisão prematuramente, quando ainda estamos muito novos e milhares de dúvidas permeiam nossas cabeças. Para facilitar essa escolha e clarear parte dessas inseguranças, uma boa forma de começar é observando quais são as disciplinas que mais te chamam a atenção no decorrer das aulas; quais são aquelas matérias em que mais gosta das aulas e dos conteúdos; quais exercícios você considera mais prazerosos de serem feitos. Comece a fazer essas perguntas. A partir das respostas será possível identificar qual área você possui maior aptidão, se é de ciências exatas, humanas ou biológicas.

Aqueles estudantes que têm interesse pelas disciplinas de matemática, física ou química possuem claramente maior habilidade com a área de exatas. Portanto, recomenda-se que escolham profissões ligadas a esta área, como o curso de Engenharia. Já para aqueles que preferem as matérias de história, literatura, geografia e português é indicado que escolham cursos da área de humanas. Comunicação Social, Psicologia e Direito são algumas das opções. Os estudantes que se identificam com questões de biologia e fisiologia, além de fenômenos da natureza devem optar pela área de biológicas, como os cursos de Enfermagem e Medicina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tomando essas medidas, as escolhas podem se tornar mais claras e menos complicadas, já que algumas preferências foram sinalizadas. Vale lembrar que cada pessoa tem uma personalidade diferente da outra e que as preferências nas áreas também diferem muito. Uma escolha mal pensada pode acarretar em grandes frustrações.

O aluno terá muito mais prazer em estudar e, consequentemente, dedicar-se se realmente escolher a área que mais condiz com o seu perfil. Como citado anteriormente, procure perceber durante as aulas quais são as matérias que mais lhe interessam. Essas observações podem ser o primeiro passo para a escolha da profissão certa.

 

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho